A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, reunida na tarde de hoje (15/3), considerando o disposto na nota do dia 13/03, que possibilita a emissão de novas orientações a qualquer momento, avaliou o contexto a respeito do novo coronavírus.

Apesar de não haver casos confirmados em Rio Grande até o momento, conforme informações oficiais, a Reitoria decidiu adotar o princípio da precaução em respeito às recorrentes manifestações da comunidade universitária, inclusive de especialistas no tema.

Assim, comunica o que segue:

- Ficam suspensas as aulas nas próximas três semanas, a partir de 16/3.

- Mantêm-se as atividades administrativas e, a partir de segunda-feira, 16/3, será elaborado um Plano de Contingência pelas Unidades Acadêmicas, Pró-Reitorias, Órgãos Vinculados e os Campi fora da sede, de modo a preservar a saúde dos servidores e colaboradores, visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.

- As Unidades Acadêmicas, através de suas coordenações de curso, em conjunto com a Prograd, avaliarão durante o período de suspensão as possíveis formas de recomposição das atividades acadêmico-pedagógicas.

Mantêm-se as demais medidas de prevenção, expressas na nota divulgada no dia 13/3 e memorando circular 04/2020, e a avaliação constante pelo Comitê de Monitoramento instituído para acompanhar o quadro nacional e emitir orientações necessárias.

Orientamos aos estudantes, durante o período de suspensão das aulas, que mantenham-se informados e atentos às recomendações e medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Por fim, a Reitoria informa que estará em constante monitoramento e avaliação do contexto e a qualquer momento poderá editar novas orientações.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FURG (Versão 1.3 - 24/06)

PORTARIA Nº 0533/2020 - Dispõe sobre o funcionamento administrativo e acadêmico em todos os campi da FURG, em consequência das medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid - 19).

Boletins de: 13/mar   14/mar   17/mar    18/mar   19/mar    23/abr       07/mai     15/mai   25/jun   

 

25 de junho de 2020

Plano de Contingência da FURG é atualizado

As atividades presenciais na FURG continuam suspensas por mais 90 dias. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG, ocorrida na terça-feira, 23, que atualizou o Plano de Contingência da Universidade, disponível aqui. Além da decisão de suspensão das atividades presenciais até setembro, o Comitê também realizou a atualização da descrição dos grupos de risco.

Para o vice-reitor, Danilo Giroldo, presidente do Comitê, a realidade de Rio Grande e dos demais municípios onde a FURG tem campus, não possibilita a retomada das atividades acadêmicas, eventos e atividades extracurriculares presenciais pelos próximos meses, mesmo respeitando o distanciamento controlado. “Pela avaliação técnica do Comitê foi possível concluir que não é viável realizar atividades presenciais nos próximos meses. Essa percepção não era evidente um mês e meio atrás, mas hoje, com melhores evidências científicas disponíveis, temos a clareza de que essa retomada não é adequada”.

Outra atualização é sobre a descrição dos grupos de risco. Segundo Giroldo, as características de quais grupos têm maior probabilidade de desenvolver o quadro mais grave da doença foi revisto e esse ponto também foi considerado pelo Plano de Contingência da FURG. “O trabalho do Comitê é detalhado e bastante responsável, porém as certezas são provisórias, e por isso a importância dessas atualizações conforme vamos percebendo com mais clareza a evolução da Covid-19 no município de Rio Grande e também nas demais cidades onde a FURG está presente”.

 

.

 

 

 


 

 

 

15 de maio de 2020

Nota 

Conforme a versão 1.2 do Plano de Contingência da Universidade Federal do Rio Grande - FURG para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), publicado no último dia 22 de abril, a suspensão das aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada em 16/03/2020 foi prorrogada por tempo indeterminado.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG realiza reavaliações quinzenais. A retomada das atividades correrá com prévio planejamento, mediante a permanente reavaliação do contexto da Covid-19 no município, estado e país.

Até a presente data, ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais. Aguardamos, portanto, orientações institucionais.

Direção Campus FURG-SAP

15/05/2020

   Voltar ao topo

 

 

 

07 de maio de 2020

 

Reitoria da FURG publica nova portaria sobre suspensão das atividades administrativas e acadêmicas

Na tarde desta quinta-feira, 07 de maio, a Reitora da FURG publicou nova portaria (0723/2020), mantendo a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas em todos os Campi da FURG. Acessa aqui a Portaria 723/2020.

