Desde o dia 30 de janeiro, está ocorrendo a primeira etapa da programação da “Acolhida Cidadã 2020 no Campus FURG-SAP”. 

A Acolhida Cidadã constitui um programa institucional destinado a recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária, evitando sobretudo os antigos trotes. Resultou da Deliberação n. 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Administração da FURG em 17 de dezembro de 2010.

No Campus FURG-SAP, a Acolhida é desenvolvida em duas etapas: Pré-Acolhida, realizada no período de matrículas dos novos estudantes e Acolhida Propriamente Dita com atividades múltiplas programadas para a primeira semana de aulas do primeiro período letivo do ano.

A Pré Acolhida tem por finalidade recepcionar os novos estudantes (calouros) e seus familiares no primeiro contato com a instituição (período das matrículas até 4 de fevereiro), orientando-os sobre os cursos de graduação escolhidos, instalações do campus FURG-SAP, meios de transportes, hospedagens, pontos turísticos da cidade e estabelecimentos gastronômicos. Para tanto, a atividade conta com a participação dos alunos veteranos.

Segundo o professor Antônio Valente, diretor do Campus FURG-SAP, o evento da Acolhida em suas duas etapas, oportuniza também um momento de grande integração entre a comunidade acadêmica de Santo Antônio da Patrulha que planeja e implementa uma série de atividades para  bem receber os novos estudantes.

 

A edição 2020 conta com a participação da Direção, Secretaria, PRAE e Biblioteca FURG-SAP, Coordenações de Cursos, PET/FURG-SAP, Associação Atlética Acadêmica FURG-SAP, Diretórios Acadêmicos, Grupo de Empreendedorismo Social e Empresa Júnior. O evento tem a coordenação geral na FURG através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).