Na manhã desta sexta-feira, 18/4/22, em reunião dos Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), foi aprovado o calendário acadêmico para o ano letivo de 2022/2023. O documento, entre outras datas, confere ao dia 25 de abril o início das aulas presenciais para todos os cursos de graduação da FURG.

O calendário aprovado, proposto pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), contempla os eventos acadêmicos e administrativos essenciais ao ordenamento cronológico das atividades universitárias para o ano letivo (2022) que se inicia, destacando aspectos inerentes ao cotidiano acadêmico como:

- O cumprimento de 200 dias letivos;

- A previsão de datas para a aplicação da prova de proficiência em leitura de textos em língua estrangeira (opções espanhol, francês, inglês, italiano e português);

- A fixação de datas para as outorgas de grau em gabinete, relativas ao primeiro e segundo semestres de 2022;

- A antecipação da data de envio pelas unidades acadêmicas para a Coordenação de Administração Acadêmica (CAA) do calendário de exames correspondente ao primeiro e segundo período letivo de 2022, para auxiliar na organização das férias dos docentes.

Datas importantes

A proposta apresentada no Calendário Universitário 2022-2023 indica que o atual ano letivo iniciará no dia 25 de abril de 2022, com término do primeiro semestre indicado para o dia 20 de agosto do mesmo ano. Há um período de recesso acadêmico entre os semestres - relativo a 31 dias -, fazendo com que o segundo semestre letivo inicie em 21 de setembro de 2022, com encerramento previsto para 31 de janeiro de 2023.

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, o tema é importante e por isso, foi extensamente debatido junto às representações administrativas da FURG, visando o melhor caminho possível para a retomada das atividades presenciais. “A elaboração do recém aprovado calendário é fruto da extensa discussão com todas as coordenações de curso e diretores das unidades acadêmicas da universidade, para contemplar as especificidades de cada uma das áreas de conhecimento envolvidas. Portanto, este passo é o resultado de uma grande construção coletiva, sinalizando os marcos importantes para o retorno das atividades presenciais nos cursos de graduação”, explicou.

Live de apresentação

A fim de apresentar o calendário acadêmico, bem como expor o detalhamento dos protocolos e das medidas de biossegurança para o retorno presencial às atividades na FURG, o reitor, acompanhando do vice-reitor e presidente do Comitê de Monitoramento da Covid-19, Renato Duro Dias; da pró-reitora de graduação, Sibele Martins; e do pró-reitor de infraestrutura, Rafael Gonzales, participará de uma transmissão ao vivo nesta terça-feira, 22. A live será transmitida pelo canal da FURG no Youtube a partir das 19h30.