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O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE está nucleado na área de concentração CAPES “Ensino de Ciências e Matemática” e tem como vocação inicial a preparação profissional docente de professores do Ensino Básico e Superior nestas áreas, através da formação interdisciplinar que associa os conhecimentos de tópicos específicos das ciências exatas, os conhecimentos didático-pedagógicos e as pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem. Isso se dá em função do perfil dos docentes envolvidos neste projeto, uma vez que grande parte deles é oriunda das áreas da Educação, da Matemática, da Física e da Química. Bem como, articula, em função desta origem, os conhecimentos pedagógicos e os conteúdos disciplinares das Ciências Exatas, aqui compreendidas como: a Matemática, a Física e a Química.

Outro aspecto relevante, que faz com que o Programa esteja nucleado nesta área de concentração, é o fato de que pretende promover a construção do conhecimento com o intuito de formar professores-pesquisadores que: i) problematizem, de forma crítica e reflexiva, suas práticas pedagógicas; ii) desenvolvam competências que os sensibilizem em relação às mudanças científicas e tecnológicas pelas quais atravessam a escola e a sociedade; e iii), com isso, possam contribuir para a melhoria e a qualificação do ensino e da aprendizagem no campo da educação em Ciências e Matemática.

Modalidade:
Mestrado Profissional

Área básica:
Ensino de Ciências e Matemática

Situação legal:
Aprovado pela CAPES em 05/01/2017
Aprovado pelo COEPEA/FURG em 17/03/2017

Habilitação:
Mestre em Ensino de Ciências Exatas

 

O Programa

Área de concentração:

Ensino de Ciências e Matemática

Linhas de Pesquisa:

1. Práticas e discursos pedagógicos

Descrição: Investiga e propõem estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar, relacionados ao ensino e a aprendizagem das Ciências Exatas e suas repercussões nas práticas e discursos pedagógicos, objetivando a ampliação e consolidação destes conhecimentos e a qualificação de professores do Ensino Básico e Superior.

2. Ensino e aprendizagem

Descrição: Este núcleo objetiva o estudo e o desenvolvimento de conceitos e metodologias aplicadas ao ensino e a aprendizagem das Ciências Exatas, tratando de questões relacionadas aos tópicos específicos da Matemática, Física e Química, objetivando contribuir na ampliação e consolidação destes conhecimentos.

Objetivo do Curso:

Como objetivo geral, este Pós-Graduação busca ofertar aos professores da Educação Básica e Superior uma possibilidade de preparação profissional pesquisador-docente em nível de mestrado na área do Ensino de Ciências Exatas, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas e práticas de caráter interdisciplinar que aproximem os conhecimentos e recursos da Universidade, com as práticas pedagógicas próprias do campo escolar contemporâneo. Com isso, almeja-se desenvolver e fomentar processos educacionais, que articulem conhecimentos teóricos e didático-pedagógicos próprios das Ciências Exatas, para a qualificação da ação docente e do processo de ensino e aprendizagem.

Como Objetivos Específicos, este Programa se propõe a:

  • Promover a formação de docentes pesquisadores no que tangem aos aspectos pedagógicos e de conhecimentos específicos das áreas das Ciências Exatas, por meio de ações que promovam o desenvolvimento de competências para a pesquisa em sala de aula, a prática docente reflexiva e o uso de práticas pedagógicas aplicadas a Química, Física e Matemática.
  • Oportunizar o acesso e o fomento a pesquisas e experiências inovadoras que envolvam a dinâmica do ensinar e do aprender, favorecendo a atualização permanente na área do Ensino das Ciências Exatas e sua articulação com a prática escolar exercida pelo docente pesquisador em seu campo profissional.
  • Promover o estudo e o desenvolvimento de materiais didáticos relacionados às Ciências Exatas, tais como mídias digitais (vídeos, blogs, páginas, simuladores, ...), experimentos, sequências didáticas, jogos, objetos de aprendizagem, dentre outros.

Perfil do profissional a ser formado:

Ao concluir este curso de Pós-graduação, o egresso deve ter desenvolvido conhecimentos específicos e pedagógicos adquiridos por meio da realização das diferentes disciplinas, bem como, por seu envolvimento em pesquisas no âmbito educacional. Tais conhecimentos devem proporcionar que este sujeito problematize, de forma crítica e reflexiva, suas práticas pedagógicas, que desenvolva competências que o sensibilize em relação às mudanças científicas e tecnológicas pelas quais atravessa a escola contemporânea e, que, com isso, possa contribuir para a melhoria e inovação do ensino e da aprendizagem no campo da Educação em Ciências Exatas.

Créditos:

Para defesa de dissertação o estudante deve ter cumprido, pelo menos, 24 créditos distribuídos entre as disciplinas obrigatórias e as opcionais. A defesa da dissertação corresponde a 6 créditos, totalizando assim, um mínimo total de 30 créditos.

Prazo para defesa:

O curso terá uma duração média de quatro semestres letivos, 24 meses, com mínimo para conclusão de 12 meses e máximo de 30 meses.