O curso de Administração tem por objetivo formar um profissional generalista-humanista, que decide ética e responsavelmente, com competência técnico-científica e decisiva intervenção na sua realidade. Também busca a educação em sua plenitude, procurando despertar a criatividade e o espírito crítico nos estudantes. Prepara o aluno para que seja capaz de enfrentar dinâmicas sociais e econômicas contemporâneas e de desenvolver ações culturais com múltiplos protagonista (pessoas, segmentos sociais e instituições).

 

Perfil do candidato

 

Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;

Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional;

Competência para empreender, analisando criticamente as organizações e antecipando e promovendo suas transformações;

Capacidade de atuar em equipes multidisciplinares;

Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

 

Competências e habilidades do Administrador

 

Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;

Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações, realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas e gerenciais.

 

Informações gerais – Administração

 

Título do profissional egresso*

Administrador

Regime escolar

Semestral

Turno de funcionamento

Noturno

Número de vagas

50

Duração mínima do curso

4 anos

Duração máxima do curso

9 anos