O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi lançado o projeto “Meninas & Ciências Exatas: incentivando potenciais femininos nas Ciências Exatas e Computação”, no Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP).

O projeto foi um dos 78 projetos aprovados na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, dentre 702 propostas submetidas, os quais levarão, a partir deste ano, o fazer e o pensar científico a meninas de 370 escolas públicas brasileiras da Educação Básica.

O projeto a ser desenvolvido no Campus FURG-SAP conta com a coordenação da Profa. Karin Jelinek (IMEF) e traz em sua equipe os professores Guidotti (IMEF), Luciano Silva (C3), Marcelo de Godoi (EQA), Rene Baltazar (IMEF) e as técnicas Administrativas em Educação Marcia Silveira (EQA) e Patrícia Lima da Silva (IMEF). O mesmo tem por objetivo criar um espaço de incentivo e integração das meninas e mulheres nas Ciências Exatas e Computação, objetivando a despertar e potencializar o interesse feminino nestas áreas.

O desenvolvimento do projeto envolverá cinco escolas públicas de Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha ao longo deste ano, proporcionando oficinas de experimentação em Matemática, Física, Química e Robótica para 15 meninas estudantes da Educação Básica, assim como, atividades de capacitação para as suas professoras. Também espera-se potencializar os talentos e as habilidades das graduandas nas áreas das Ciências Exatas e Computação, contribuindo para um empoderamento feminino nestas áreas científicas.