A Comissão Especial para a Elaboração do Regimento do Campus convida toda a comunidade acadêmica do Campus FURG-SAP para a Terceira Plenária sobre o Regimento, a realizar-se no dia 04 de setembro, a partir das 08:30h na Sala de Webconferência do Polo Universitário. Na ocasião será apresentada a Proposta Preliminar do Regimento (acessa aqui!) que será levada ao Plebiscito da comunidade.

Contamos com a presença de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CATEGORIAS MACROESTRUTURAIS DO REGIMENTO (MACROESTRUTURA)

 

DISPOSIÇÕES INICIAIS
Histórico, Vocação, Finalidades do Campus
 
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E GESTÃO
Conselho, Câmaras do Conselho
Coordenações dos Cursos
Secretarias
Administração
Direção
Organograma

ESTRUTURA FÍSICA
 
COMUNIDADE ACADÊMICA
Quem é?
Representação
    Direitos        
 
OUTRAS ESTRUTURAS PRESENTES NO CAMPUS
SIB    
PRAE/CAE    
NTI    
Pró-Reitorias
Comissões
 
PATRIMÔNIO E ORÇAMENTO

 DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

 

CRONOGRAMA DA ELABORAÇÃO DO REGIMENTO

 

ATIVIDADE

DATA / PERIODO

Reunião de definição da Pauta dos Trabalhos da Comissão

02 de maio

Reuniões e elaboração da macroestrutura com os Campi SLS e SVP

De 03 a 24 de maio

Reunião de Organização da Primeira Plenária

05 de junho

Realização da Primeira Plenária

07 de junho, pela manhã

Período de recebimento das contribuições da Comunidade Universitária

08 a 14 de junho

Elaboração e ampla divulgação do Documento-Síntese e das regras de votação

15 a 27 de junho

Reunião de organização da Segunda Plenária

Entre 20 e 22 de junho

Realização da Segunda Plenária

29 de junho

Período de recebimento de sugestões e emendas ao Documento-Síntese

02 a 23 de julho

Elaboração da Proposta Preliminar do Regimento na Comissão

24 de julho a 06 de agosto

Divulgação da Proposta Preliminar, debates e recebimento de contribuições dos Segmentos e Setores, e organização da Terceira Plenária

06 a 31 de agosto

Realização da Terceira Plenária

04 e 05 de setembro

Plebiscito de aprovação da Proposta Preliminar

14 e 15 de setembro

Elaboração da Minuta do Regimento e encaminhamento ao Conselho

De 17 a 27 de setembro

Encaminhamento do Processo (com a Minuta do Regimento e Parecer final) ao Conselho

28 de setembro

Votação no Conselho do Campus

05 de outubro de 2018.

 

 

 

 

 

No último dia 30, foi realizada no Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP) a “Primeira Plenária sobre o Regimento Interno (RI) do Campus FURG-SAP”. Na ocasião, a Comissão Especial que desenvolve a proposta do Regimento apresentou à comunidade acadêmica local o trabalho desenvolvido até agora, especialmente sobre o processo de participação de todos os docentes, técnicos e discentes na elaboração do documento.

Na oportunidade, o técnico em educação Lizandro Mello, relator do projeto, esclareceu aspectos sobre a finalidade do documento, regimento e estatuto da FURG e a metodologia que está orientando as diversas etapas do trabalho.

Também destacou aos docentes, técnicos e discentes presentes no evento as categorias macroestruturais aprovadas em conjunto pelas três Comissões Especiais dos campi da FURG fora do município do Rio Grande (Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar), no encontro do último dia 23 de maio. Estas categorias buscam a ordenação de uma macroestrutura única para todos os Regimentos Internos dos Campi.

O diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, que preside a Comissão Especial do Regimento Interno, salienta que a comunidade acadêmica de Santo Antônio da Patrulha terá o prazo até o dia 14 de junho para encaminhar suas sugestões para o texto do Documento-Síntese, que é a primeira etapa de elaboração do Regimento.

A comissão especial do RI é constituída ainda pelos professores Karin Ritter Jelinek e Leandro Sebben Belicanta, pela técnica Marcia Helena Scherer Kurz e pelos estudantes Larissa Morgana Ferreira Scopel e Marcos Vinicius Gust Gund.

Estão previstas mais duas Plenárias e um plebiscito para análise do documento final antes de ser apreciado no Conselho FURG-SAP no dia 5 de outubro.

O prazo final para a conclusão do Regimento e encaminhamento ao Conselho Universitário é 10 de outubro do corrente ano.

 

 

 

Prezados servidores e estudantes

 

Pelo presente, convidamos todos os servidores e estudantes do Campus FURG-SAP para participar da Primeira Plenária sobre a construção do nosso Regimento, quando serão prestados esclarecimentos sobre o processo de elaboração do documento, discussões temáticas e contribuições ao texto.

 

Pauta:

 

  • Relacionamento dos campi fora do município do Rio Grande e o campus sede.
  • O que é o Regimento do Campus?
  • Como será discutido e redigido o Regimento do Campus? (Metodologia)
  • Como a Comunidade Acadêmica do Campus FURG-SAP participará na redação e elaboração do texto do Regimento? 
  • Apresentação da Macroestrutura comum aprovada pelos três Campi fora da sede (Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha).

