por Claudia Laguna

Estande da universidade também tem demonstração do sistema de monitoramento e alerta de eventos severos

Agosto é um mês de festa não só para a FURG, mas também para Santo Antônio da Patrulha que, além de comemorar 262 anos no dia 31 deste mês, também volta a realizar a tradicional Festa Nacional da Cachaça, Sonho, Rapadura e Arroz da cidade. E a Universidade Federal do Rio Grande, através do campus SAP, está presente na Fenacan 2022, o evento que coloca em destaque os produtos típicos da cidade e que traz turistas de toda a região. Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, com quem está desenvolvendo em conjunto o Plano Turístico do município num convênio estabelecido com Prefeitura Municipal, a instituição dispõe de um estande na entrada da feira, que ocorre de 10 a 21 de agosto, no Parque do Ginásio Caetano Tedesco.

O espaço da FURG conta com um cenário executado pela equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), conforme projeto desenvolvido pela direção do campus. Lá os visitantes podem conhecer um pouco da instituição bem como os cursos de graduação presenciais oferecidos em Santo Antônio da Patrulha.

Além disso, o público da Fenacan também poderá conhecer o Sistema de Monitoramento e Alerta para Eventos Severos para Cidades Turísticas do Litoral Gaúcho (Smac), que está sendo transmitido em tempo real no estande da universidade. Trata-se de um projeto inédito no Brasil por meio da iniciativa da Climatempo (StormGeo Company) e da FURG – Campus de Santo Antônio da Patrulha, tendo o apoio da IGR – Associação do Turismo do Litoral Norte RS.

Por meio da implantação desse sistema, os prefeitos dos municípios que participam do projeto nessa fase de elaboração, durante o período de um ano, sem quaisquer contrapartidas financeiras, terão à sua disposição dados como monitoramento de tempestades, raios em tempo real, chuvas, ressacas, ventos e queimadas e, ao receberem os alertas por voz, e-mail ou push, as administrações municipais juntamente com a Defesa Civil, poderão agilizar a tomada de decisão para a segurança da população e visitantes.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

Notícias do Campus