Na segunda-feira, 16/10, a direção do Campus FURG-SAP realizou mais uma rodada de visita às empresas do setor do agronegócio localizadas no município de Santo Antônio da Patrulha, RS. A iniciativa integra o projeto da direção denominado “FURG-SAP e  Empresas do Agronegócio Brasileiro” e tem por finalidade divulgar os cursos de Engenharias Agroindustriais, fomentar parcerias em projetos de pesquisa e extensão, oportunizar a realização de estágios para os estudantes, contribuir para a ampliação do mercado de trabalho para os alunos egressos e apoiar o desenvolvimento econômico e social da região.

Desta vez, o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antonio Valente (EE/FURG), acompanhado da professora Juliana da Silveira Espindola (EQA/FURG), coordenadora do Curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e do acadêmico Maycon Minervino de Souza, representando o segmento  estudantil visitaram três empresas importantes da área alimentícias:  Guimarães Indústria e Comércio  Ltda, Da Colonia Alimentos Naturais e Doces Santo Antônio, cujos produtos são distribuídos para regiões de todo o país.

Durante as visitas, além de apresentados os cursos de graduação e pós-graduação, especialmente o curso de Especialização em Gestão Agroindustrial, que atualmente conta com alunos procedentes de várias empresas da região, foram também tratados a possibilidade de estágios obrigatórios ou voluntários para os  acadêmicos da FURG.

Outro tema abordado foi a realização de parcerias das empresas com a FURG para a execução de ensaios nos laboratórios do Campus FURG-SAP por meio da EngerSolution - Empresa Júnior, recentemente criada.

 

 

 

 

GABINETE DA REITORA  

 

Manifesto em defesa da universidade pública e contra a intolerância 

 

A FURG caracteriza-se como um espaço plural e democrático de formação de pessoas, geração e socialização de conhecimento. Sua história de mais de 49 anos é alicerçada em uma forte interação com a comunidade, com inúmeras contribuições para a sociedade, em especial, para a cidade do Rio Grande e região.

É inadmissível que uma Universidade pública, patrimônio da humanidade, construída e defendida  ao  longo  da  história,  seja  espaço  de  práticas  antidemocráticas  e  de  incitação  à violência. Não é aceitável que, mesmo em um cenário de intensa polarização política, a imagem desta universidade seja manchada por manifestações de ódio, preconceito e intolerância. 

Manifestamos  nosso  veemente  repúdio  a  tais  iniciativas,  que  lamentavelmente  vêm ocorrendo dentro e fora da universidade, muitas vezes na forma de mensagens e símbolos de apologia à tortura, que caracterizam conduta criminosa.

A FURG, com o apoio da comunidade, se constituiu como universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade pela competência e dedicação de seus professores e técnicos, com a participação de milhares de estudantes provenientes de diversas regiões do país e que buscam aqui uma qualificada formação técnica e humanística.

A recente expansão e interiorização da FURG possibilitou o aumento de cerca de 6.000 novas vagas, 24 novos cursos de graduação e 30 de pós-graduação, o ingresso de mais de 500 servidores  públicos  entre  professores  e  técnicos  administrativos  em  educação.  Além  disso,  a infraestrutura  física  foi  triplicada  e  qualificada,  possibilitando  o  incremento  do  quadro  de trabalhadores  terceirizados  e  a  geração  de  um  grande  número  de  postos  de  trabalho  na construção civil. O impacto deste processo, para além do aspecto acadêmico, incide fortemente no cenário econômico e social dos municípios em que a FURG se insere, reforçando o papel da Universidade pública como importante ator no desenvolvimento local, regional e nacional.

É inaceitável que integrantes da comunidade que usufrui deste patrimônio da sociedade queiram desqualificá-la, utilizando-se de inverdades em redes sociais e propagando mensagens que depreciam o nome da universidade, ou de gestões que têm trabalhado com muito afinco e compromisso social para manter e ampliar a qualidade desta instituição.

São  muitas  as  gestões  que  ao  longo  da  história  contribuíram  com  a  construção  desta universidade  para  todas  e  todos.  Cada  uma  foi  e  é  fundamental  para  sermos  o  que representamos hoje nacional e internacionalmente. 

De nossa gestão, eleita e reeleita pela comunidade universitária, firmamos compromisso com a defesa da universidade laica, pública, gratuita, inclusiva, socialmente referenciada e de excelência, respeitando a sua vocação para os ecossistemas costeiros e oceânicos.

Nosso  compromisso  é  com  uma  universidade  democrática,  baseada  no  respeito  às  diversidades  e  nos  direitos  humanos.  Não  compactuaremos  com  qualquer  movimento  que venha a descaracterizar, com atos violentos e intolerantes, a natureza plural da FURG. 

Cleuza Maria Sobral Dias – Reitora
Danilo Giroldo – Vice-Reitor