A Acolhida Cidadã 2017 no Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha acontecerá no período de 10 a 13 de abril, conforme a programação final divulgada nesta terça-feira (28/03) pela direção do referido Campus.
A Acolhida Cidadã conforme deliberação n. 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração/FURG tem a finalidade de recepcionar e integrar os novos estudantes (calouros) à vida universitária, bem como a facilitar do processo de entrosamento desses estudantes no meio acadêmico e na comunidade local, evitando, sobretudo os tradicionais trotes universitários.
Segundo Antonio Valente, diretor do Campus FURG-SAP, a edição 2017 no Campus FURG-SAP apresenta mais uma vez inovações. Este ano, o evento, coordenado localmente pela direção do Campus e institucionalmente pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/FURG), conta com a participação de vários atores do meio acadêmico como coordenadores de cursos, PRAE-FURG-SAP, PET-FURG-SAP, Associação Atlética FURG-SAP, Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais, Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Exatas e Coletivo Diversação, que participaram da elaboração da programação final a ser realizada no início do período letivo de 2017, que acontecerá em 10 de abril.
Entre as novidades da programação, destacam-se o Festival de Talentos, o Campeonato Esportivo da Associação Atlética FURG-SAP, ambos envolvendo estudantes calouros, veteranos e servidores da FURG em Santo Antônio da Patrulha, Atividade de Integração dos estudantes da Casa Universitária e Oficina de Diversidade.
Na programação constam também atividades como aulas inaugurais e palestras técnicas para os cursos de Engenharia Agroindustrial e Licenciatura em Ciências Exatas, encontro com coordenadores de cursos, visita guiada dos novos estudantes aos laboratórios FURG-SAP, Dinâmica de Grupo da Acolhida com a PRAE, Momento Atlética FURG-SAP, Treinamento do sistema de biblioteca da FURG, apadrinhamento acadêmico e a já tradicional cápsula do tempo.