Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura no país por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas até 2024. No entanto, o Brasil forma apenas 46 mil profissionais com esse perfil a cada ano.

Pensando nisso, e buscando, sobretudo, atender a curto prazo a demanda já também existente em Santo Antônio da Patrulha pela DocService, a empresa, juntamente com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (CMCTI), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e  Parque Científico e Tecnológico (OCEANTEC/FURG), lançado no último dia 7 de abril no município, formaram uma importante parceria para capacitar profissionais para a chamada Nova Economia e contribuir para a transformação digital da sociedade. 

Dessa forma, por meio da DocService, surgiu o projeto “Novos Açores” que terá por finalidade promover de forma voluntária, através de cursos de capacitação e eventos a formação de futuros profissionais para a área de tecnologia. 

O primeiro evento será o “Curso de Desenvolvedor Web”, gratuito e na modalidade presencial, com 30 horas e que será ministrado nas instalações da Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP, na rua Francisco Borges de Lima, 3005. As aulas serão sempre aos sábados (manhã e tarde) no período de 19 de junho até 10 de julho, destinadas a estudantes e programadores iniciantes que desejem escrever os primeiros programas usando as linguagens HTML, CSS e PHP. 

Conforme esclarece, Marlon Santos da Veiga, diretor da DocService, a meta é transformar Santo Antônio da Patrulha e região em um polo de inovação e tecnologia, bem como tornar a cidade numa referência na qualificação e retenção de novos profissionais. 

O Prefeito de Santo Antônio, Rodrigo Massulo, comemora a parceria, ressaltando que ela representa o início de um novo momento para a cidade. “Queremos estar no mapa da inovação e da tecnologia no RS. Para isso, precisamos capacitar nossa população”, disse.  

Para Kassiano Fraga, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa soma-se a outras ações que estão sendo realizadas desde o início do ano, como o projeto “Terças de Inovação”, com o objetivo de colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do município, possibilitando a qualificação dos cidadãos para as novas demandas do século XXI, bem como a atração e desenvolvimento de novas empresas e fortalecimento das empresas locais através da tecnologia. 

Já, Antônio Valente, diretor do Campus FURG-SAP, ressalta que a vinda do OCEANTEC/FURG para o município irá agilizar muito novas parcerias com empresas de Santo Antônio, Litoral Norte, Região dos Vales e Metropolitana de Porto Alegre, contribuindo para esse novo momento que vive o município, onde a inovação é um dos grandes destaques. 

Finalmente, o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG, Artur Gibbon, ressalta a localização geográfica de Santo Antônio da Patrulha e a vocação da região para a indústria metal-mecânica, de alimentos, calçadista, entre outras, que poderão ser beneficiadas por meio de parcerias como, por exemplo, a proposta pela DocService.

Os interessados em participar do “Curso de Desenvolvedor Web” poderão já realizar suas inscrições pelo site https://novosaçores.com.br. Nessa primeira edição, devido à necessidade do atendimento aos protocolos da FURG frente à COVID-19, serão oferecidas apenas 15 vagas para garantir um distanciamento social entre os alunos. Mas, novas edições do curso serão oferecidas posteriormente no município.