Na noite de 14/08, durante a solenidade de abertura da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Sonho e Arroz (FENACAN 2019) em Santo Antônio da Patrulha, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Polo Universitário Santo Antônio, onde a FURG oferece também cursos à distância junto com outras IES, receberam homenagem especial.

A FURG recebeu homenagem pelos seus 50 anos e pelos 10 anos do Campus FURG-SAP e o Polo Universitário pelos 12 anos de existência.

A instituição foi representada pela reitora, professora Cleuza Maria Sobral Dias, e pelo diretor do campus FURG-SAP, professor Antônio Valente. Já o polo universitário foi representado pela sua coordenadora, professora Dilce Eclai de Varga Gil Vicente. Professores, técnicos, estudantes e terceirizados do Campus FURG-SAP prestigiaram o evento, que nesta edição reúne também a 9ª edição da Feira Municipal do Livro, 3º Feirão da ACISAP/CDL, 33ª Moenda da Canção e 9ª Moenda Instrumental.

 

Na oportunidade, a reitora relembrou o início da caminhada da FURG em Santo Antônio da Patrulha e destacou o esforço da Administração Municipal e da comunidade em ter o ensino superior no município. “Tivemos sempre com o vice-prefeito Zezo e com o prefeito Daiçon o apoio e a luta para que a universidade viesse para Santo Antônio, acompanhada pelo esforço da população patrulhense”. Começamos, já estamos com cinco cursos e novos virão. A FURG está com raízes neste município e só temos a agradecer esta relação de parceria com a prefeitura e com a comunidade. Vida longa à FURG, vida longa à Fenacan!”.

No início da solenidade, o grupo teatral Metamorphose contou um pouco da história dos homenageados, como o  patrono da Feira do Livro, Jaime Nestor Müller e a escritora homenageada, Ana Zenaide Gomes Ourique. De forma peculiar e criativa fez também uma referência à FURG, especialmente aos primeiros cursos de graduação oferecidos no Campus FURG-SAP: Engenharias Agroindustriais e Ciências Exatas.

 

 

14 de setembro de 2020

FURG prepara-se para volta às aulas online nesta segunda, 14 (Leia aqui a entrevista com a Reitora Cleuza Dias)

NOTA DA DIREÇÃO FURG- SAP

Prezados estudantes, servidores e terceirizados do Campus FURG-SAP,

Prezada comunidade patrulhense,

 

Vivemos um tempo sem igual!

Para enfrentá-lo e seguir em frente, a sociedade tem buscado promover transformações nos mais variados setores da atividade humana.

A FURG, desde março, mergulhou em um trabalho intenso e profícuo para viabilizar, de forma segura e sem prejuízo aos processos de ensino/aprendizagem e à participação dos estudantes, a continuidade das atividades acadêmicas, sobretudo, às aulas em forma remota durante o período denominado emergencial.

Nesses vários meses, reitoria, pró-reitorias, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de curso e direções de campi integraram diversas comissões, em que foram construídas e discutidas diretrizes e protocolos indispensáveis para o período que hoje (14/9) inicia.

Da mesma forma, professores refizeram seus planos de ensino e materiais de suas disciplinas, familiarizaram-se com processos para gravação e edição de vídeos, capacitaram-se para o emprego do novo ambiente virtual da FURG, o AVA-FURG, um grande avanço da instituição produzido a tantas mãos sob a coordenação da Secretaria de Educação à Distância (SEAD/FURG) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/FURG).

Com grande satisfação, assistimos aos nossos técnicos contribuírem com suas experiências inestimáveis para ajudar e viabilizar dinâmicas remotas de atendimento a diferentes demandas.

As representações estudantis apresentaram também suas significativas contribuições para qualificar as diretrizes amplamente divulgadas. E, nossos mais de 12.000 estudantes demonstraram memorável compreensão, superando as suas angústias diante de um futuro incerto e confiando plenamente na instituição.

