A partir de janeiro do corrente ano, Santo Antônio da Patrulha passou a contar com o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI, conforme a lei no. 8.651, de 29 de janeiro de 20211, constituído por 10 membros representando poder público, a universidade, a iniciativa privada e a sociedade civil. O Conselho tem por finalidade promover a discussão, a proposição, a deliberação e o acompanhamento das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, de interesse do Município.
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participa com duas vagas no CMCTI com representação de docentes do Campus FURG-SAP.
A primeira reunião on line ocorreu no dia 9/3 quando foram definidos o presidente, Kassiano Ramos de Fraga, representante da Secretaria Geral de Governo, Planejamento e Gestão; vice-presidente, Jorge Estuardo Gamarra, representante da FURG; primeira secretária, Sandreli Bandeira, representante da Câmara de Vereadores, e segundo secretário, Jordano Flor da Costa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISAP). Na mesma oportunidade ocorreu a aprovação do regimento interno do Conselho.
O evento contou também com a participação do diretor do Campus FURG-SAP, Antônio Valente e do professor Artur Gibon, representando o Parque Tecnológico/OCEANTEC da FURG