Ontem, 23/9, durante encontro on line promovido pela direção do Campus FURG-SAP e direção do Parque Tecnológico da FURG (OCEANTEC), servidores do Campus e integrantes da empresa júnior EngerSolution foram discutidas e avaliadas várias iniciativas em desenvolvimento na região.

Com a presença do diretor do OCEANTEC/FURG, prof. Artur Roberto de Oliveira Gibbon, do diretor e da vice-diretora do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente e professora Darlene Webler e de docentes e técnicos que integram a comissão local do Parque Tecnológico, foram relatadas e analisadas várias ações em andamento ou previstas para o Litoral Norte do Estado.

Entre os temas abordados, destacam-se as tratativas da direção do Campus com a Prefeitura Municipal que permitirá o uso de espaços físicos da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento, Gestão para a instalação da incubadora Innovatio do OCEANTEC/FURG, bem como da Empresa Júnior EngerSolution previsto para ocorrer a partir do mês de outubro.

Outro tema tratado envolveu a realização de evento sobre questões ambientais e investimentos no litoral norte com a participação do corpo técnico da FURG e presença de inúmeros municípios da região atendendo à vocação da Universidade para o ambiente costeiro.

Por outro lado, a proposta em elaboração, coordenada pela direção do campus com a finalidade de credenciar os laboratórios de Química do Parque Tecnológico do Campus FURG-SAP para a realização de ensaios técnicos foi outro tema debatido e elogiado pelo diretor do OCEANTEC/FURG, que considerou uma iniciativa da maior importância para o campus e atendimento das demandas regionais.

Por fim, foram apresentadas as propostas relacionadas à  Economia Solidária em planejamento pelo grupo local do OCEANTEC, um tema inédito no Parque Tecnológico da FURG, que está sendo desenvolvido em Santo Antônio da Patrulha devido ao grande número de agroindústrias familiares existentes, bem como as propostas em estudo para a inclusão dessas pequenas indústrias no desenvolvimento do turismo, especialmente na área rural.