Iniciou, nesta segunda-feira (9/9), o projeto piloto do Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em duas escolas da rede municipal. O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através do Campus FURG-SAP e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Conforme a secretária da Educação do Município, professora Dalva Maria Provenzi de Carli, inicialmente, o curso será desenvolvido nas escolas Madre Teresa e Santa Inês para alunos do 5º e 6º ano. “Nosso objetivo para 2020 é ampliar essas turmas, contemplando outras escolas. Apesar de não haver alunos surdos matriculados atualmente na rede municipal, o tema é de extrema importância para a vida dos estudantes, dentro e fora da sala de aula”, esclarece a professora. O Projeto “Libras na Escola”, segundo a secretária, vem fortalecer a política pública de inclusão na rede municipal, evidenciando a necessidade do desenvolvimento de novas ações e projetos, acrescenta.

Conforme a técnica em educação da FURG/Campus FURG-SAP, Alini Mariot, os estudantes inscreveram-se no projeto por livre escolha e tem demonstrado grande entusiasmo e muito interesse em aprender a nova língua.

Notícias do Campus