Acesso ao Moodle 

Tutorial Moodle - como cadastrar-se na plataforma Moodle com e-mail da FURG.

 

 

Afastamento de Discentes

Deliberação 009/1985 do COEPE –Dispõe  sobre o afastamento de discentes na FURG

Rapidinho: Tens direito a te afastares do Curso por motivo de saúde, mudança de domicílio ou serviço militar. Basta abrir processo na Secretaria do Campus, preenchendo o requerimento que está na Deliberação e juntar os documentos pedidos.

 

 

Aproveitamento de Estudos

Deliberação 53/1999 do COEPE – Dispõe sobre o aproveitamento.

Rapidinho: Preenche este formulário de solicitação e abre o processo na Secretaria do Campus (dentro do prazo do Calendário Acadêmico!), juntando histórico das disciplinas cursadas contendo carga horária e conteúdos.

 

 

Avaliação das Disciplinas

Deliberação 38/1990 do COEPE – Dispõe sobre as avaliações e progressão no Curso.

Rapidinho: A Deliberação 38/90 estabelece quais disciplinas necessitam de exame e o valor da nota (Média) para aprovação. Consulta junto o sistema da disciplina (I ou II), que consta nas Informações Acadêmicas que tu acessas pelo sistemas.furg.

 

Histórico

Rapidinho: Teu Histórico do Curso (mesmo que ainda em andamento) pode ser retirado acessando o sistemas.furg; dentro do perfil Acadêmico-Aluno da Graduação, basta abrir a ferramenta ACADÊMICO > Aluno - Informações Acadêmicas e clicar em Histórico.

Importante: O documento já sai com uma Chave de Autenticidade que pode ser conferida no site da FURG, dispensando carimbo e assinatura.

 

 

Matrículas

Vide CURSOS – Como ingressar

Rapidinho: A primeira matrícula varia de acordo com o modo de ingresso na Universidade (ENEM/SISU, Vagas Ociosas, Transferência). Cada rematrícula semestral ou anual depende do Calendário Acadêmico.

Ah! Pra pedir o cancelamento da matrícula, o estudante tem de ir pessoalmente (ou mandar alguém com procuração reconhecida em cartório) à Pró-Reitoria de Graduação, com a cópia da identidade e o formulário de Solicitação de Cancelamento, preenchido e com assinatura reconhecida em cartório.

 

Presta atenção: cada modo de ingresso tem calendário e datas diferentes, além de documentação exigida. E presta atenção às normas pra cada ingresso, como documentação exigida, impossibilidade de acumular matrículas, cotas e outras.

 

 

Mobilidade Acadêmica

Deliberação 64/2013 do COEPEA – Dispõe sobre a Mobilidade Acadêmica na FURG Instrução Normativa 02/2014 – Procedimentos para a Mobilidade Acadêmica, com os Formulários dos Anexos 1, 2 e 3.

Rapidinho: Pra solicitar mobilidade, além de atender o que cada Edital estipula, o discente tem de estar matriculado e ter cumprido 10% dos créditos ou 50% da carga do 1º ano, e apresentar PLANO DE ATIVIDADES da mobilidade. Então, é só preencher os Anexos, juntar a documentação de cada Edital e abrir processo na Secretaria do Campus.

 

 

Nome Social

Instrução Normativa 04/2013 – Dispõe sobre Nome Social na FURG.

Rapidinho: é só abrir processo na Secretaria do Campus, dirigido à PROGRAD, requerendo o uso do prenome pelo qual és reconhecida/o e juntando cópia da identidade.

 

 

PROCURAÇÃO MODELO FURG

 

 

RED - Regime de Exercícios Domiciliares

Resolução 12/1982 - COEPE - Dispõe sobre  o RED na FURG.

Rapidinho: O RED pode ser solicitado por discentes que estejam no 8º mês de gestação, ou que estejam impossibilitados por motivo de saúde ao comparecimento.Basta abrir processo na Secretaria do Campus, com a documentação (atestados).

Presta atenção: O RED não se aplica a disciplinas ou atividades práticas, nem a estágios.

 

Rematrículas

Deliberação 57/1997 – Dispõe sobre a Matrícula

Rapidinho: a rematrícula é feita pelo www.sistemas.furg.br, dentro dos prazos de solicitação do Calendário Acadêmico.

Presta atenção: Caso algo dê errado, a primeira semana de aulas é o período de acerto de matrícula, onde deves procurar a Secretaria do Campus pra corrigir os problemas – sempre mediante aval da Coordenação do teu Curso!

 

 

Revisão de Notas

Deliberação 66/1996 – Dispõe sobre a revisão de notas de avaliações na FURG.

Rapidinho: Em até CINCO dias após a publicação das notas, podes entrar com o pedido de revisão da nota. É só protocolar processo na Secretaria do Campus, com a fundamentação técnica dessa revisão. Referência bibliográfica é sempre recomendável.

 

 

Segunda Chamada

Deliberação 96/2014 do COEPEA - Institui a Segunda Chamada na FURG e diz em que casos é possível.

Instrução Normativa 01/2014 PROGRAD - Define o procedimento para pedir Segunda Chamada (passo-a-passo)

Rapidinho: Em até 3 (TRÊS) dias após a prova ou entrega de trabalho, vai à Secretaria do Campus com o documento que prova aquilo que te impediu (Parágrafo Único do art. 1º), abre processo para a Coordenação do teu Curso.

 

 

Trancamento (de disciplinas ou total) 

Normas: Deliberação 058/1997 do COEPEA – Dispõe sobre o trancamento na FURG.

Rapidinho: Podes trancar alguma disciplina ou todas. Basta preencher o formulário (disponível AQUI), imprimir, assinar e abrir processo na Secretaria do Campus.

 

Presta atenção: Antes de abrir o processo de trancamento total, passa na Biblioteca e confere tua situação!  Os prazos para pedir trancamento estão todos no Calendário Acadêmico. Calouros (ingressantes) não podem pedir trancamento total!