No último dia 02 de setembro, foi realizada a Live Mesmo quando tudo pede calma, um diálogo com os psicólogos Gabriela Martins e Roberson Rosa sobre a importância da preparação e organização para os estudos online, com especial atenção aos desafios postos a estudantes e docentes frente a retomada do semestre letivo 2020/1 na FURG. Oportunidade esta em que os psicólogos convidados fizeram uma importante abordagem a respeito da temática, seguida de um pertinente bate-papo com a participação da comunidade universitária e comunidade em geral.

Desde a proposição do Projeto Socializando Ideias em Tempos de Pandemia - Diálogos em ambiente virtual, do GES-Grupo de Empreendedorismo Social da FURG-SAP, são realizadas duas ou três lives por mês, com convidados da FURG e de outras instituições, para exposições e debates sobre temáticas de interesse da comunidade universitária, profissionais de diferentes áreas e comunidade em geral.

Conforme a coordenadora do projeto, Profª Drª Darlene Webler, esta ação foi organizada para propor a viabilização de canais de discussões de entrecruzamento de temáticas sociais, de projetos de pesquisa e de extensão com temas específicos dos cursos de graduação. Nessa medida, dada a suspensão das aulas na universidade e nas escolas do RS, e a orientação de isolamento social por conta da pandemia, o GES deu início, em maio/2020, a encontros de diálogos em ambiente virtual, que tem atingido grande número de pessoas, que assistem e interagem nas discussões.

Entre as temáticas discutidas nas Lives do GES, destacam-se as seguintes: “Informações sobre a pandemia e sobre modelo matemático de previsão da disseminação”, com o Prof. Dr. Gustavo Platt e Prof. Dr. Fernando Kokubun, ambos da Furg-SAP, em 29/05; “Ser e agir em tempos de pandemia”, com os psicólogos Drª Karen Eidenweis e Dr. Roberson Rosa, em 06/06; “Ensino remoto na Educação Básica – área de Linguagens”, com os professores Franciele Krumenauer, Francielle Messaggi, Sabrina Fofonka e Izaias Rosa, em 11/06; “Ensino de Matemática de forma remota nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior”, com os professores Dr.Lucas Nunes Ogliari (FURG-SAP), da Profª Rosimere Dias e da Profª Caroline Krumenauer - ambas da Educação Básica, em 02/07; “Pesquisas sobre Produtos Naturais na FURG-Campus SAP”, com a Profª Drª Neusa de Moura e os doutorandos Sara Fraga e Matheus Souza, em 16/07. Estas Lives podem ser acessadas no Facebook, nas páginas do GES-Grupo de Empreendedorismo Social e da FURG SAP.

A próxima Live está prevista para o dia 14/09 sobre o tema Nosso Campus Universitário em Santo Antônio da Patrulha – as instalações e o reinício do semestre letivo no período emergencial.