Unidade Bom Princípio tem programação semanal intensa para acolher estudantes

Texto e foto por Claudia Laguna

O campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha voltou a receber estudantes para aulas presenciais, depois de 2 anos de atividades remotas, por conta da pandemia de Covid-19. Na manhã do dia 25 de abril, segunda-feira, a Unidade Bom Princípio acolheu os novos e antigos alunos para o início do ano letivo de 2022, provenientes dos mais diversos estados brasileiros.

A Acolhida Cidadã teve início com uma mensagem de boas vindas do Diretor, Antônio Valente e da Vice-diretora, Darlene Webler. Ambos apresentaram o campus aos discentes veteranos e calouros, além de informar aos mesmos sobre questões acerca das coordenações de cursos, assuntos acadêmicos, pró-reitorias, apresentação dos funcionários da universidade e do seu funcionamento.

Vindos dos mais diversos cantos do Brasil, como Pernambuco, Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro, os alunos puderam falar um pouco sobre suas expectativas em relação ao ano letivo que inicia e também sobre o que esperam a respeito da nova vida dentro da comunidade acadêmica inserida em uma nova cidade, tão distante da deles.

Para Alessandra Ruivo, de 24 anos, aluna do 9º semestre do curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, voltar as aulas presenciais, após dois anos em atividades remotas é bom e ruim ao mesmo tempo. “É bom pela oportunidade de voltar ao ambiente acadêmico e ruim porque o acesso remoto também permitiu adequar nossa vida a uma nova rotina, onde eu consegui conciliar as aulas com um estágio em outras cidade e agora com o retorno presencial, precisei abrir mão do estágio para voltar e continuar as aulas,” conclui a acadêmica que é natural de Imbé.

Já para o calouro João Vitor Vieira, de 19 anos, que inicia hoje as aulas no curso de Engenharia de Produção, a expectativa é grande. “É meu primeiro dia, ainda não consegui conhecer todo o campus, mas é muito gratificante estar em um lugar tão bom como esse, e numa universidade federal, ainda mais fazendo o curso que eu sempre quis”, diz o adolescente de Porto Alegre.

Durante a tarde a programação continuou intensa, iniciando com uma palestra da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) sobre as ações e políticas de permanência na FURG, com orientações sobre a vida universitária, ministrada pela coordenadora Alini Mariot e pelo psicólogo do núcleo da PRAE, Roberson Rosa.

As atividades da Acolhida Cidadã seguem até o dia 29 de abril, sexta-feira, no campus, durante os três turnos, terminando com uma gincana de integração entre todos os cursos sempre obedecendo as orientações e protocolos do plano de Contingência da Covid-19.

 

Notícias do Campus