O Projeto FURG-SAP PORTAS ABERTAS foi retomado neste segundo semestre com diversas visitas e exposições temáticas em escolas da Região Metropolitana e Litoral Norte, além de reuniões com entes sociais e públicos, tendo como finalidades principais a divulgação da FURG SAP, os cursos já existentes e os cursos novos, e o estabelecimento de diálogos e parcerias da universidade com a comunidade regional.

No 1º semestre, o foco dessa atividade esteve voltado para escolas e organizações de Santo Antônio da Patrulha e municípios vizinhos, como Osório Caará e Riozinho. Neste 2º semestre, as visitas e exposições temáticas tiveram início já na primeira semana de agosto, contando com o envolvimento de um grupo maior de docentes, técnicos e estudantes. Estão em fase de agendamento e realização de visitas a municípios como: Osório, Tramandaí, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Rolante, Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Canoas, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti, Nova Petrópolis, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Guaíba, entre outras. Além disso, estão previstos, no Campus SAP, encontros com direções de escolas, lideranças públicas, sociais e comunitárias da Região Metropolitana; bem como visitas de docentes e discentes do Ensino Médio, oriundos de diferentes cidades

De acordo com a Profª Darlene Webler, responsável pelo projeto, é muito boa a receptividade à equipe da FURG-SAP pelas comunidades escolares, públicas e sociais, que têm elogiado a iniciativa desta atividade e manifestado grande interesse em conhecer melhor os cursos e projetos da universidade. “É imprescindível a interlocução da FURG SAP com os diferentes segmentos sociais e públicos do Litoral Norte, Vale do Paranhana, Vale dos Sinos, Serra, Porto Alegre e cidades próximas. Cabe destacar que nosso olhar está voltado, de forma especial, aos Vales gaúchos e Serra (eixos Rolante-Sapiranga e Canoas-Caxias), onde há grande concentração populacional (cerca de 30% do RS) sem o atendimento de uma universidade pública federal”, observa a professora.

As informações gerais do campus estão no site http://www.sap.furg.br e os contatos telefônicos são (51) 3662-7800, (51) 2662-7801 e (51) 3662-7811.