O Campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP) e a Prefeitura Municipal através da Secretária Municipal de Educação (SEMED) realizaram nos dias 25 e 27 de setembro a “XI Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha” (XI MCCSAP).

Seguindo o tema pré-determinado para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), este ano o tema da XIMCCSAP foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.  

Participaram da etapa municipal da MCCSAP 38 escolas, com 57 trabalhos divididos em quatro modalidades: (I) Educação Infantil; (II) Ensino Fundamental I; (III) Ensino Fundamental II e Modalidade (IV) Ensino Médio. 

Durante o evento foram escolhidos trabalhos destaques nas quatro modalidades e selecionados cinco estudantes bolsistas de iniciação cientifica (CNPq) para o próximo ano.

A Mostra de Ciências e do Conhecimento é um projeto de extensão do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande em parceria com a Prefeitura Municipal. Segundo o professor Charles Guidotti, coordenador do evento pela FURG/Campus FURG-SAP, a Mostra incentiva o desenvolvimento de projetos científicos, culturais e tecnológicos desde os primeiros anos escolares, através da criação de espaços e tempos de interação entre universidade e escola, estimulando o interesse dos estudantes e professores pela pesquisa e estudos das Ciências de forma criativa, crítica e inovadora.  

Conforme esclarece a professora Dalva Maria Provenzi de Carli, Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha, durante o ano foram desenvolvidas inúmeras atividades de incentivo à cultura científica como: palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas para professores, gestores e estudantes da Educação Básica. Segundo a secretária, essas iniciativas preparatórias para a Mostra da Ciência e do Conhecimento oportunizam momentos de integração entre a escola e comunidade, onde houve a participação também dos pais. Foi uma celebração, uma festa do conhecimento, complementa a professora. A coordenação do evento pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED)foi realizada pelas professoras Rosália Winck e Monalisa Gil.