• slide-01.jpg
  • slide-02.jpg
  • slide-03.jpg

No último dia 16 de maio, integrando as atividades da disciplina de “Ciências e Sociedade” do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas no Campus FURG-SAP, aconteceu a palestra “A Forma da Terra”, ministrada pelo Professor Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://webmail2.furg.br/?_task=mail&_framed=1&_action=get&_mbox=INBOX&_uid=3755&_part=3&_extwin=1&_mimewarning=1&_embed=1

Durante o evento, o professor Lang explanou sobre as origens da forma da Terra, ressaltando que já faz mais de 25 séculos que filósofos, cientistas e teólogos não discordam da esfericidade da Terra. Uma discussão de caráter mais científico, era sobre o grau de achatamento da Terra. Atualmente os dados indicam um achatamento de cerca de 0,3% na diferença entre o diâmetro equatorial e o diâmetro entre os polos (o achatamento ocorre na direção dos polos). Esta diferença muito pequena na prática, implica em uma Terra de forma esférica. 

Além destas discussões, foram apresentadas maneiras simples de verificar a esfericidade a Terra com observações bem fáceis de serem realizadas. 

Na parte final da palestra, o palestrante convidado abordou algumas propostas   da Terra ser chata e não esférica. Mostrou de maneira clara que nenhum estes modelos de Terra chata são compatíveis com os dados observacional, e que a origem destas ideias estão relacionadas com um fundamentalismo religioso. A forma da Terra é esférica, com um achatamento imperceptível de 0,3%.