É provável que nunca tenhamos presenciado uma integração tão intensa na nossa comunidade acadêmica em favor da construção de roteiros responsáveis, sólidos e cautelosos para enfrentar a terrível pandemia. Ainda que distantes pelo isolamento social, nunca estivemos tão próximos apoiando-nos uns dos outros, graças aos recursos tecnológicos disponíveis e capazes de permitir horas e horas de discussões, análises e preparação de documentos fundamentais para o início das atividades remotas – a retomada do semestre letivo.

É cedo para afirmarmos em que medida haverá legados positivos dessa época inimaginável. Mas, sem dúvidas, o espírito de união e de pertencimento da comunidade acadêmica à FURG superou as expectativas e, certamente, trará grandes benefícios no futuro.

Nosso Campus, por sua vez, marcou presença em muitas comissões na/da universidade colaborando de maneira efetiva e decisiva, o que nos deixa honrados e agradecidos aos nossos docentes, técnicos e estudantes.

Cabe destacar que, nesse ínterim, trabalhamos, de modo intenso e diário, junto com a administração e secretaria do campus, para melhorar a infraestrutura, sobretudo da Unidade Bom Princípio.

Também envidamos esforços permanentes para apoio e elaboração de projetos destinados à criação de novos cursos em Santo Antônio da Patrulha.

Então, hoje, 14 de setembro, primeiro dia do período emergencial, a direção do Campus FURG-SAP vem desejar aos nossos servidores, estudantes e terceirizados um bom recomeço de suas atividades, agora, remotas. Juntos e irmanados à administração superior da FURG, demais campi, unidades administrativas e acadêmicas, e sociedade patrulhense, enfrentaremos novos desafios ao percorrermos mais uma etapa desse caminho inédito.

Contamos com a solidariedade, fraternidade e compreensão de todos!

 

Antônio Valente e Darlene Webler

Direção Campus FURG-SAP

14/09/2020

 

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FURG (Versão 1.3 - 24/06)

FURG reinicia as atividades de ensino para período emergencial de forma remota

 

PORTARIA Nº 0533/2020 - Dispõe sobre o funcionamento administrativo e acadêmico em todos os campi da FURG, em consequência das medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid - 19).

Boletins de: 13/mar   14/mar   17/mar    18/mar   19/mar    23/abr       07/mai     15/mai   25/jun    30 jul     14 Set

 

 30 de julho de 2020

FURG reinicia as atividades de ensino para período emergencial de forma remota

 

Pelo presente, a direção do Campus FURG-SAP divulga os principais tópicos da notícia divulgada, hoje, no site da FURG sobre a retomada das atividades de ensino na forma remota para o período emergencial.

Mais informações poderão ser obtidas em https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/furg-reinicia-as-atividades-de-ensino-para-periodo-emergencial-de-forma-remota.

 

A FURG aprovou na manhã desta quarta-feira, 29, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), o Calendário Emergencial 2020-2021, que estabelece a retomada das atividades de ensino na universidade de forma remota.

Na proposta aprovada por unanimidade ficou estabelecido que no dia 14 de setembro (segunda-feira) inicia o Período Emergencial 2020/1, terminando no dia 5 de dezembro, e prevê período de exames de 7 a 17 de dezembro. 

O Período Emergencial 2020/2 inicia no dia 8 de fevereiro de 2021 (segunda-feira), termina no dia 19 de maio e prevê exames de 20 a 31 de maio. 

Foi aprovado ainda o recesso do período emergencial de 1 a 26 de janeiro de 2021. 

O início do primeiro semestre do ano letivo de 2021 está previsto para o dia 21 de junho do próximo ano. 

Para chegar ao texto final foram realizadas várias reuniões com o Comitê de Graduação (Comgrad), composto pelas Coordenações de Curso, as direções de Unidades Acadêmicas e Campi e a Aprofurg Seção Sindical para avaliação de projeções de datas e a proposta aprovada hoje de calendário emergen

Diretrizes para o ensino remoto

 

Quanto às normas que embasaram a volta das atividades, no dia 10 de julho, o Coepea aprovou por unanimidade as diretrizes gerais para os ensinos de graduação e pós-graduação lato (especializações/residências) e stricto sensu (mestrados/doutorados). Os documentos trazem um conjunto de regramentos acadêmicos, em caráter emergencial, para o atual momento sanitário.

