No domingo, 1º/09, a cidade de Santo Antônio da Patrulha homenageou mais uma vez a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) pela passagem dos seus 50 anos e o Campus FURG-SAP pelos seus 10 anos de existência.

Na oportunidade, ocorreram dois eventos simultâneos: “Festival de Integração e Cultura”, promovido pela FURG através da Pró-reitoria de Extensão (PROEXC) e “Domingo Cultural”, realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes, levando um grande público para a praça Nossa Senhora da Boa Viagem, Cidade Baixa. 

Durante à tarde, ocorreram apresentações musicais dos estudantes do Campus da FURG, do projeto “SAP Mais Acessível” da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/FURG-SAP) e Escola Municipal AABB Comunidade e do Grupo Canton do Movimento Coral FURG. Também foram apresentadas as rainhas das equipes da “I Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha”, promovida pela Associação Atlética Acadêmica FURG-SAP. O evento contou ainda com a participação do Palhaço Bolaxa com o espetáculo de rua  “O Petit do Palhaço” e inúmeras banquinhas com artesanato local, floriculturas e produtos gastronômicos típicos da cidade.

O Campus FURG-SAP esteve presente na praça com representações da Empresa Junior EngerSolution Consultoria Jr, Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais, Associação Atlética Acadêmica FURG-SAP, Grupo de Empreendedorismo Social, Projeto FURG Social,PIBID Ciências Exatas,Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos e PRAE FURG-SAP, bem como docentes, técnicos em educação, estudantes e terceirizados. 

No palco da praça da Boa Viagem, a Universidade Federal do Rio Grande e a Prefeitura Municipal foram representadas pela Reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; Prefeito municipal, Daiçon Maciel da Silva; Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Teixeira Gautério; Secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Maria Rodrigues da Cunha; Secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli; Diretora Polo Universitário: Dilce Eclai de Varga Vicente, Diretor do Campus FURG-SAP, Antônio Valente; Diretoria de Arte e Cultura da FURG, Débora Medeiros do Amaral.

Durante a programação ocorreu ainda a apresentação de Rafa Batista e Banda fazendo com que o grande público presente permanecesse no local até o anoitecer.