A abertura da Exposição “Linguagem e Fotografia: mulheres e homens em foco” ocorreu no último dia 28 de março, no saguão da FURG-SAP, marcado por muita emoção e música. As mulheres e os homens campesinos, participantes do projeto, estiveram na universidade conversando com a comunidade acadêmica e patrulhense sobre a experiência vivenciada e suas percepções como sujeitos do campo.
Esta exposição é resultado do desenvolvimento, no 2º semestre de 2018, na Comunidade Serraria Velha, localidade do interior de Santo Antônio da Patrulha, do Projeto de Extensão Universitária de mesmo nome, que está vinculado ao Programa Nas Trilhas do Empreendedorismo Social (SisProj sob o nº 291/2018) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Campus de Santo Antônio da Patrulha.
As acadêmicas Tatiani Krech e Aline Oliveira, responsáveis pelo Projeto, destacaram que a proposta inicial era trabalhar somente com as mulheres como ação de empoderamento feminino, o que foi ajustado, dada a peculiaridade do grupo e da comunidade, para envolver também homens da comunidade. Já a Prof. Darlene Webler, responsável pelo Programa, enfatiza a importância do desenvolvimento de projetos de expensão universitária, em que, de fato, ocorre a interlocução entre comunidade e universidade.
A exposição fotográfica ficará no saguão da FURG-SAP para visitação até o dia 26 de abril de 2019 e integra a programação de comemoração dos 10 Ano do Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha.