Aconteceu no último dia 21 de maio, um encontro online entre a Pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti), Danúbia Espíndola, o diretor do Campus de Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), Antônio Valente, e a direção da Empresa Júnior EngerSolution, Matheus Dutra. Na oportunidade, os representantes debateram ações e projetos que podem ser implementados pelas empresas juniores junto ao Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) agora presente no município.

Sob definição, as empresas juniores são associações civis e sem fins lucrativos, cujo propósito é realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus membros, capacitando-os para o mercado de trabalho. Com a criação da Proiti, as empresas juniores (EJ) da FURG passam a estar oficialmente ligadas ao Oceantec. "Esta relação aproxima as empresas juniores das startups, da incubadora, dos centros de inovação, das ações do parque junto às empresas, comunidades e sociedade, permitindo, também, aproximar os estudantes das Unidades Acadêmicas destes ambientes de inovação”, esclareceu a pró-reitora.

Ainda segundo Danúbia, as EJs têm um papel importante na formação empreendedora dos estudantes e na interação do meio acadêmico com a sociedade. “Elas são, também, agentes de grande relevância na prospecção de projetos e parcerias com empresas”, completou a gestora.

Conforme adiantou o diretor do Campus FURG-SAP, Antônio Valente, durante o encontro, o município passa atualmente por um processo de grande incentivo à inovação, somando esforços da Prefeitura Municipal, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços e, também, da universidade. “A vinda do Oceantec” acelerou esse movimento” detalhou.

Segundo o professor, a EngerSolution tem desenvolvido atividades regulares e exitosas em várias cidades, inclusive fora do Rio Grande do Sul e, certamente com a aproximação junto ao parque, fortalecerá sua atuação nas demais regiões.

De acordo com o acadêmico Matheus Dutra, diretor presidente da Engersolution Consultoria Jr, desde 2017, a empresa júnior, vinculada ao Campus FURG-SAP, vem atuando em diversas vertentes vinculadas à qualidade e segurança dos alimentos, otimização de processos, boas práticas de fabricação, rotulagem nutricional, entre outros, e incentivando o empreendedorismo local e regional.