No último dia 4/10, o Campus FURG-SAP recebeu a visita do geólogo Sergio Cardoso, ex-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropolitano Delta do Jacuí (COREDE Delta do Jacuí) e atual vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí. 

Sérgio Cardoso foi um dos principais articuladores regionais por ocasião da criação do Campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP), que neste ano completa 10 anos de atividades presenciais. Sua participação foi muito significativa durante a Consulta Popular do Governo do Estado 2006/2007, quando os municípios integrantes do COREDE Delta do Jacuí votaram a favor da criação da Universidade Federal.

Na oportunidade, o visitante foi recebido pelo diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente e pela coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, professora Dilce Eclai de Vargas Vicente.

Durante a visita, o geólogo conheceu as novas edificações da Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP e depois foi acompanhado pelos professores Antônio Valente e Dilce Vicente durante uma entrevista para o jornal impresso da região, quando foram lembrados diversos fatos que culminaram na vinda da FURG para o município.

No final do encontro, ficou acertada a realização da reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, prevista para o dia 12 de novembro, na Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP. Durante o evento, os representantes de 10 municípiosPortoAlegreAlvoradaViamãoCanoasCachoeirinhaGravataíGlorinhaTaquara Santo Antônio da Patrulha terão a oportunidade de conhecer o novo pavilhão de salas de aula, o prédio administrativo, a casa de estudantes e o Centro Tecnológico situados naquele complexo de edificações do Campus da FURG-SAP para também divulgarem para as suas comunidades a presença do ensino superior federal na região.