No dia 15 de junho, terça-feira, quatro projetos alusivos à II Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram realizados no Campus FURG-SAP em Santo Antônio da Patrulha.
O projeto 1 destinou-se à criação de um pomar na Unidade Bom Princípio (UBP), o complexo de edificações erguido na área de 32 hectares doada à FURG pela Prefeitura Municipal. O pomar era uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica local e por isso contou com a doação de mudas frutíferas por docentes e técnicos do campus.
O projeto 2 referiu-se ao plantio de mudas nativas na mesma Unidade Bom Princípio, mas em área de preservação, em atendimento ao condicionante ambiental junto à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município. Foram plantadas mudas de aroeiras, chals-chals, patas-de-vaca, ipês e ingás, procedentes do horto da própria FURG, localizado na cidade do Rio Grande.
O projeto 3 destinou-se ao plantio de araucárias, doadas por servidor do campus, na mesma Unidade e também em zona de preservação ambiental.
Ainda na Unidade Bom Princípio foram plantadas inúmeras mudas nativas de ipês ao redor das edificações existentes complementando o plantio ocorrido no último mês de dezembro.
Já o projeto 4 ocorreu na Unidade Cidade Alta (UCA), localizada no centro da cidade. Lá foram plantadas mudas de ipês, ingás, patas-de-vaca e tarumãs para permitir a transição à médio prazo da vegetação exótica existente por plantas nativas.
Os projetos implementados foram desenvolvidos pela direção do Campus FURG-SAP e teve o apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura da FURG (PROINFRA/FURG) por meio da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), Diretoria de Obras (DOB) e Prefeitura Universitária/Horto.
Segundo o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, a colaboração dos servidores, estudantes e terceirizados foi decisiva para o plantio das mudas nas diversas ações que somadas contribuem para a preservação ambiental e para o paisagismo dos dois complexos de edificações da FURG em Santo Antônio da Patrulha. O diretor destaca o apoio dos servidores Lizandro Mello Pereira, Rosângela Menegotto Costa, Marcelo Silveira Badejo, do estudante Dioges Webler Ghehl e dos terceirizados Eroni de Oliveria Silva e Dirlei de Oliveira Silva, bem como o apoio da administração e secretaria geral do campus.
Já a professora Darlene Webler, vice-diretora do Campus, esclarece que, durante o planejamento das ações, houve um cuidado especial com o atendimento aos protocolos referentes à COVID-19, segundo o plano de contingência da FURG, para evitar aglomerações. A professora acrescenta que todas as ações desenvolvidas ocorreram nos espaços externos do campus.
A II Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FURG é coordenada institucionalmente pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) e tem entre suas finalidades pensar e refletir sobre os processos ambientais envolvidos nas suas atividades administrativas, acadêmicas e sociais, conforme informa o secretário de gestão ambiental, professor Cleber Palma.