 

As novas diretrizes possibilitam, conforme explica a reitora, a continuidade das atividades de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação, em caráter emergencial, mediadas pelas tecnologias de informação e com uso de metodologias ativas. As deliberações também preveem, quando for possível, a retomada das atividades presenciais, de acordo com as atualizações do Plano de Contingenciamento da FURG e as orientações das autoridades de saúde. "As normativas acadêmicas organizam a vida do estudante, asseguram seus direitos e deveres e dão conta deste período emergencial. A flexibilização dessas diretrizes nos ampara neste momento de pandemia e também para quando retomarmos algumas atividades presenciais" esclarece.

   Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

25 de junho de 2020

Plano de Contingência da FURG é atualizado

As atividades presenciais na FURG continuam suspensas por mais 90 dias. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG, ocorrida na terça-feira, 23, que atualizou o Plano de Contingência da Universidade, disponível aqui. Além da decisão de suspensão das atividades presenciais até setembro, o Comitê também realizou a atualização da descrição dos grupos de risco.

Para o vice-reitor, Danilo Giroldo, presidente do Comitê, a realidade de Rio Grande e dos demais municípios onde a FURG tem campus, não possibilita a retomada das atividades acadêmicas, eventos e atividades extracurriculares presenciais pelos próximos meses, mesmo respeitando o distanciamento controlado. “Pela avaliação técnica do Comitê foi possível concluir que não é viável realizar atividades presenciais nos próximos meses. Essa percepção não era evidente um mês e meio atrás, mas hoje, com melhores evidências científicas disponíveis, temos a clareza de que essa retomada não é adequada”.

Outra atualização é sobre a descrição dos grupos de risco. Segundo Giroldo, as características de quais grupos têm maior probabilidade de desenvolver o quadro mais grave da doença foi revisto e esse ponto também foi considerado pelo Plano de Contingência da FURG. “O trabalho do Comitê é detalhado e bastante responsável, porém as certezas são provisórias, e por isso a importância dessas atualizações conforme vamos percebendo com mais clareza a evolução da Covid-19 no município de Rio Grande e também nas demais cidades onde a FURG está presente”.

    Voltar ao topo

.

 

 

 


 

 

 

15 de maio de 2020

Nota 

Conforme a versão 1.2 do Plano de Contingência da Universidade Federal do Rio Grande - FURG para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), publicado no último dia 22 de abril, a suspensão das aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada em 16/03/2020 foi prorrogada por tempo indeterminado.

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Covid-19) da FURG realiza reavaliações quinzenais. A retomada das atividades correrá com prévio planejamento, mediante a permanente reavaliação do contexto da Covid-19 no município, estado e país.

Até a presente data, ainda não há previsão de retorno das atividades presenciais. Aguardamos, portanto, orientações institucionais.

Direção Campus FURG-SAP

15/05/2020

   Voltar ao topo

 

 

 

07 de maio de 2020

 

Reitoria da FURG publica nova portaria sobre suspensão das atividades administrativas e acadêmicas

Na tarde desta quinta-feira, 07 de maio, a Reitora da FURG publicou nova portaria (0723/2020), mantendo a suspensão das atividades administrativas e acadêmicas em todos os Campi da FURG. Acessa aqui a Portaria 723/2020.

   Voltar ao topo

 

 

 

23 de abril de 2020

 

Comitê de Monitoramento do Coronavírus da FURG indica a manutenção da suspensão das atividades presenciais

No dia 22 de abril, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus (Portaria 0497/2020 do Gabinete da Reitora), reavaliou as medidas já propostas e indicou que as atividades presenciais da universidade permaneçam suspensas. O Comitê optou por manter a suspensão por prazo indeterminado, com reavaliações quinzenais, considerando o estágio da pandemia no Brasil, bem como a necessidade de estabelecer critérios e medidas de proteção para preservar a saúde da comunidade universitária.

Estas definições constam na atualização do Plano de Contingência (versão 1.2 – clica AQUI).