   Voltar ao topo

 

 

 

23 de abril de 2020

 

Comitê de Monitoramento do Coronavírus da FURG indica a manutenção da suspensão das atividades presenciais

No dia 22 de abril, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Portaria 0497/2020 do Gabinete da Reitora), reavaliou as medidas já propostas e indicou que as atividades presenciais da universidade permaneçam suspensas. O Comitê optou por manter a suspensão por prazo indeterminado, com reavaliações quinzenais, considerando o estágio da pandemia no Brasil, bem como a necessidade de estabelecer critérios e medidas de proteção para preservar a saúde da comunidade universitária.

Estas definições constam na atualização do Plano de Contingência (versão 1.2 – clica AQUI).

As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais, e o Comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela Reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. É preciso um grande esforço e planejamento de toda a universidade, com medidas de proteção, para preparar o retorno seguro às atividades presenciais que vão desde a ampliação dos serviços de higienização e limpeza dos espaços, a elaboração de medidas de distanciamento, o acompanhamento e testagem de estudantes e servidores, entre outras ações que garantam maior segurança a toda a comunidade universitária. (veja a íntegra da notícia AQUI)

  Voltar ao topo

 

 

 

19 de março de 2020 (20:15h)

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FURG (clica AQUI para acessar o documento integral)


Orientações para comunidade acadêmica

O plano prevê a manutenção da suspensão de aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada na última segunda-feira, 16, por um período mínimo de 60 dias, ou até que se restaure a normalidade. Setores como laboratórios com pesquisas que demandam monitoramento foram definidos como essenciais, assim como os serviços de atendimento à comunidade, infraestrutura e suporte administrativo e ainda de comunicação.

Como medidas coletivas de prevenção, o plano prevê:

- a prioridade no uso de ferramentas digitais para reuniões e eventos a distância;
- nos casos em que for necessário realizar reuniões presenciais, que sejam conduzidas em ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
- evitar usar elevadores e ambientes sem ventilação de ar.

Os servidores, colaboradores e estudantes que regressarem de locais com casos confirmados da Covid-19 devem adotar o isolamento de sete dias, mesmo sem sintomas, e comunicar os setores responsáveis (Progep ou Prae).

 

Manejo dos casos suspeitos e confirmados

Servidores ou colaboradores que apresentarem sintomas devem avisar imediatamente a Unidade de Saúde da Progep ou a chefia imediata. Moradores da Casa do Estudante Universitário com sintomas devem comunicar a Prae. A orientação, nestes casos, será feita pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) com encaminhamento, quando houver confirmação conforme referência da Secretaria de Município da Saúde.

 

 

ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS: (19/3 às 20:15)

Atualização do Plano de Contingência do Campus FURG-SAP em 19/03/2020

Prezados estudantes, terceirizados, servidores do Campus FURG-SAP e comunidade patrulhense

A direção do Campus FURG-SAP comunica que, devido à evolução da pandemia do COVID 2019 e seguindo orientações gerais dos Planos de Contingência do Campus e da Instituição, a Secretaria Geral do Campus funcionará somente sob regime de trabalho remoto (home office) a partir de 23/03/2020. Fica, portanto, suspenso o plantão presencial das quintas-feiras.

O atendimento ao público externo, servidores, estudantes e terceirizados, assim como os contatos com a direção do Campus seguirão ocorrendo através pelo e-mail campus.sap@furg.br ;

Da mesma forma, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis suspendeu os plantões presenciais da PRAE FURG-SAP. Nesse caso, o atendimento aos estudantes ocorrerá através do e-mail alinimariot@hotmail.com

Por fim, informamos que até amanhã (20/3) deverão ser divulgadas as orientações para nossos colaboradores terceirizados em elaboração pela Pró-reitoria de Infraestrutura da FURG, com a qual estamos em contato permanente.

