FURG reinicia as atividades de ensino para período emergencial de forma remota

 

Pelo presente, a direção do Campus FURG-SAP divulga os principais tópicos da notícia divulgada, hoje, no site da FURG sobre a retomada das atividades de ensino na forma remota para o período emergencial.

Mais informações poderão ser obtidas em https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/furg-reinicia-as-atividades-de-ensino-para-periodo-emergencial-de-forma-remota.

 

A FURG aprovou na manhã desta quarta-feira, 29, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), o Calendário Emergencial 2020-2021, que estabelece a retomada das atividades de ensino na universidade de forma remota.

Na proposta aprovada por unanimidade ficou estabelecido que no dia 14 de setembro (segunda-feira) inicia o Período Emergencial 2020/1, terminando no dia 5 de dezembro, e prevê período de exames de 7 a 17 de dezembro. 

O Período Emergencial 2020/2 inicia no dia 8 de fevereiro de 2021 (segunda-feira), termina no dia 19 de maio e prevê exames de 20 a 31 de maio. 

Foi aprovado ainda o recesso do período emergencial de 1 a 26 de janeiro de 2021. 

O início do primeiro semestre do ano letivo de 2021 está previsto para o dia 21 de junho do próximo ano. 

Para chegar ao texto final foram realizadas várias reuniões com o Comitê de Graduação (Comgrad), composto pelas Coordenações de Curso, as direções de Unidades Acadêmicas e Campi e a Aprofurg Seção Sindical para avaliação de projeções de datas e a proposta aprovada hoje de calendário emergen

Diretrizes para o ensino remoto

 

Quanto às normas que embasaram a volta das atividades, no dia 10 de julho, o Coepea aprovou por unanimidade as diretrizes gerais para os ensinos de graduação e pós-graduação lato (especializações/residências) e stricto sensu (mestrados/doutorados). Os documentos trazem um conjunto de regramentos acadêmicos, em caráter emergencial, para o atual momento sanitário.

 

As novas diretrizes possibilitam, conforme explica a reitora, a continuidade das atividades de ensino dos cursos de graduação e pós-graduação, em caráter emergencial, mediadas pelas tecnologias de informação e com uso de metodologias ativas. As deliberações também preveem, quando for possível, a retomada das atividades presenciais, de acordo com as atualizações do Plano de Contingenciamento da FURG e as orientações das autoridades de saúde. "As normativas acadêmicas organizam a vida do estudante, asseguram seus direitos e deveres e dão conta deste período emergencial. A flexibilização dessas diretrizes nos ampara neste momento de pandemia e também para quando retomarmos algumas atividades presenciais" esclarece.

Notícias do Campus