As atividades presenciais permanecem restritas àquelas essenciais, e o Comitê avaliará e orientará o planejamento elaborado pela Reitoria para o retorno das atividades presenciais na universidade. É preciso um grande esforço e planejamento de toda a universidade, com medidas de proteção, para preparar o retorno seguro às atividades presenciais que vão desde a ampliação dos serviços de higienização e limpeza dos espaços, a elaboração de medidas de distanciamento, o acompanhamento e testagem de estudantes e servidores, entre outras ações que garantam maior segurança a toda a comunidade universitária. (veja a íntegra da notícia AQUI)

  Voltar ao topo

 

 

 

19 de março de 2020 (20:15h)

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA FURG (clica AQUI para acessar o documento integral)


Orientações para comunidade acadêmica

O plano prevê a manutenção da suspensão de aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada na última segunda-feira, 16, por um período mínimo de 60 dias, ou até que se restaure a normalidade. Setores como laboratórios com pesquisas que demandam monitoramento foram definidos como essenciais, assim como os serviços de atendimento à comunidade, infraestrutura e suporte administrativo e ainda de comunicação.

Como medidas coletivas de prevenção, o plano prevê:

- a prioridade no uso de ferramentas digitais para reuniões e eventos a distância;
- nos casos em que for necessário realizar reuniões presenciais, que sejam conduzidas em ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
- evitar usar elevadores e ambientes sem ventilação de ar.

Os servidores, colaboradores e estudantes que regressarem de locais com casos confirmados da Covid-19 devem adotar o isolamento de sete dias, mesmo sem sintomas, e comunicar os setores responsáveis (Progep ou Prae).

 

Manejo dos casos suspeitos e confirmados

Servidores ou colaboradores que apresentarem sintomas devem avisar imediatamente a Unidade de Saúde da Progep ou a chefia imediata. Moradores da Casa do Estudante Universitário com sintomas devem comunicar a Prae. A orientação, nestes casos, será feita pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) com encaminhamento, quando houver confirmação conforme referência da Secretaria de Município da Saúde.

 

 

ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS: (19/3 às 20:15)

Atualização do Plano de Contingência do Campus FURG-SAP em 19/03/2020

Prezados estudantes, terceirizados, servidores do Campus FURG-SAP e comunidade patrulhense

A direção do Campus FURG-SAP comunica que, devido à evolução da pandemia do COVID 2019 e seguindo orientações gerais dos Planos de Contingência do Campus e da Instituição, a Secretaria Geral do Campus funcionará somente sob regime de trabalho remoto (home office) a partir de 23/03/2020. Fica, portanto, suspenso o plantão presencial das quintas-feiras.

O atendimento ao público externo, servidores, estudantes e terceirizados, assim como os contatos com a direção do Campus seguirão ocorrendo através pelo e-mail campus.sap@furg.br ;

Da mesma forma, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis suspendeu os plantões presenciais da PRAE FURG-SAP. Nesse caso, o atendimento aos estudantes ocorrerá através do e-mail alinimariot@hotmail.com

Por fim, informamos que até amanhã (20/3) deverão ser divulgadas as orientações para nossos colaboradores terceirizados em elaboração pela Pró-reitoria de Infraestrutura da FURG, com a qual estamos em contato permanente.

 

 Voltar ao topo

 

18 de março de 2020 (update: 16:45h)

 

COLAÇÃO DE GRAU   (atualizado: 18 de março, 16h)

Prezados formandos da FURG em Santo Antônio da Patrulha

Pelo presente, comunicamos a data, horário e local da colação de grau em gabinete:

Data: 20/3 – sexta-feira

Horário: 14h30min

Local: Prédio administrativo na Unidade Bom Princípio.

 

Recomendamos a presença apenas dos formandos com a Direção do Campus.

Em outro momento, superadas as dificuldades devido à pandemia, poderá ser realizada uma solenidade com as presenças dos coordenadores de curso, paraninfos, patronos e amigos e familiares.

 

 

 

MEMORANDO 05/2020 do Gabinete   (atualizado: 19 de março, 09:10h)

Informações complementares ao Plano de Contingência da FURG.

ATENÇÃO: Até a presente data,  o período de suspensão das aulas da FURG permanece de 3 semanas.

