Nos dias 06 e 08 de outubro, foram apresentados à comunidade universitária e externa, respectivamente, os projetos de ensino Curso online de Leitura em Língua Espanhola e Curso de Espanhol Básico Nível A, e o projeto de cultura Círculos de Leituras – Livros, vidas, histórias e memórias. A apresentação dessas ações de ensino e cultura foi através de lives em Socializando Ideias em Tempos de Pandemia – disponíveis nas páginas do GES-Grupo de Empreendedorismo Social e da FURG-SAP.

Os cursos de Espanhol ocorrerão entre outubro e dezembro de 2020, sendo de responsabilidade do CELE-Centro de Ensino em Línguas Estrangeiras do Instituto de Letras e Artes/ILA da FURG. Segundo o Prof. Dr Wellington Machado, coordenador do núcleo do Espanhol, “optamos pela oferta de língua estrangeira de forma online em todos os Campi e pretendemos que os mesmos tenham continuidade nos próximos anos”.

Para o Campus SAP, assim como ocorre semestralmente a aplicação de provas de Proficiência em Leitura de Línguas Estrangeiras (Inglês, espanhol, Francês e Português para estrangeiros), de responsabilidade do ILA/FURG, é fundamental que estudos em língua estrangeira sejam desenvolvidos com regularidade pelo CELE. Cabe destacar que, em função da grande demanda local e regional, alguns projetos de Espanhol já vêm sendo desenvolvidos na FURG-SAP, desde 2017, como fomento de extensão universitária, graças a parcerias com professores do GES-Grupo de Empreendedorismo Social, do Campus SAP e da comunidade.

Relativamente ao projeto de cultura Círculos de Leituras, esperado e preparado carinhosamente para o Campus SAP, nas palavras da Profª Darlene Webler, “trata-se de uma ação que tem como foco a promoção da leitura, o acesso ao livro e a valorização de diferentes formas de expressão cultural”. Este projeto é voltados para todos os que gostam de ler, contar, ouvir e/ou escrever histórias, poesias, crônicas,contos, charges e outras modalidades artístico-culturais – tanto para estudantes e servidores da FURG, quanto profissionais de outras instituições e comunidade em geral.

De acordo a acadêmica Sthefani Silva, a dinâmica será de encontros quinzenais, sem inscrição prévia, em ambiente virtual (Google Meet – link será divulgado em breve pelas redes sociais, em especial, nas páginas da FURG-SAP e do GES no Facebook. Todos estão convidados para o primeiro encontro online no dia 22/10/20, às 19h.