por Fernando Halal

Acompanhado de comitiva, reitor Danilo Giroldo conferiu de perto as instalações

Em mais uma edição do projeto Reitoria Itinerante, uma comitiva deixou o campus Carreiros no início da manhã de segunda-feira, 11, em direção ao campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), na Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo principal foi a inauguração do novo prédio da Casa do Estudante Universitário (CEU), localizado na Unidade Bom Princípio, onde já residem 30 acadêmicos da universidade. 

A delegação contou com integrantes do Gabinete da Reitoria, pró-reitores e representantes da Secretaria de Comunicação (Secom) e outros setores. O grupo foi recebido com um almoço no Ponto de Convívio onde foi servido o entrevero no pão; o recheio foi preparado em um disco de arado, na tradição da culinária campeira.

No início da tarde, pró-reitores e representantes da Extensão Universitária e da Secom reuniram-se com professores e ténicos-administrativos em educação do campus. O objetivo da gestão da universidade foi conhecer algumas das principais demandas locais, para buscar os devidos encaminhamentos.

Em seguida, a comitiva foi conhecer as instalações do prédio local da CEU, que começou a ser ocupado pouco após o período da pandemia do coronavírus.

O reitor Danilo Giroldo destacou que a inauguração integra a programação dos 54 anos da FURG. "É muito importante que se faça esse tipo de celebração, pois estamos começando a superar um momento de extrema dificuldade e quem mais sente são vocês, estudantes. No ano passado, basicamente lutávamos para sobreviver e manter a universidade funcionando", ressaltou. "Ainda estamos longe de resolver todos os problemas, mas estamos enfrentando essas dificuldades com esperança, com diálogo e o surgimento de novos programas. Por isso, nada melhor para mostrar a nossa resiliência enquanto instituição federal de ensino superior do que fazer inaugurações de novos espaços; nada mais simboliza o quanto resistimos", falou o reitor.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério, "sem estudante não há universidade - e as demandas da assistência estudantil são prioridade desta gestão e da anterior, das quais fiz parte. É preciso reforçar a importância desse setor dentro das universidades. Que possamos, em pouco tempo, inaugurar um Restaurante Universitário, um ginásio poliesportivo e outros espaços que vão fazer com que vocês permaneçam aqui, sendo qualificados, e que possam concluir seus cursos".

Antigo morador da CEU de Mostardeiros, o presidente da CEU-SAP, Lucas Moreira, se disse emocionado com a realidade da nova morada. "Poder presenciar a inauguração deste prédio é muito emocionante, e uma vitória para todos que praticam a universidade pública. Eu vim do interior de São Paulo e, quando cheguei, não tinha lugar para morar. Acabei sendo tão bem acolhido pela Casa do Estudante, que permaneço até hoje", comentou o aluno.

"Esperamos que este espaço se constitua, cada vez mais, em um ambiente de confraternização, amizade e de socialização dos nossos estudantes", disse o diretor do campus, Antônio Valente. "Apesar de algumas dificuldades que são inerentes a obras novas, esta é uma missão que vamos resolvendo aos poucos, com o apoio da administração superior da FURG", completou.

Vivência além da sala de aula
A maioria do grupo de estudantes mora no prédio desde que ele foi colocado à disposição, em abril de 2022. A CEU-SAP foi construída com capacidade para abrigar 60 pessoas, e pelo menos metade das vagas estão atualmente ocupadas. Com 30 quartos e seis banheiros distribuídos em três andares, o projeto foi realizado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

Parte do grupo de jovens moradores apresentou ao reitor Danilo Giroldo, ao vice Renato Duro Dias e aos pró-reitores Daiane Gautério e Rafael Gonzales (Infraestrutura) alguns dos problemas que a edificação passou a enfrentar especialmente após os recentes episódios de vendavais e chuva forte. Entre as avarias registradas, estão infiltrações, rachaduras e goteiras.

"Um campus só se consolida com uma Casa do Estudante, e não é fácil gerenciar um espaço dessa natureza. Vocês vivenciam isso mais do que qualquer outra pessoa que trabalha ou passa pela universidade, porque vocês moram aqui. Não está tudo perfeito e é preciso fazer ajustes, mas esta conquista deve ser celebrada. É o compromisso de continuar aprimorando os espaços da FURG. Que vocês tenham muitas vivências para além da sala de aula aqui neste espaço", afirmou o reitor da FURG.

Trilha Multicultural
Ainda na segunda-feira, ocorreu no saguão do prédio de salas de aula a 8ª Trilha Multicultural. O evento promoveu o encontro por meio de um dia de convivência, onde se compartilhou presenças, conversas, ações, sonhos e lembranças sobre a instituição.

Visitas adiadas
Com o mau tempo voltando a atingir boa parte do Estado ao final daquele dia, a programação da Reitoria Itinerante prevista para os dias seguintes - duas visitas aos campi São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar - teve de ser adiada. As novas datas serão anunciadas em breve.

 

Notícias do Campus