No último dia 29 de março de 2019, ocorreu o Seminário sobre Empreendedorismo e Inovação Social, tendo como objetivo central a promoção de um espaço de estudos e discussões sobre a temática na universidade, com o envolvimento da comunidade acadêmica e comunidade regional.
A programação contou com a exposição “Empreendedorismo e Inovação Social – Todos nós podemos mudar o mundo” do Prof. Dr. Pedro Roque Giehl (Fund. Liberato/NH), pela manhã. Em suas palavras, “a finalidade da inovação social é a mudança da realidade e das relações sociais, gerando valor social” e “empreender é comprometer-se e assumir causas sociais como missão”.
Na parte da tarde do Seminário, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Daniel Porciúnca Prado, fez uma exposição sobre a política de extensão na FURG, destacando o crescimento de projetos importantes, seguido apresentação das discussões sobre Inovação Tecnológica com base social pelo Sr. Celso Carvalho (DIT/PROPESP/FURG). Após, ocorreu uma Roda de Conversas com relatos de vivências de empreendedorismo social em universidades e comunidades da Região Metropolitana e Vale dos Sinos.
De acordo com a Profª Darlene, coordenadora do evento, o Seminário alcançou plenamente as expectativas, tanto pela qualidade das abordagens quanto pelo grande número de participantes. “As discussões sobre ações dessa natureza cumprem um importante papel no processo de formação dos sujeitos universitários, que aprendem a fazer a interlocução entre seus aprendizados e as realidades externas, envolvendo-os e comprometendo-os com as comunidades na busca por maximizar o capital social e por promover a inovação social”.
O evento foi promovido pelo Grupo Empreendedorismo Social (GES/FURG - SAP) e integra o conjunto de atividades da Programação de Comemoração dos 10 Anos deste Campus da FURG.