No dia 02 de julho de 2020 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Ministério da Educação) divulgou a aprovação da proposta do Mestrado Acadêmico em Sistemas e Processos Agroindustriais – PPGSPA para o Campus FURG_SAP, que ocorreu durante a 196a Reunião do Conselho Técnico- Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada nos dias 22 a 26 de junho de 2020, em Brasília.

 

A proposta do programa de pós-graduação interdisciplinar (PPGSPA), coordenada pela professora doutora Juliana Espindola (EQA-SAP), onde insere-se o referido mestrado, vem atender à necessidade de formação integrada entre as áreas de química, física, engenharias, economia e gestão, permitindo a convergência de diferentes campos do conhecimento para contribuir com o avanço científico do país e permitir a formação de um profissional com perfil diferenciado, de maneira sólida e integrada.

 

A aprovação do mestrado é de grande importância para a consolidação da atuação multicampi da FURG e ampliação de ações para atendimento de demandas regionais. O novo curso de pós-graduação caracteriza um grande avanço para o município de Santo Antônio da Patrulha, na medida em que permitirá a continuidade da formação dos alunos egressos dos cursos de graduação ofertados no Campus FURG-SAP, bem como dos egressos de outras universidades, que encontrarão na FURG em Santo Antônio da Patrulha oportunidades para ampliar suas habilidades profissionais. Além disso, o mestrado acadêmico contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa em processos e sistemas agroindustriais em território patrulhense com significativos impactos favoráveis em diferentes setores da comunidade.

 

Além da professora Juliana Espindola, participaram da elaboração da proposta do curso de pós-graduação os professores Gustavo Platt, Fernanda Borges e Alex Leonardi, todos integrantes da Escola de Química e Alimentos da FURG (EQA/FURG) e atuantes no Campus FURG-SAP. A proposta recebeu também o apoio do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Eduardo Resende Secchi e da diretora de Pós-graduação, Gionara Tauchen, da direção do Campus FURG-SAP, da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e a Associação Comercial e Industrial e de Serviços (ACISAP) de Santo Antônio da Patrulha. 

 

Sobre o programa de pós-graduação

 

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA), onde insere-se o mencionado mestrado, busca uma visão integrada entre Sistemas Agroindustriais e Processos Agroindustriais, de maneira a permitir o desenvolvimento científico e tecnológico dos produtos e processos, e melhorias no gerenciamento das cadeias produtivas e sistemas agroindustriais, através da integração interdisciplinar dos conhecimentos das áreas de química, física, engenharias, economia e gestão.

 

O PPGSPA conta com uma única área de concentração - Sistemas e Processos Agroindustriais - e duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Processos Agroindustriais e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais. Os Processos Agroindustriais contemplam as transformações físicas e químicas envolvidas nas transformações das matérias-primas agroindustriais. Tais processos envolvem complexas operações de separação, reação e integração energética e material, onde experimentação, modelagem, simulação e otimização de processos exercem papel fundamental no desenvolvimento de processos inovadores. Os Sistemas Agroindustriais englobam um conjunto de cadeias produtivas e agentes envolvidos na produção, processamento e comercialização de produtos e serviços. O seu desenvolvimento requer a incorporação de novas tecnologias, visando a otimização de custos, planejamento estratégico e gestão logística, na busca por qualidade, competitividade e sustentabilidade, além do desenvolvimento das regiões.