O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira (16/09), o deputado estadual Fábio Branco e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Cleuza Sobral Dias.  O deputado veio fazer uma visita de cortesia ao prefeito e conhecer as novas instalações do Campus/FURG no bairro Bom Princípio. O diretor do Campus FURG/SAP, Antônio Valente e a vice-diretora, Darlene Webler, a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e o chefe de gabinete do deputado, ex-deputado Sandro Oliveira também acompanharam o encontro na prefeitura.

Fábio, que já foi prefeito de Rio Grande e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, diz que quer contribuir com o fortalecimento da Universidade no município, o que segundo ele é muito importante também para a região. Atualmente mais de 60 professores e 19 técnicos em educação atuam nas duas unidades do Campus FURG-SAP: Unidade Cidade Alta (centro da cidade) e Unidade Bom Princípio, situada no bairro de mesmo nome.

O deputado parabenizou o prefeito e a FURG pela grande evolução, desde o início da história da universidade no município. “Lembro bem do começo, em 2004, quando professores se qualificaram com o curso de pedagogia e agora vejo toda esta estrutura, em uma área de 33 hectares, com uma belíssima construção”.

A reitora destacou o apoio da Administração Municipal, da comunidade patrulhense e do professor Valente. “É fácil administrar um Campus pronto, com tudo andando, mas assumir um projeto e fazê-lo prosperar é um grande desafio. O Valente tem cumprido muito bem este papel”, disse.

Para o prefeito Daiçon a vinda da Universidade e sua consolidação no município é o maior e mais importante projeto que Santo Antônio já teve. “As mudanças são significativas com a chegada da Universidade, hoje com cinco cursos presenciais e também pós-graduação”, afirmou.

A Unidade Bom Princípio do Campus/FURG SAP, localizada no bairro Bom Princípio, conta com um prédio administrativo, outro com oito laboratórios e um terceiro com quatro laboratórios e sete salas de aulas. O complexo universitário também oferece um espaço de convívio e uma “Casa do Estudante”, que poderá abrigar 60 alunos. Até o final do ano as obras devem estar concluídas.

 

Fonte: ACS-Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha.