No último dia 17, aconteceu um encontro de coordenadores de curso de graduação e direção do Campus FURG-SAP para discutir a evasão e a retenção acadêmica.

Na oportunidade, a equipe da PRAE-FURG-SAP apresentou os resultados do estudo denominado “Acompanhamento Psicológico, Pedagógico e o Apoio à Aprendizagem” desenvolvido pela pedagoga Ilkêmia Lenartevitz Ferreira e pelo psicólogo Roberson Rosa.

O referido estudo teve por finalidade coletar, analisar e direcionar o fazer pedagógico, possibilitando intervenções necessárias junto as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas; minimizar os índices de evasão e retenção e identificar demandas. Para tanto foram desenvolvidas inúmeras ações pela PRAE em Santo Antônio da Patrulha entre elas: análise do desempenho acadêmico dos estudantes, entrevistas individuais com os alunos, reuniões de orientações e intervenções e oficinas sobre projeto de vida, bem como sobre acolhimento. Também foram abordados temas como as pressões cotidianas, dificuldades e estratégias de aprendizagens e acompanhamento pedagógico.

Segundo Antônio Valente, diretor do Campus FURG-SAP, a evasão e retenção dos estudantes caracteriza um dos principais problemas atuais, sobretudo, nas universidades públicas e tem recebido atenção especial no campus. Segundo Valente, o estudo da PRAE é exemplar e irá subsidiar com dados concretos a realização de iniciativas que contribuam para o sucesso acadêmico e para a permanência dos estudantes até a conclusão do seu curso.

A próxima reunião dos coordenadores de curso, direção e PRAE está prevista para o dia 23 de outubro, às 9h30min na Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP.