por Claudia Laguna

Evento é uma realização de diversas entidades, dentre elas a FURG-SAP

Começa hoje, 16, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, a 3ª Semana da Alimentação Saudável. O evento é uma realização da FURG-SAP, Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol-FURG), Associação de Promoção do Desenvolvimento Sustentável e do Intercâmbio Solidário (Aprodesi-Sol), Soleil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha e vai até o dia 20 de outubro, sexta-feira.

O objetivo do evento é dialogar sobre agricultura, agroecologia, pecuária e todo o mote que envolve o trabalho rural, introduzindo estes temas no contexto da alimentação saudável para o desenvolvimento do bem estar físico e mental dos trabalhadores do campo.

Na segunda-feira, após a abertura oficial, às 13h30min, ocorreu a primeira atividade do dia, com o debate sobre agricultura familiar e a segurança alimentar no mundo com Bruno Engel Justin, coordenador da RedeCoop, e Didier Boursier, dirigente da Soleil, seguido da participação da professora Liandra Caldasso, do curso de Tecnologia em Gestão De Cooperativas FURG - Campus São Lourenço do Sul, numa conversa sobre Associativismo e Cooperativismo para a agricultura familiar.

No dia 17, terça-feira, as atividades começam pela manhã com um diálogo sobre envelhecer com saúde física e psicológica, com as convidadas Cássia Cristina Salmoria, nutricionista, e Kelin Ribeiro, terapeuta integrativa complementar. Durante a tarde, os presentes terão a animação da atração Nilmar Show.

Quarta-feira, 18, é dia de debater sobre pecuária familiar e compras públicas no litoral norte gaúcho, com Rodrigo Dapper e Fabiane Moller Borges, nutricionistas especialistas em alimentação escolar do Município de Dois Irmãos, e Marcos Flávio Silva Borba, pesquisador Embrapa pecuária sul. A conversa inicia às 9h e terá a participação do representante municipal de Craon – França, Joél Laloué, bem como do diretor do matadouro municipal de Craon – França, Anthony Deshales.

Na manhã da quinta-feira, 19, ocorre o seminário sobre as cadernetas agroecológicas e diálogo com as trabalhadoras rurais, a partir das 9h, seguido de atividades práticas com a comissão de mulheres de Santo Antônio da Patrulha.

Também na quinta, das 9h às 16h, será o dia do Encontro Regional da Juventude Rural, com oficinas e jogos rurais, com a participação de Karine Shardosim (Sucessão Rural), Joaquim Martins (Agroecologia), João Meregalli (Apicultura) e Daniela Flores (Cooperativismo). Já à noite, será oferecido um jantar especial com uma exposição Brasil/França, às 19h.

O encerramento do evento, no dia 20, sexta-feira, se dará com a AGRISAP, tradicional Feira dos Agricultores e Agricultoras de Santo Antônio da Patrulha com atividades culturais, aberta a comunidade, à partir das 7h.

Notícias do Campus