No entanto, conforme o Memorando 05/2020, o Plano de Contingência da FURG, que está em fase de elaboração, deverá estender o período de suspensão de aulas para no mínimo 60 dias. Devemos portanto aguardar a publicação oficial do referido Plano.

 

 

 

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CAMPUS FURG-SAP

 ATUALIZADO: 19 de março, 20h.

(*excertos – o documento integral pode ser acessado AQUI)

(** Planos específicos: da Biblioteca (AQUI))

 

1. Secretaria do Campus FURG-SAP

A Secretaria do Campus FURG-SAP é considerada uma atividade essencial para o desempenho das atividades do Campus. Ela concentrará suas ações no novo prédio administrativo na Unidade Bom Princípio (UBP). O local de apoio da secretaria na Unidade Cidade Alta será, contudo, disponibilizado para os servidores terem acesso às impressoras.

(update - 19 de março às 20:15h):

A direção do Campus FURG-SAP comunica que, devido à evolução da pandemia do COVID 2019 e seguindo orientações gerais dos Planos de Contingência do Campus e da Instituição, a Secretaria Geral do Campus funcionará somente sob regime de trabalho remoto (home office) a partir de 23/03/2020. Fica, portanto, suspenso o plantão presencial das quintas-feiras.

O atendimento ao público externo, servidores, estudantes e terceirizados, assim como os contatos com a direção do Campus seguirão ocorrendo através pelo e-mail campus.sap@furg.br


 

2. Transporte entre as Unidades do Campus FURG-SAP

O transporte entre as duas unidades do Campus FURG-SAP é também um fator essencial para o funcionamento do campus. Esses deslocamentos passarão a ser realizados diariamente pelos veículos do próprio campus, apenas nos seguintes horários:

saída da UCA: 8h30min

saída da UBP: 12h (retorno)

saída da UCA: 13h45min

saída da UBP: 17h (retorno)

Não havendo demanda de servidores e estudantes, o transporte será cancelado num ou mais desses horários. Existindo necessidade, poderá também ser acrescido algum trajeto eventual a ser definido pela equipe da secretaria.

 

3. Cantinas

O funcionamento das cantinas da Unidade Cidade Alta e da Unidade Bom Princípio será suspenso.

4. Passe Livre Estudantil

Todas as questões relacionadas à solicitação do Passe Livre Estudantil deverão ser tratadas com o acadêmico Guilherme Schuch pelo WhatsApp 9796-7498 ou pelo e-mail guilherme.schuch@outlook.com.

 

5. Liberação de servidores

Foram identificados, até a presente data, vários servidores em grupos de risco (sessenta anos ou mais, com doenças crônicas ou gestantes) que foram liberados para trabalho remoto. A relação desses servidores encontra-se disponível na Direção do Campus.

 

6. Outras informações importantes, incluindo medidas adotadas por unidades e setores da FURG que atuam em Santo Antônio da Patrulha:

 

6.1. Turnos de funcionamento do Campus FURG-SAP

O Campus FURG-SAP terá suas atividades desenvolvidas de forma remota ou presencial apenas nos turnos da manhã e tarde. Estão suspensas as atividades da noite.

 

6.2. PRAE FURG-SAP

O atendimento presencial dos estudantes será realizado nas terças, quartas e quintas-feiras das 14 horas até às 17h30min. Quaisquer demandas dos estudantes ou servidores poderão ser enviadas para o e-mail alinimariot@hotmail.com.

 (atualizado 18 de março, 16h:)

- Edital de Inclusão 005/2020 (SAB 2020): a entrega de documentos está mantida no período de 16 e 26/03, conforme o Edital prevê; as entrevistas com os estudantes que se inscreveram no Edital foram canceladas;

- Os atendimentos individuais do PAENE terão que ser previamente agendados;

- Não temos mais Casa do Estudante, estaremos atendendo os alunos conforme demanda agendada.

(Atualização em 19/3 às 20:15:)

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis suspendeu os plantões presenciais da PRAE FURG-SAP. Nesse caso, o atendimento aos estudantes ocorrerá através do e-mail alinimariot@hotmail.com

 

- A equipe PRAE/SAP atuará em plantões, conforme segue:

Psicologia: plantões nas quartas (tarde, 13:30 ate 17:30)

Tradutor e Intérprete de Libras: plantões nas quintas (tarde, 13:30 ate 17:30)

Coordenação: plantões presenciais nas terças das 14 às 17 horas; e por e-mail e whatsapp de segunda a sexta (manhã e tarde).

 

6.3. Biblioteca – SIB SAP

A biblioteca do Campus FURG-SAP estará atendendo remotamente às demandas consideradas emergenciais. Todos os usuários terão renovação automática de empréstimos e poderão retirar os livros reservados no retorno das aulas. Maiores informações e solicitações devem ser enviadas para o e-mail sib.sap@furg.br.

 

6.4. NTI-FURG

Todas as atividades essenciais estarão em funcionamento de forma remota, em todos os campi. Demandas urgentes para atendimento presencial deverão ser solicitadas ao Núcleo. A comunicação com o NTI ocorrerá através do sistema de solicitações disponível em sistemas.furg.br. A servidora do NTI, que atua no campus FURG-SAP, coloca-se também a disposição para orientações por e-mail ou fone.

 

Considerações finais

As providências descritas nesse plano poderão ser alteradas a qualquer momento, seguindo orientações institucionais ou ajustes nas medidas implementadas em função da evolução da pandemia.

Todos os servidores tiveram acesso às medidas de segurança descritas no memorando 4/2020 da reitora da FURG e o Plano de Contingência da Fiocruz com orientações de como proceder, seguindo medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória.

Novas informações/orientações serão sempre divulgadas no site do campus FURG-SAP, http://www.sap.furg.br, no espaço caracterizado como “Boletim do Campus sobre o Coronavírus”.

 

17 de Março de 2020.

Prof. Dr. Antônio Valente

Diretor Campus FURG-SAP

Voltar ao topo

 

 

 

 

 

 

 

17 de março de 2020

Plano de Contingência para Pandemia do COVID: ATENDIMENTO DA SECRETARIA DO CAMPUS

    De acordo com o Plano de Contingência do Campus FURG-SAP, visando à manutenção das atividades essenciais durante a pandemia de COVID-19, a SECRETARIA GERAL FURG-SAP, comunica que atenderá presencialmente às quintas-feiras, e exclusivamente na UNIDADE BOM PRINCÍPIO – PRÉDIO ADMINISTRATIVO, nos seguintes horários:

Manhã: 08h30min as12h.

Tarde: 13h30min às 17h.

        Todo o atendimento fora deste horário será feito por trabalho remoto, devendo todas as solicitações de atendimento ser enviadas para o e-mail campus.sap@furg.br , e serão respondidas diariamente, dentro do horário de expediente (acima).

         Informamos ainda que estaremos em constante avaliação interna e monitoramento do cenário atual.

 

Informe da reitoria sobre plano de contingência da FURG

Administração da universidade emite parecer sobre a suspensão parcial de atividades

A reitoria da FURG, com base na nota divulgada no último sábado, 14, que trata sobre a suspensão das aulas e da elaboração de um Plano de Contingência da Universidade para o período das três próximas semanas, informa:

1. Nesta segunda-feira, 16, foram realizadas reuniões com as direções das unidades acadêmicas e administrativas para orientações, com vistas à elaboração do Plano de Contingência, com a participação dos servidores e servidoras das referidas unidades. O Plano está sendo elaborado, de acordo com a realidade de cada unidade, e será concluído até o final da semana, tendo como diretrizes:
a) apontar as atividades essenciais de cada unidade, considerando o menor número de serviços essenciais e o menor número de pessoas possíveis em serviço presencial;

b) identificar e liberar para trabalho remoto as servidoras gestantes ou lactantes; os servidores e servidoras com sessenta anos ou mais; e servidores e servidoras imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;

c) identificar outros casos relacionados à saúde ou à necessidade dos servidores e servidoras, como acompanhamento de crianças de sua responsabilidade que estejam com as atividades escolares suspensas e que não possam ser cuidadas por outra pessoa, com vistas à liberação para serviço remoto;

d) organizar serviços com a adoção de regime de jornada, com turnos alternados de revezamento, para a melhor distribuição física da força de trabalho presencial, com o objetivo de evitar a concentração de pessoas no ambiente de trabalho;

e) identificar outras estratégias de ação, com vistas à proteção de toda a comunidade universitária.

2. Reunião com o comitê de monitoramento do COVID-19, instituído pela FURG, oportunidade na qual foram feitos os seguintes encaminhamentos:

a) Discussão e avaliação para estruturação de uma minuta do Plano de Contingência da FURG, a ser elaborado com base nos serviços considerados essenciais, identificados pelas unidades acadêmicas e administrativas e as medidas de cada uma delas;

b) Encaminhamento de reuniões específicas entre EBSERH, FAMED e EENF, para discutir os estágios da área da saúde;

c) Reuniões específicas entre HU, Prefeitura e Santa Casa para padronização de protocolos e definição de estratégias de capacitação de servidores, residentes e estagiários da área da saúde;

d) Estabelecimento de bases e procedimentos para a organização de um Observatório Permanente para o COVID-19, que possa subsidiar, balizar e avaliar as ações de contingência a serem tomadas na FURG e no município do Rio Grande.

Conforme orientação dada às Unidades, o Plano de Contingência da Universidade é flexível e será permanentemente avaliado pelas unidades, reitoria e pelo comitê, considerando o contexto do COVID-19 no município.

A reitoria reconhece o trabalho de todos e todas para que se possa superar este grande desafio, que atinge toda a sociedade indiscriminadamente, e conta com a solidariedade dos servidores e servidoras da Universidade para que sejam atendidas as essencialidades, as quais são fundamentais não apenas para estudantes, como também para servidores.

A FURG está determinada a manter seu compromisso com o desenvolvimento de sua função social, enquanto universidade pública, o que inclui sua atuação como referência no processo socioeducativo capaz de conter o avanço da transmissão do coronavírus e reduzir os impactos na saúde pública.A qualquer momento a reitoria emitirá novos informes sobre o Plano de Contingência da FURG ou de temas relacionados.

 

 

Voltar ao topo

 

 

 

 

14 de março de 2020

REITORIA EMITE NOTA SUSPENDENDO AS AULAS NOS CAMPI

A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, reunida na tarde de hoje (15/3), considerando o disposto na nota do dia 13/03, que possibilita a emissão de novas orientações a qualquer momento, avaliou o contexto a respeito do novo coronavírus.

Apesar de não haver casos confirmados em Rio Grande até o momento, conforme informações oficiais, a Reitoria decidiu adotar o princípio da precaução em respeito às recorrentes manifestações da comunidade universitária, inclusive de especialistas no tema.

Assim, comunica o que segue:

- Ficam suspensas as aulas nas próximas três semanas, a partir de 16/3.

- Mantêm-se as atividades administrativas e, a partir de segunda-feira, 16/3, será elaborado um Plano de Contingência pelas Unidades Acadêmicas, Pró-Reitorias, Órgãos Vinculados e os Campi fora da sede, de modo a preservar a saúde dos servidores e colaboradores, visando à manutenção das atividades essenciais de cada setor.

- As Unidades Acadêmicas, através de suas coordenações de curso, em conjunto com a Prograd, avaliarão durante o período de suspensão as possíveis formas de recomposição das atividades acadêmico-pedagógicas.

Mantêm-se as demais medidas de prevenção, expressas na nota divulgada no dia 13/3 e memorando circular 04/2020, e a avaliação constante pelo Comitê de Monitoramento instituído para acompanhar o quadro nacional e emitir orientações necessárias.

Orientamos aos estudantes, durante o período de suspensão das aulas, que mantenham-se informados e atentos às recomendações e medidas de prevenção emitidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Por fim, a Reitoria informa que estará em constante monitoramento e avaliação do contexto e a qualquer momento poderá editar novas orientações.

