No dia 19 de setembro de 2019, ocorreu mais uma edição da Feira Agroecológica na FURG-Campus de Santo Antônio da Patrulha (Unidade Cidade Alta), junto com o Brechó Universitário – Cabide Solidário, promovidos pelo GES-Grupo Empreendedorismo Social.

A Feira Agroecológica ocorre quinzenalmente, nas 5ª feiras, na Unidade Cidade Alta da FURG, desde março de 2019, na qual são comercializados produtos de agricultura familiar, seguindo os princípios de produtos saudáveis, orgânicos e de preço justo, em uma concepção de que os alimentos precisam cumprir seu papel de serem fontes de vida e de felicidade. Conforme o acadêmico Dioges Giehl (Eng. Agroindustrial – Ind. Alimentícia), os produtos são fornecidos por estudantes do Campus e suas famílias, residentes em SAP e Caraá, bem como de agricultores familiares de SAP. Entre os produtos, estão pães, queijos, sucos, mel, geleias, farinha de milho, filés e iscas de peixe, bolos, trufas, cupcakes, rosquinhas, rapaduras, queijadinhas, hortaliças e folhosas, além de alguns artesanatos.

Já o Brechó Universitário – Cabide Solidário visa a incentivar o reuso de roupas e calçados, fomentando a comercialização através de preços simbólicos e resgatando o espírito solidário e de reaproveitamento como forma de preservação ambiental. A pretensão é manter o Brechó na universidade, junto com as feiras, ampliando para uma dinâmica de trocas solidárias, em que as pessoas tragam roupa ou calçados com vistas a trocá-las por outras peças trazidas por outras pessoas.

O desejo de realização de feiras periódicas dentro do Campus da FURG em SAP vem de longa data, observa a Profª Darlene Webler, responsável pelo GES, e conta com importante apoio do Prof. Cristiano Schmidt, atual coordenador do Curso de Eng. Agroindustrial-Ind. Alimentícia. Trata-se de uma iniciativa implementada no ano em que o Campus completa 10 anos de existência.