por Claudia Laguna

Serão apresentados 57 trabalhos desenvolvidos por estudantes patrulhenses

Desde março deste ano, a Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (MCCSAP), que é um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo inúmeras atividades de incentivo à cultura científica, tais como: palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas para professores, gestores e estudantes da Educação Básica. Agora, chegou a hora da etapa municipal da Mostra, onde serão apresentados ao grande público 57 projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas patrulhenses.

A exposição dos trabalhos está organizada em duas fases. A primeira é a exposição virtual dos trabalhos que acontece entre os dias 17 e 24 de outubro na página do projeto e no YouTube. Neste primeiro momento, haverá a escolha de um trabalho destaque geral pelo público externo, a partir da contagem do número de curtidas do vídeo no canal do YouTube.

A segunda fase é a exposição presencial dos trabalhos no Salão Paroquial Santo Antônio, ao lado da Igreja Matriz, nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 9h. No primeiro dia serão apresentados os projetos da Educação infantil e do ciclo da alfabetização dos anos iniciais, e no segundo dia, trabalhos dos anos iniciais ciclo pós-alfabetização, anos finais, Ensino Médio e EJA. Além disso, nos dois dias de exposição a Mostra  estará recebendo o Observatório Educativo Itinerante da Ufrgs.

Na oportunidade a comissão avaliadora da Mostra estará distribuindo seis bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para alunos e duas bolsas tipo Apoio Técnico em Extensão (ATP) para professores.

O projeto tem a coordenação do professor da FURG, Charles Guidotti. Segundo ele, “a Mostra incentiva o desenvolvimento de projetos científicos, culturais e tecnológicos desde os primeiros anos escolares, através da criação de espaços e tempos de interação entre universidade e escola, estimulando o interesse dos estudantes e professores pela pesquisa e estudos das Ciências de forma criativa, crítica e inovadora”.

Sobre a Mostra

A proposta inicial do projeto foi elaborada e executada pelos professores da FURG Fernando Kokubun (coordenador do projeto até o ano de 2018) e Antônio Luis Schifino Valente em parceria com as professoras do município de SAP Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e Dalva Maria Provenzi de Carli. Com isso, desde 2009 escolas públicas de Santo Antônio da Patrulha envolvem-se com a Mostra de Ciências e do Conhecimento, em um movimento que abrange estudantes, professores e gestores da Educação Infantil ao Ensino Médio. O projeto de extensão que envolve mais de 50 escolas públicas da cidade de Santo Antônio da Patrulha busca incentivar o desenvolvimento de projetos investigativos, estimulando o interesse de estudantes e professores, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, pela ciência de forma criativa, colaborativa, crítica e inovadora. Os proponentes do projeto incentivam as escolas a realizarem as suas próprias mostras do conhecimento, seguindo o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Principais atividades desenvolvidas

Evento de lançamento: Tradicionalmente a MCCSAP segue o tema pré-determinado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  No referido evento, que marca o início das atividades da MCCSAP no ano, busca apresentar aos professores da Educação Básica as potencialidades e as limitações do tema proposto para o desenvolvimento dos projetos de investigação a serem conduzidos pelos estudantes da Educação Básica.  

Circuito de Oficinas para professores: O circuito objetiva promover um espaço-tempo de formação continuada para professores da Educação Básica. Aqui, busca-se proporcionar aos professores momentos de diálogo, indagação, teorização e de registro de experiências vividas por eles no desenvolver de projetos de investigação desde a sala de aula, em preparação à Mostra de Ciências e do Conhecimento. A contar do ano de 2020, as formações passaram a ser online, através do Curso de Formação de Professores para Feiras e Mostras Científicas.

Circuito de Oficinas para estudantes da Educação Básica: O referido circuito objetiva apresentar os saberes científicos aos estudantes de forma experimental. As atividades são realizadas no ambiente da escola e na estrutura física da Universidade Federal do Rio Grande, em Santo Antônio da Patrulha.

Mostra de Ciências e do Conhecimento na escola:  As escolas de Educação Básica de Santo Antônio da Patrulha são incentivadas e orientadas pela comissão organizadora da MCCSAP a realizarem as suas próprias feiras de Ciências e do conhecimento, seguindo o tema da SNCT, visando à escolha de um representante por nível de ensino para participar da feira municipal. Cada escola tem autonomia para definir os critérios de escolha dos grupos representantes, respeitando assim as especificidades das diferentes localidades onde se encontram inseridas.

Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha - Etapa Municipal: Os projetos selecionados pelas escolas participantes são apresentados em dois dias em evento organizado pela comissão organizadora da MCCSAP. No primeiro dia, são apresentados projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil. No dia seguinte, são apresentados projetos investigativos desenvolvidos por estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, por estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

Seleção de estudantes de Iniciação Científica Junior (ICJ) - Através de uma comissão avaliadora, composta por professores das escolas participantes da etapa municipal, professores e estudantes da FURG-SAP, busca-se um feedback a todos os trabalhos apresentados na etapa municipal. Além disso, os avaliadores selecionam estudantes, para serem inseridos em grupos de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, pelos próximos 12 meses.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus