Na noite de 14/08, durante a solenidade de abertura da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Sonho e Arroz (FENACAN 2019) em Santo Antônio da Patrulha, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Polo Universitário Santo Antônio, onde a FURG oferece também cursos à distância junto com outras IES, receberam homenagem especial.

A FURG recebeu homenagem pelos seus 50 anos e pelos 10 anos do Campus FURG-SAP e o Polo Universitário pelos 12 anos de existência.

A instituição foi representada pela reitora, professora Cleuza Maria Sobral Dias, e pelo diretor do campus FURG-SAP, professor Antônio Valente. Já o polo universitário foi representado pela sua coordenadora, professora Dilce Eclai de Varga Gil Vicente. Professores, técnicos, estudantes e terceirizados do Campus FURG-SAP prestigiaram o evento, que nesta edição reúne também a 9ª edição da Feira Municipal do Livro, 3º Feirão da ACISAP/CDL, 33ª Moenda da Canção e 9ª Moenda Instrumental.

 

Na oportunidade, a reitora relembrou o início da caminhada da FURG em Santo Antônio da Patrulha e destacou o esforço da Administração Municipal e da comunidade em ter o ensino superior no município. “Tivemos sempre com o vice-prefeito Zezo e com o prefeito Daiçon o apoio e a luta para que a universidade viesse para Santo Antônio, acompanhada pelo esforço da população patrulhense”. Começamos, já estamos com cinco cursos e novos virão. A FURG está com raízes neste município e só temos a agradecer esta relação de parceria com a prefeitura e com a comunidade. Vida longa à FURG, vida longa à Fenacan!”.

No início da solenidade, o grupo teatral Metamorphose contou um pouco da história dos homenageados, como o  patrono da Feira do Livro, Jaime Nestor Müller e a escritora homenageada, Ana Zenaide Gomes Ourique. De forma peculiar e criativa fez também uma referência à FURG, especialmente aos primeiros cursos de graduação oferecidos no Campus FURG-SAP: Engenharias Agroindustriais e Ciências Exatas.