 

 Voltar ao topo

 

18 de março de 2020 (update: 16:45h)

 

COLAÇÃO DE GRAU   (atualizado: 18 de março, 16h)

Prezados formandos da FURG em Santo Antônio da Patrulha

Pelo presente, comunicamos a data, horário e local da colação de grau em gabinete:

Data: 20/3 – sexta-feira

Horário: 14h30min

Local: Prédio administrativo na Unidade Bom Princípio.

 

Recomendamos a presença apenas dos formandos com a Direção do Campus.

Em outro momento, superadas as dificuldades devido à pandemia, poderá ser realizada uma solenidade com as presenças dos coordenadores de curso, paraninfos, patronos e amigos e familiares.

 

 

 

MEMORANDO 05/2020 do Gabinete   (atualizado: 19 de março, 09:10h)

Informações complementares ao Plano de Contingência da FURG.

ATENÇÃO: Até a presente data,  o período de suspensão das aulas da FURG permanece de 3 semanas.

No entanto, conforme o Memorando 05/2020, o Plano de Contingência da FURG, que está em fase de elaboração, deverá estender o período de suspensão de aulas para no mínimo 60 dias. Devemos portanto aguardar a publicação oficial do referido Plano.

 

 

 

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS FURG-SAP

 ATUALIZADO: 19 de março, 20h.

(*excertos – o documento integral pode ser acessado AQUI)

(** Planos específicos: da Biblioteca (AQUI))

 

1. Secretaria do Campus FURG-SAP

A Secretaria do Campus FURG-SAP é considerada uma atividade essencial para o desempenho das atividades do Campus. Ela concentrará suas ações no novo prédio administrativo na Unidade Bom Princípio (UBP). O local de apoio da secretaria na Unidade Cidade Alta será, contudo, disponibilizado para os servidores terem acesso às impressoras.

(update - 19 de março às 20:15h):

A direção do Campus FURG-SAP comunica que, devido à evolução da pandemia do COVID 2019 e seguindo orientações gerais dos Planos de Contingência do Campus e da Instituição, a Secretaria Geral do Campus funcionará somente sob regime de trabalho remoto (home office) a partir de 23/03/2020. Fica, portanto, suspenso o plantão presencial das quintas-feiras.

O atendimento ao público externo, servidores, estudantes e terceirizados, assim como os contatos com a direção do Campus seguirão ocorrendo através pelo e-mail campus.sap@furg.br


 

2. Transporte entre as Unidades do Campus FURG-SAP

O transporte entre as duas unidades do Campus FURG-SAP é também um fator essencial para o funcionamento do campus. Esses deslocamentos passarão a ser realizados diariamente pelos veículos do próprio campus, apenas nos seguintes horários:

saída da UCA: 8h30min

saída da UBP: 12h (retorno)

saída da UCA: 13h45min

saída da UBP: 17h (retorno)

Não havendo demanda de servidores e estudantes, o transporte será cancelado num ou mais desses horários. Existindo necessidade, poderá também ser acrescido algum trajeto eventual a ser definido pela equipe da secretaria.

 

3. Cantinas

O funcionamento das cantinas da Unidade Cidade Alta e da Unidade Bom Princípio será suspenso.

4. Passe Livre Estudantil

Todas as questões relacionadas à solicitação do Passe Livre Estudantil deverão ser tratadas com o acadêmico Guilherme Schuch pelo WhatsApp 9796-7498 ou pelo e-mail guilherme.schuch@outlook.com.

 

5. Liberação de servidores

Foram identificados, até a presente data, vários servidores em grupos de risco (sessenta anos ou mais, com doenças crônicas ou gestantes) que foram liberados para trabalho remoto. A relação desses servidores encontra-se disponível na Direção do Campus.

 

6. Outras informações importantes, incluindo medidas adotadas por unidades e setores da FURG que atuam em Santo Antônio da Patrulha:

 

6.1. Turnos de funcionamento do Campus FURG-SAP

O Campus FURG-SAP terá suas atividades desenvolvidas de forma remota ou presencial apenas nos turnos da manhã e tarde. Estão suspensas as atividades da noite.

 

6.2. PRAE FURG-SAP

O atendimento presencial dos estudantes será realizado nas terças, quartas e quintas-feiras das 14 horas até às 17h30min. Quaisquer demandas dos estudantes ou servidores poderão ser enviadas para o e-mail alinimariot@hotmail.com.