Voltar ao topo 

 

 

 

 

13 de março de 2020

Memorando Circular nº 04/2020 Gab              

Rio Grande, 13 de março de 2020.
Para: Unidades Acadêmicas, Administrativas, Campi da Universidade e Órgãos Vinculados.
 
Assunto: Orientações sobre o coronavírus
 
A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande – FURG comunica que vem acompanhando com toda atenção as informações acerca da transmissão do novo coronavírus e as orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Plano de Ação e Contingência da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.
 
A  fim  de  buscar  mais  informações  e  ações  necessárias,  realizamos  reunião  na manhã  desta  sexta-feira,  com  o  secretário  municipal  de  saúde,  Maicon  Lemos,  a superintendente  do  Hospital  Universitário,  Sandra  Brandão,  juntamente  com  integrantes  da reitoria e da equipe da Diretoria de Atenção a Saúde, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
(Progep). A partir desta reunião, estamos ampliando as medidas de prevenção em todos os campi da universidade, entre elas:
 
1.intensificar limpeza e higienização de banheiros, salas de aula e espaços administrativos;
 
2.suspender eventos e atividades extracurriculares; 


3.suspender saídas de campo;
 
4.intensificar limpeza e higienização dos Restaurantes Universitários.
 
Quanto  ao  álcool  gel,  destacamos  que  o  produto  encontra-se  escasso  no mercado e, a exemplo de outras instituições, estamos empenhados em adquirir quantidades suficientes para o pleno atendimento da comunidade da FURG.
 
As  outorgas  de  grau  serão  mantidas  e  orientações  específicas  serão  dadas  ao público no início da solenidade.
 
Considerando  que  o  principal  meio  de  transmissão  do  coronavírus  é  o  contato entre pessoas, reafirmamos as orientações de prevenção já amplamente divulgadas:
 
1.higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou com álcool em gel mínimo de 70%;
 
2.ao tossir ou espirar, cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o braço, não com as mãos;
 
3.evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres e chimarrão;
 
4.manter a ventilação em salas de aula, com janelas e portas abertas;
 
5.evitar locais de grande aglomeração e não ventilados;
 
6.evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
 
7. em especial aos servidores e servidoras, reavaliar criteriosamente a realização de viagens nacionais, internacionais e realização  ou participação em eventos com elevado número de participantes.
 
   
Alertamos  que  as  unidades  acadêmicas  envolvidas  diretamente  com  o  Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. –  FURG/ Ebserh e Unidades Básicas de Saúde poderão receber orientações especificas de prevenção para estudantes e servidores.
 
Salientamos que estamos em permanente contato com as autoridades sanitárias para manter a comunidade universitária atualizada a respeito da propagação do coronavírus e dos procedimentos necessários à prevenção.
 
Orientamos  a  todos  os  membros  da  comunidade  universitária  que,  havendo qualquer sintoma ou suspeita de contaminação pelo coronavírus, procurem imediatamente os órgãos de saúde responsáveis pela avaliação e monitoramento, como as Unidades Básicas de Saúde. O apoio e comprometimento da comunidade no atendimento às orientações da OMS
são  determinantes  neste  cenário  crítico.  Precisamos  manter  a  calma  e  ser  cautelosos  neste momento.  A  adoção  de  medidas  simples  de  higiene  é  capaz  de  conter  a  evolução  da transmissão do coronavírus, para isso basta a colaboração de cada um de nós.
 
Informamos, ainda, que estão mantidas as aulas e demais atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, respeitadas as orientações deste documento.
 
Por  fim,  na  manhã  de  hoje,  foi  instituído  o  Comitê  de  Monitoramento  do  novo coronavírus  com  integrantes  da  área  da  saúde,  os  quais  estarão  acompanhando  o  quadro nacional e acrescentarão orientações sempre que necessário.
 
A reitoria informa que, a qualquer momento, poderá editar novas orientações.
 
Certos  da  sua  compreensão,  agradecemos  por  sua  colaboração  e  solicitamos ampla divulgação das orientações aqui contidas em sua unidade.
 
Atenciosamente,
Cleuza Maria Sobral Dias
Reitora
 
Chave de Autenticidade: 9995.E6BD.B841.B9CB

 

Voltar ao topo