por Claudia Laguna

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS) está com contrato aberto para criar um centro de competência em agronegócio, onde abre espaço para parcerias que irão ajudar a desenvolver este projeto, prevendo a construção de um espaço físico para que tal habilidades sejam desenvolvidas.

Ao saber do interesse do Senai pela busca de um espaço físico na região metropolitana para dar início a este projeto, a FURG-SAP, através do Diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec/FURG), Arthur Gibbon, buscou a oportunidade de propor que este centro de competência em agronegócio fosse alocado em Santo Antônio da Patrulha, dentro da FURG, já que que a universidade tem espaço, cursos de graduação e pós graduação na área e ainda desenvolve ações e projetos de inovação e tecnologia através do Oceantec.

A proposta ocorreu em reunião na Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, com a presença da secretária da pasta, Simone Stülp, do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo e do representante do campus FURG-SAP, Antônio Valente, no dia 16 de janeiro, em Porto Alegre.

A apresentação foi feita por Gibbon e Valente, onde apresentaram o campus FURG-SAP, sob diversos aspectos, seus cursos de graduação e pós-graduação ofertados e a infraestrutura existente nos dois complexos de edificações. Ambos ainda destacaram o início da construção do prédio do Parque Tecnológico da FURG em Santo Antônio da Patrulha, previsto para o primeiro semestre de 2024, com verba proveniente do edital do Finep.

O diretor do Oceantec também ressaltou a importância e o potencial de Santo Antônio da Patrulha, tanto pela sua localização estratégica como pelas suas lideranças e capacidade de cumprir o que propõe. Inclusive lembrou dos ótimos resultados que o Oceantec tem tido na cidade e de que é o único local em que ele está fora de Rio Grande, já com prédio previsto para construção. 

A equipe do Senai, formada pelo diretor regional, Carlos Trein, o gerente da divisão de Tecnologia e Inovação, Victor Gomes, o gestor do Instituto do Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, Vitor Nardelli, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios em Tecnologia, Bruno Trasatti demonstraram grande entusiasmo pelo campus FURG-SAP sob todos os aspectos apresentado e manifestaram interesse de parcerias futuras com o a universidade.

Ao final da reunião, ambas instituições ficaram com encaminhamento de visitas mútuas onde a comitiva do Senai irá conhecer o campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, sendo que a equipe da universidade visitará primeiro as dependências do Senai, para conhecer os projetos e trabalhos já desenvolvidos pela instituição.

Gibbon salienta que para o Oceantec é “fantástica” essa parceria com o Senai, que é um centro nacional. “Primeiro porque o Senai trabalha com a indústria, com muita inovação e tecnologias de futuro, sendo fomentadas com capacitação dentro do Senai. Então eu vejo essa aproximação com muito bons olhos, saí da reunião muito satisfeito e tenho certeza que ainda esse ano vamos começar a trabalhar juntos”, finaliza.

 

Notícias do Campus