Na noite de quinta-feira, dia 05 de abril, ocorreu o fechamento da Semana da Acolhida Cidadã Solidária 2018 e a aula inaugural do Curso Popular Pré-universitário SACI, situado na Universidade do Rio Grande (FURG), no Campus Santo Antônio da Patrulha – CAMPUS FURG-SAP.

            Na ocasião, a Psicóloga Escolar da instituição e Mestre em Educação, Cynthia Castiel Menda, proferiu a palestra "Escolha Profissional: A Missão", onde foram abordados aspectos importantes do momento da escolha por uma profissão, como autoconhecimento, informações sobre os cursos e carreiras pretendidas e as influências externas vivenciadas e que devem ser levadas em conta no processo. A questão da dimensão do trabalho na vida das pessoas foi outro tema desenvolvido na noite.

            Segundo a psicóloga Cynthia , "o momento de escolha é fundamental na vida de um adolescente ou adulto, porque a profissão é uma referência que influencia toda a vida do ser humano e suas relações com o mundo. A escolha tem que ser amparada por muita pesquisa, desde o currículo do curso pretendido até a conversa com profissionais que já atuam na área. Quanto mais baseada no conhecimento, habilidades e reflexão, mais chances da pessoa escolher a profissão certa para ela. Não é possível escolher porque os pais querem, ou porque a amiga vai fazer, ou porque dá dinheiro; essas razões são ilusórias e costumam resultar em frustração e infelicidade. O trabalho faz parte da maior parte do tempo de vida  do sujeito e, portanto, tem que lhe trazer satisfação pessoal, além da sobrevivência."

 

 

 

GABINETE DA REITORA  

 

Manifesto em defesa da universidade pública e contra a intolerância 

 

A FURG caracteriza-se como um espaço plural e democrático de formação de pessoas, geração e socialização de conhecimento. Sua história de mais de 49 anos é alicerçada em uma forte interação com a comunidade, com inúmeras contribuições para a sociedade, em especial, para a cidade do Rio Grande e região.

É inadmissível que uma Universidade pública, patrimônio da humanidade, construída e defendida  ao  longo  da  história,  seja  espaço  de  práticas  antidemocráticas  e  de  incitação  à violência. Não é aceitável que, mesmo em um cenário de intensa polarização política, a imagem desta universidade seja manchada por manifestações de ódio, preconceito e intolerância. 

Manifestamos  nosso  veemente  repúdio  a  tais  iniciativas,  que  lamentavelmente  vêm ocorrendo dentro e fora da universidade, muitas vezes na forma de mensagens e símbolos de apologia à tortura, que caracterizam conduta criminosa.

A FURG, com o apoio da comunidade, se constituiu como universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade pela competência e dedicação de seus professores e técnicos, com a participação de milhares de estudantes provenientes de diversas regiões do país e que buscam aqui uma qualificada formação técnica e humanística.

A recente expansão e interiorização da FURG possibilitou o aumento de cerca de 6.000 novas vagas, 24 novos cursos de graduação e 30 de pós-graduação, o ingresso de mais de 500 servidores  públicos  entre  professores  e  técnicos  administrativos  em  educação.  Além  disso,  a infraestrutura  física  foi  triplicada  e  qualificada,  possibilitando  o  incremento  do  quadro  de trabalhadores  terceirizados  e  a  geração  de  um  grande  número  de  postos  de  trabalho  na construção civil. O impacto deste processo, para além do aspecto acadêmico, incide fortemente no cenário econômico e social dos municípios em que a FURG se insere, reforçando o papel da Universidade pública como importante ator no desenvolvimento local, regional e nacional.

É inaceitável que integrantes da comunidade que usufrui deste patrimônio da sociedade queiram desqualificá-la, utilizando-se de inverdades em redes sociais e propagando mensagens que depreciam o nome da universidade, ou de gestões que têm trabalhado com muito afinco e compromisso social para manter e ampliar a qualidade desta instituição.

São  muitas  as  gestões  que  ao  longo  da  história  contribuíram  com  a  construção  desta universidade  para  todas  e  todos.  Cada  uma  foi  e  é  fundamental  para  sermos  o  que representamos hoje nacional e internacionalmente. 

De nossa gestão, eleita e reeleita pela comunidade universitária, firmamos compromisso com a defesa da universidade laica, pública, gratuita, inclusiva, socialmente referenciada e de excelência, respeitando a sua vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos.

Nosso  compromisso  é  com  uma  universidade  democrática,  baseada  no  respeito  às  diversidades  e  nos  direitos  humanos.  Não  compactuaremos  com  qualquer  movimento  que venha a descaracterizar, com atos violentos e intolerantes, a natureza plural da FURG. 

Cleuza Maria Sobral Dias – Reitora
Danilo Giroldo – Vice-Reitor