 (atualizado 18 de março, 16h:)

- Edital de Inclusão 005/2020 (SAB 2020): a entrega de documentos está mantida no período de 16 e 26/03, conforme o Edital prevê; as entrevistas com os estudantes que se inscreveram no Edital foram canceladas;

- Os atendimentos individuais do PAENE terão que ser previamente agendados;

- Não temos mais Casa do Estudante, estaremos atendendo os alunos conforme demanda agendada.

(Atualização em 19/3 às 20:15:)

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis suspendeu os plantões presenciais da PRAE FURG-SAP. Nesse caso, o atendimento aos estudantes ocorrerá através do e-mail alinimariot@hotmail.com

 

- A equipe PRAE/SAP atuará em plantões, conforme segue:

Psicologia: plantões nas quartas (tarde, 13:30 ate 17:30)

Tradutor e Intérprete de Libras: plantões nas quintas (tarde, 13:30 ate 17:30)

Coordenação: plantões presenciais nas terças das 14 às 17 horas; e por e-mail e whatsapp de segunda a sexta (manhã e tarde).

 

6.3. Biblioteca – SIB SAP

A biblioteca do Campus FURG-SAP estará atendendo remotamente às demandas consideradas emergenciais. Todos os usuários terão renovação automática de empréstimos e poderão retirar os livros reservados no retorno das aulas. Maiores informações e solicitações devem ser enviadas para o e-mail sib.sap@furg.br.

 

6.4. NTI-FURG

Todas as atividades essenciais estarão em funcionamento de forma remota, em todos os campi. Demandas urgentes para atendimento presencial deverão ser solicitadas ao Núcleo. A comunicação com o NTI ocorrerá através do sistema de solicitações disponível em sistemas.furg.br. A servidora do NTI, que atua no campus FURG-SAP, coloca-se também a disposição para orientações por e-mail ou fone.

 

Considerações finais

As providências descritas nesse plano poderão ser alteradas a qualquer momento, seguindo orientações institucionais ou ajustes nas medidas implementadas em função da evolução da pandemia.

Todos os servidores tiveram acesso às medidas de segurança descritas no memorando 4/2020 da reitora da FURG e o Plano de Contingência da Fiocruz com orientações de como proceder, seguindo medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória.

Novas informações/orientações serão sempre divulgadas no site do campus FURG-SAP, http://www.sap.furg.br, no espaço caracterizado como “Boletim do Campus sobre o Coronavírus”.

 

17 de Março de 2020.

Prof. Dr. Antônio Valente

Diretor Campus FURG-SAP

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

17 de março de 2020

Plano de Contingência para Pandemia do COVID: ATENDIMENTO DA SECRETARIA DO CAMPUS

    De acordo com o Plano de Contingência do Campus FURG-SAP, visando à manutenção das atividades essenciais durante a pandemia de COVID-19, a SECRETARIA GERAL FURG-SAP, comunica que atenderá presencialmente às quintas-feiras, e exclusivamente na UNIDADE BOM PRINCÍPIO – PRÉDIO ADMINISTRATIVO, nos seguintes horários:

Manhã: 08h30min as12h.

Tarde: 13h30min às 17h.

        Todo o atendimento fora deste horário será feito por trabalho remoto, devendo todas as solicitações de atendimento ser enviadas para o e-mail campus.sap@furg.br , e serão respondidas diariamente, dentro do horário de expediente (acima).

         Informamos ainda que estaremos em constante avaliação interna e monitoramento do cenário atual.

 

Informe da reitoria sobre plano de contingência da FURG

Administração da universidade emite parecer sobre a suspensão parcial de atividades

A reitoria da FURG, com base na nota divulgada no último sábado, 14, que trata sobre a suspensão das aulas e da elaboração de um Plano de Contingência da Universidade para o período das três próximas semanas, informa:

