14/9/2020 - NOTA DA DIREÇÃO FURG-SAP

 

Prezados estudantes, servidores e terceirizados do Campus FURG-SAP,

Prezada comunidade patrulhense,

 

Vivemos um tempo sem igual!

Para enfrentá-lo e seguir em frente, a sociedade tem buscado promover transformações nos mais variados setores da atividade humana.

A FURG, desde março, mergulhou em um trabalho intenso e profícuo para viabilizar, de forma segura e sem prejuízo aos processos de ensino/aprendizagem e à participação dos estudantes, a continuidade das atividades acadêmicas, sobretudo, às aulas em forma remota durante o período denominado emergencial.

Nesses vários meses, reitoria, pró-reitorias, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de curso e direções de campi integraram diversas comissões, em que foram construídas e discutidas diretrizes e protocolos indispensáveis para o período que hoje (14/9) inicia.

Da mesma forma, professores refizeram seus planos de ensino e materiais de suas disciplinas, familiarizaram-se com processos para gravação e edição de vídeos, capacitaram-se para o emprego do novo ambiente virtual da FURG, o AVA-FURG, um grande avanço da instituição produzido a tantas mãos sob a coordenação da Secretaria de Educação à Distância (SEAD/FURG) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/FURG).

Com grande satisfação, assistimos aos nossos técnicos contribuírem com suas experiências inestimáveis para ajudar e viabilizar dinâmicas remotas de atendimento a diferentes demandas.

As representações estudantis apresentaram também suas significativas contribuições para qualificar as diretrizes amplamente divulgadas. E, nossos mais de 12.000 estudantes demonstraram memorável compreensão, superando as suas angústias diante de um futuro incerto e confiando plenamente na instituição.

É provável que nunca tenhamos presenciado uma integração tão intensa na nossa comunidade acadêmica em favor da construção de roteiros responsáveis, sólidos e cautelosos para enfrentar a terrível pandemia. Ainda que distantes pelo isolamento social, nunca estivemos tão próximos apoiando-nos uns dos outros, graças aos recursos tecnológicos disponíveis e capazes de permitir horas e horas de discussões, análises e preparação de documentos fundamentais para o início das atividades remotas – a retomada do semestre letivo.

É cedo para afirmarmos em que medida haverá legados positivos dessa época inimaginável. Mas, sem dúvidas, o espírito de união e de pertencimento da comunidade acadêmica à FURG superou as expectativas e, certamente, trará grandes benefícios no futuro.

Nosso Campus, por sua vez, marcou presença em muitas comissões na/da universidade colaborando de maneira efetiva e decisiva, o que nos deixa honrados e agradecidos aos nossos docentes, técnicos e estudantes.

Cabe destacar que, nesse ínterim, trabalhamos, de modo intenso e diário, junto com a administração e secretaria do campus, para melhorar a infraestrutura, sobretudo da Unidade Bom Princípio.

Também envidamos esforços permanentes para apoio e elaboração de projetos destinados à criação de novos cursos em Santo Antônio da Patrulha.

Então, hoje, 14 de setembro, primeiro dia do período emergencial, a direção do Campus FURG-SAP vem desejar aos nossos servidores, estudantes e terceirizados um bom recomeço de suas atividades, agora, remotas. Juntos e irmanados à administração superior da FURG, demais campi, unidades administrativas e acadêmicas, e sociedade patrulhense, enfrentaremos novos desafios ao percorrermos mais uma etapa desse caminho inédito.

Contamos com a solidariedade, fraternidade e compreensão de todos!

 

Antônio Valente e Darlene Webler

Direção Campus FURG-SAP

14/09/2020