ATENÇÃO: Devido à pandemia de Coronavírus (SARS-COV2), o Plano de Contingência do Campus determinou a suspensão do atendimento presencial na Secretaria do Campus. Para saber como estão sendo feitos todos os procedimentos abaixo, enviem e-mail à Secretaria do Campus (campus.sap@furg.br).

 

 

 

* Auxílios (moradia, transporte, alimentação); Casa do Estudante; Assistência Pedagógica e Psicossocial - Vide o SITE DA PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) - clica aqui (link externo)

 

 

AVA - CONHEÇA O AVA-FURG

O AVA FURG é a plataforma online de cursos e disciplinas que a FURG adota para atividades letivas não-presenciais a partir da pandemia de COVID-19. O Ambiente disponibiliza diversas atividades, recursos e arquivos digitais. AQUI podes acessar (com login e senha do sistema) o tópico Conheça o AVA-FURG, que tem informações iniciais sobre como utilizar a plataforma. Não é necessária chave de inscrição. 

Vídeo tutorial sobre o Sistema Acadêmico e o AVA FURG no YouTube


 

Acerto de Matrículas (VETERANOS)

Rapidinho: Durante o período de acerto (vide CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO), acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Acerto de Matrícula, e clica no botão "Nova Solicitação".

 

Afastamento de Estudantes

Deliberação 009/1985 do COEPE – Dispõe  sobre o afastamento de discentes na FURG

Rapidinho: Tens direito a te afastares do Curso por motivo de saúde, mudança de domicílio ou serviço militar. Basta abrir processo junto à Secretaria do Campus, preenchendo o requerimento que está na Deliberação e juntar os documentos pedidos.

 

Aproveitamento de Estudos

Deliberação 53/1999 do COEPE – Dispõe sobre o aproveitamento.

Rapidinho: Durante o período de solicitações (vide CALENDÁRIO UNIVERSITÁRIO), acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Aproveitamento de Estudos e depois clica no botão "Nova Solicitação". 

 

 

Atestado / Comprovante de Matrícula

Teu Comprovante de Matrícula pode ser retirado acessando o sistemas.furg; dentro do menu Acadêmico > Aluno  - Informações Acadêmicas, clicando no botão ATESTADO DE MATRÍCULA ou COMPROVANTE DE MATRÍCULA. 

Importante: O documento já sai com uma Chave de Autenticidade que pode ser conferida no site da FURG, dispensando carimbo e assinatura

 

Atividades Complementares

Atenção: consulta as normas do teu Curso para detalhes. 

Rapidinho: Acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Atividades Complementares  e clica no botão Nova Solicitação.

 

 

Avaliação nas Disciplinas

Deliberação 38/1990 do COEPE – Dispõe sobre as avaliações e progressão no Curso.

Rapidinho: A Deliberação 38/90 estabelece quais disciplinas necessitam de exame e o valor da nota (Média) para aprovação. Consulta junto o sistema da disciplina (I ou II), que consta nas Informações Acadêmicas que tu acessas pelo sistemas.furg.
Vê também: Segunda Chamada de Provas e Avaliações.

 

Histórico

Rapidinho: Teu Histórico do Curso (mesmo que ainda em andamento) pode ser retirado acessando o sistemas.furg; dentro do menu Acadêmico > Aluno  - Informações Acadêmicas, clicando no botão HISTÓRICO. 

Importante: O documento já sai com uma Chave de Autenticidade que pode ser conferida no site da FURG, dispensando carimbo e assinatura

 

Matrículas

Vide CURSOS – Como ingressar

Rapidinho: A primeira matrícula varia de acordo com o modo de ingresso na Universidade (ENEM/SISU, Vagas Ociosas, Transferência). Cada rematrícula semestral ou anual depende do Calendário Acadêmico.

Presta atenção: cada modo de ingresso tem calendário e datas diferentes, além de documentação exigida. E presta atenção às normas pra cada ingresso, como documentação exigida, impossibilidade de acumular matrículas, cotas e outras.

 

Pra pedir o CANCELAMENTO DA MATRÍCULA: acessa o sistemas.furg.br e clica na aba SOLICITAÇÕES. Em seguida, seleciona como Unidade a PROGRAD/DIGEA/CRA - Coordenação de Registro Acadêmico e como Tipo de Solicitação a Solicitação de Cancelamento de Matrícula (vide abaixo). Clica em Continuar e anexa a cópia digitalizada da tua Carteira de Identidade.