1. Nesta segunda-feira, 16, foram realizadas reuniões com as direções das unidades acadêmicas e administrativas para orientações, com vistas à elaboração do Plano de Contingência, com a participação dos servidores e servidoras das referidas unidades. O Plano está sendo elaborado, de acordo com a realidade de cada unidade, e será concluído até o final da semana, tendo como diretrizes:
a) apontar as atividades essenciais de cada unidade, considerando o menor número de serviços essenciais e o menor número de pessoas possíveis em serviço presencial;

b) identificar e liberar para trabalho remoto as servidoras gestantes ou lactantes; os servidores e servidoras com sessenta anos ou mais; e servidores e servidoras imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;

c) identificar outros casos relacionados à saúde ou à necessidade dos servidores e servidoras, como acompanhamento de crianças de sua responsabilidade que estejam com as atividades escolares suspensas e que não possam ser cuidadas por outra pessoa, com vistas à liberação para serviço remoto;

d) organizar serviços com a adoção de regime de jornada, com turnos alternados de revezamento, para a melhor distribuição física da força de trabalho presencial, com o objetivo de evitar a concentração de pessoas no ambiente de trabalho;

e) identificar outras estratégias de ação, com vistas à proteção de toda a comunidade universitária.

2. Reunião com o comitê de monitoramento do COVID-19, instituído pela FURG, oportunidade na qual foram feitos os seguintes encaminhamentos:

a) Discussão e avaliação para estruturação de uma minuta do Plano de Contingência da FURG, a ser elaborado com base nos serviços considerados essenciais, identificados pelas unidades acadêmicas e administrativas e as medidas de cada uma delas;

b) Encaminhamento de reuniões específicas entre EBSERH, FAMED e EENF, para discutir os estágios da área da saúde;

c) Reuniões específicas entre HU, Prefeitura e Santa Casa para padronização de protocolos e definição de estratégias de capacitação de servidores, residentes e estagiários da área da saúde;

d) Estabelecimento de bases e procedimentos para a organização de um Observatório Permanente para o COVID-19, que possa subsidiar, balizar e avaliar as ações de contingência a serem tomadas na FURG e no município do Rio Grande.

Conforme orientação dada às Unidades, o Plano de Contingência da Universidade é flexível e será permanentemente avaliado pelas unidades, reitoria e pelo comitê, considerando o contexto do COVID-19 no município.

A reitoria reconhece o trabalho de todos e todas para que se possa superar este grande desafio, que atinge toda a sociedade indiscriminadamente, e conta com a solidariedade dos servidores e servidoras da Universidade para que sejam atendidas as essencialidades, as quais são fundamentais não apenas para estudantes, como também para servidores.

A FURG está determinada a manter seu compromisso com o desenvolvimento de sua função social, enquanto universidade pública, o que inclui sua atuação como referência no processo socioeducativo capaz de conter o avanço da transmissão do coronavírus e reduzir os impactos na saúde pública.A qualquer momento a reitoria emitirá novos informes sobre o Plano de Contingência da FURG ou de temas relacionados.

 

 

Voltar ao topo

 

 

 

 

14 de março de 2020

REITORIA EMITE NOTA SUSPENDENDO AS AULAS NOS CAMPI

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, reunida na tarde de hoje (15/3), considerando o disposto na nota do dia 13/03, que possibilita a emissão de novas orientações a qualquer momento, avaliou o contexto a respeito do novo coronavírus.

Apesar de não haver casos confirmados em Rio Grande até o momento, conforme informações oficiais, a Reitoria decidiu adotar o princípio da precaução em respeito às recorrentes manifestações da comunidade universitária, inclusive de especialistas no tema.

Assim, comunica o que segue:

- Ficam suspensas as aulas nas próximas três semanas, a partir de 16/3.

- Mantêm-se as atividades administrativas e, a partir de segunda-feira, 16/3, será elaborado um Plano de Contingência pelas Unidades Acadêmicas, Pró-Reitorias, Órgãos Vinculados e os Campi fora da sede, de modo a preservar a saúde dos servidores e colaboradores, visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.

- As Unidades Acadêmicas, através de suas coordenações de curso, em conjunto com a Prograd, avaliarão durante o período de suspensão as possíveis formas de recomposição das atividades acadêmico-pedagógicas.

Mantêm-se as demais medidas de prevenção, expressas na nota divulgada no dia 13/3 e memorando circular 04/2020, e a avaliação constante pelo Comitê de Monitoramento instituído para acompanhar o quadro nacional e emitir orientações necessárias.

