A identidade do Engenheiro Agroindustrial está sendo construída ao longo dos anos, desde a criação dos cursos de Engenharia Agroindustrial - Agroquímica e Engenharia Agroindustrial – Indústrias Alimentícias, no ano de 2009; cursos inéditos no país e voltados para a vocação nacional para o Agronegócio. Hoje contamos com egressos dos cursos atuando nos mais diversos setores nos Sistemas Agroindustriais, com atuação destacada em importantes empresas brasileiras e multinacionais do setor agroindustrial. Com o objetivo de contribuir com a consolidação da profissão de Engenheiro Agroindustrial e dos cursos de Engenharia Agroindustrial - Agroquímica e Engenharia Agroindustrial - Indústrias Alimentícias, este projeto visa instituir o Dia do Engenheiro Agroindustrial no campus FURG-SAP.
 
O dia 13 de setembro foi escolhido para as comemorações do dia do Engenheiro Agroindustrial por representar a data de formatura da primeira turma de Engenheiros Agroindustriais, em 13 de setembro de 2014. As comemorações do dia do Engenheiro Agroindustrial tiveram início em 2018.
 
Neste ano a programação conta com Palestra e Roda de Conversas com Engenheiros Agroindustriais, além de confraternização. As atividades têm início às 15:30 na Sala 5 da UCA (Programação no Anexo). 
 
Coordenação do Projeto: Prof. Juliana Espindola (EQA-SAP) e  Prof. Jorge Gamarra (EQA-SAP)
Comissão Organizadora: DA, PET, Coordenações de Cursos, Direção FURG-SAP