 

Mesa Organizadora: Antônio Valente, Karin Jellinek, Leandro Bellicanta, Lizandro Mello, Márcia Kurz, Larissa Scopel e Marcos Gund.

Data: 07/06/2018

Horário: 9 horas

Local: sala 4

 

Att

 

Comissão Especial de Elaboração do Regimento do Campus FURG-SAP

 

 

 

 

 

 

 ATENÇÃO

DEVIDO À SUSPENSÃO DAS AULAS DE 25 A 30/05/2018, A COMISSÃO ESPECIAL DE ELABORAÇÃO DO REGIMENTO DECIDIU CANCELAR A REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA PLENÁRIA DO REGIMENTO QUE SERIA REALIZADA EM 30 DE MAIO À TARDE.

SERÁ DIVULGADA NOVA DATA DA REALIZAÇÃO DESTA ETAPA DO REGIMENTO AQUI NO SITE ( WWW.SAP.FURG.BR/REGIMENTO )

 

Encontro dos Campi SAP, SLS e SVP discute a elaboraçao dos seus Regimentos

No último dia 23 de maio, representantes das Comissões Especiais que desenvolvem as propostas dos Regimentos para os três Campi da FURG fora do município do Rio Grande, Campus FURG-SAP (Santo Antônio da Patrulha), Campus FURG-SLS (São Lourenço do Sul) e Campus FURG-SVP (Santa Vitória do Palmar), estiveram reunidos em São Lourenço do Sul para um primeiro encontro coletivo sobre o trabalho das três comunidades acadêmicas.

O encontro possibilitou o intercâmbio de experiências e a apresentação dos resultados preliminares obtidos pelas três Comissões, bem como a identificação de aspectos comuns aos três Campi que poderão ser analisados e regulamentados em conjunto.

Na ocasião, foi apresentada também a metodologia que está sendo aplicada em cada campus e aprovada as categorias que constituirão a macroestrutura em comum nos três regimentos.

As Comissões Especiais para Elaboração dos Regimentos têm o prazo até o dia 10 de outubro para concluir os trabalhos no âmbito dos Campi.

 

 

 

 

Prezados Docentes, Discentes e Técnicos do Campus:

 

Está em andamento um novo degrau da consolidação do Campus SAP, que é a montagem do nosso Regimento Geral do Campus. A Comissão encarregada dessa tarefa elaborou uma metodologia que prevê ampla participação de toda a Comunidade Acadêmica (docentes, discentes e TAE) em etapas de proposição, deliberação e votação. Assim, está prevista a realização dos seguintes eventos que deverão contar com a presença e a atuação participativa de toda Comunidade Acadêmica:

 

ENCAMINHAMENTO DE SUGESTÕES E PROPOSTAS

A partir da realização da Primeira Plenária, a Comissão abrirá espaço para o recebimento de sugestões da Comunidade Acadêmica para o Regimento. Elas poderão ser individuais (até a Segunda Plenária) ou coletivas – elaboradas a partir de um segmento, setor, representação, etc. Todas as sugestões deverão ser encaminhadas pelo canal que será disponibilizado aqui no site do Campus, e serão avaliadas pela Comissão.

 

PRIMEIRA PLENÁRIA SOBRE O REGIMENTO DO CAMPUS

No dia 30 de maio, à tarde, (Data alterada devido à suspensão das aulas entre 25 e 30 de maio)   haverá uma Plenária (ou seja, reunião aberta de toda a comunidade do Campus) para apresentar o contexto geral das normas da Universidade, falar sobre o Regimento (sua composição, necessidade, objetivos, etc) e orientar a comunidade sobre como participar de todo o processo.

 

SEGUNDA PLENÁRIA SOBRE O REGIMENTO DO CAMPUS

Nos dias 28 e 29 de junho será realizada uma Segunda Plenária, onde serão debatidas a macroestrutura do Campus e as categorias do Documento-Síntese que é o primeiro esboço do Regimento. As categorias compreendem os grandes temas que devem ser tratados no regimento; e a macroestrutura será o núcleo fundamental da estrutura e das normas do Regimento, tido em comum dentre os três Campi fora de sede (além de SAP, São Lourenço e Santa Vitória).

 

TERCEIRA PLENÁRIA SOBRE O REGIMENTO DO CAMPUS

A última Plenária sobre o Regimento será realizada nos dias 04 e 05 de setembro. Nela, será apresentada a Proposta Preliminar de Regimento, elaborada com todas as decisões e sugestões encaminhadas pela Comunidade Acadêmica do Campus. Essa Plenária elaborará, o texto a ser votado no Plebiscito, com a apresentação e deliberação de emendas encaminhadas coletivamente.

 

PLEBISCITO DO REGIMENTO DO CAMPUS

A Comunidade Acadêmica deverá votar, no formato plebiscitário, a Proposta Preliminar de Regimento encaminhada na Terceira Plenária. Essa votação será feita nos dias 13 e 14 de setembro e encaminhará o documento a ser levado ao Conselho.

 

VOTAÇÃO NO CONSELHO DO CAMPUS

A partir do resultado do Plebiscito, a Comissão encaminha a Proposta Preliminar votada, com parecer detalhado ao Conselho que deve homologar o Regimento e propô-lo ao CONSUN.

 

 

Participar é importante, é vital para que o Regimento tenha a força da vontade da Comunidade Acadêmica do Campus FURG-SAP.

Participa!