Orientamos aos estudantes, durante o período de suspensão das aulas, que mantenham-se informados e atentos às recomendações e medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Por fim, a Reitoria informa que estará em constante monitoramento e avaliação do contexto e a qualquer momento poderá editar novas orientações.

Voltar ao topo 

 

 

 

 

13 de março de 2020

Memorando Circular nº 04/2020 Gab              

Rio Grande, 13 de março de 2020.
Para: Unidades Acadêmicas, Administrativas, Campi da Universidade e Órgãos Vinculados.
 
Assunto: Orientações sobre o coronavírus
 
A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG comunica que vem acompanhando com toda atenção as informações acerca da transmissão do novo coronavírus e as orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Plano de Ação e Contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
 
A  fim  de  buscar  mais  informações  e  ações  necessárias,  realizamos  reunião  na manhã  desta  sexta-feira,  com  o  secretário  municipal  de  saúde,  Maicon  Lemos,  a superintendente  do  Hospital  Universitário,  Sandra  Brandão,  juntamente  com  integrantes  da reitoria e da equipe da Diretoria de Atenção a Saúde, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(Progep). A partir desta reunião, estamos ampliando as medidas de prevenção em todos os campi da universidade, entre elas:
 
1.intensificar limpeza e higienização de banheiros, salas de aula e espaços administrativos;
 
2.suspender eventos e atividades extracurriculares; 


3.suspender saídas de campo;
 
4.intensificar limpeza e higienização dos Restaurantes Universitários.
 
Quanto  ao  álcool  gel,  destacamos  que  o  produto  encontra-se  escasso  no mercado e, a exemplo de outras instituições, estamos empenhados em adquirir quantidades suficientes para o pleno atendimento da comunidade da FURG.
 
As  outorgas  de  grau  serão  mantidas  e  orientações  específicas  serão  dadas  ao público no início da solenidade.
 
Considerando  que  o  principal  meio  de  transmissão  do  coronavírus  é  o  contato entre pessoas, reafirmamos as orientações de prevenção já amplamente divulgadas:
 
1.higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool em gel mínimo de 70%;
 
2.ao tossir ou espirar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o braço, não com as mãos;
 
3.evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e chimarrão;
 
4.manter a ventilação em salas de aula, com janelas e portas abertas;
 
5.evitar locais de grande aglomeração e não ventilados;
 
6.evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
 
7. em especial aos servidores e servidoras, reavaliar criteriosamente a realização de viagens nacionais, internacionais e realização  ou participação em eventos com elevado número de participantes.
 
   
Alertamos  que  as  unidades  acadêmicas  envolvidas  diretamente  com  o  Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. –  FURG/ Ebserh e Unidades Básicas de Saúde poderão receber orientações especificas de prevenção para estudantes e servidores.
 
Salientamos que estamos em permanente contato com as autoridades sanitárias para manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção.
 
Orientamos  a  todos  os  membros  da  comunidade  universitária  que,  havendo qualquer sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, procurem imediatamente os órgãos de saúde responsáveis pela avaliação e monitoramento, como as Unidades Básicas de Saúde. O apoio e comprometimento da comunidade no atendimento às orientações da OMS
são  determinantes  neste  cenário  crítico.  Precisamos  manter  a  calma  e  ser  cautelosos  neste momento.  A  adoção  de  medidas  simples  de  higiene  é  capaz  de  conter  a  evolução  da transmissão do coronavírus, para isso basta a colaboração de cada um de nós.
 
Informamos, ainda, que estão mantidas as aulas e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, respeitadas as orientações deste documento.
 
Por  fim,  na  manhã  de  hoje,  foi  instituído  o  Comitê  de  Monitoramento  do  novo coronavírus  com  integrantes  da  área  da  saúde,  os  quais  estarão  acompanhando  o  quadro nacional e acrescentarão orientações sempre que necessário.
 
A reitoria informa que, a qualquer momento, poderá editar novas orientações.
 
Certos  da  sua  compreensão,  agradecemos  por  sua  colaboração  e  solicitamos ampla divulgação das orientações aqui contidas em sua unidade.
 
Atenciosamente,
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
 
Chave de Autenticidade: 9995.E6BD.B841.B9CB

 

Voltar ao topo