 

 


 

Mobilidade Acadêmica

Deliberação 64/2013 do COEPEA – Dispõe sobre a Mobilidade Acadêmica na FURG Instrução Normativa 02/2014 – Procedimentos para a Mobilidade Acadêmica, com os Formulários dos Anexos 1, 2 e 3.

Rapidinho: Pra solicitar mobilidade, além de atender o que cada Edital estipula, o discente tem de estar matriculado e ter cumprido 10% dos créditos ou 50% da carga do 1º ano, e apresentar PLANO DE ATIVIDADES da mobilidade. Então, é só preencher os Anexos, juntar a documentação de cada Edital e abrir processo na Secretaria do Campus.

 

Moodle 

Tutorial Moodle - como cadastrar-se na plataforma Moodle com e-mail da FURG e obter acesso à plataforma.

 

Nome Social

Instrução Normativa 04/2013 – Dispõe sobre Nome Social na FURG.

Rapidinho: é só abrir processo na Secretaria do Campus, dirigido à PROGRAD, requerendo o uso do prenome pelo qual és reconhecida/o e juntando cópia da identidade.

 

PROCURAÇÃO MODELO FURG

 

Quebra de Pré-Requisito de Disciplina

Rapidinho: Preenche este requerimento e envia por e-mail à Secretaria, pedindo abertura do processo (durante o período emergencial).  A justificativa para o pedido é obrigatória! O pedido será analisado pela Coordenação do Curso e, caso concedida a quebra, deverá haver o acerto de matrícula no período dado pelo Calendário Acadêmico (ou Calendário Emergencial).  

 

RED - Regime de Exercícios Domiciliares

Resolução 12/1982 - COEPE - Dispõe sobre  o RED na FURG.

Rapidinho: O RED pode ser solicitado por discentes que estejam no 8º mês de gestação, ou que estejam impossibilitados por motivo de saúde ao comparecimento.Basta abrir processo na Secretaria do Campus, com a documentação (atestados).

Presta atenção: O RED não se aplica a disciplinas ou atividades práticas, nem a estágios.

Rematrículas

Deliberação 57/1997 – Dispõe sobre a Matrícula

Rapidinho: a rematrícula é feita pelo www.sistemas.furg.br, dentro dos prazos de solicitação do Calendário Acadêmico (ou, no caso, do Calendário EMERGENCIAL 2020).

Presta atenção: Caso algo dê errado, a primeira semana de aulas é o período de acerto de matrícula, onde deves procurar a Secretaria do Campus pra corrigir os problemas – sempre mediante aval da Coordenação do teu Curso!

 

Revisão de Notas / Recurso de Avaliações

Deliberação 66/1996 – Dispõe sobre a revisão de notas de avaliações na FURG.

Rapidinho: Em até CINCO dias após a publicação das notas, podes entrar com o pedido de revisão da nota. É só protocolar processo na Secretaria do Campus, mediante  requerimento e com a fundamentação técnica dessa revisão. Referência bibliográfica é sempre recomendável.

 

Segunda Chamada de Provas e Avaliações

Deliberação 96/2014 do COEPEA - Institui a Segunda Chamada na FURG e diz em que casos é possível.

Instrução Normativa 01/2014 PROGRAD - Define o procedimento para pedir Segunda Chamada (passo-a-passo)

Rapidinho: Em até 3 (TRÊS) dias após a prova ou entrega de trabalho, acessa no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Segunda Chamada, e clica no botão "Nova Solicitação".

 

Trancamento (de disciplinas ou total) 

Normas: Deliberação 058/1997 do COEPEA – Dispõe sobre o trancamento na FURG.

Rapidinho: Podes trancar alguma disciplina ou todas. Basta acessar no Sistemas.furg.br o menu Acadêmico > Solicitações dos Alunos > Trancamento de Matrículas, e clicar no botão "Nova Solicitação".

 Presta atenção: Antes de abrir o processo de trancamento total, passa na Biblioteca e confere tua situação!  Os prazos para pedir trancamento estão todos no Calendário Acadêmico. O trancamento tem validade semestral, portanto é sempre necessário refazer a rematrícula a cada semestre. Calouros (ingressantes) não podem pedir trancamento total!