por Claudia Laguna

Quartos são mobiliados adequadamente para acolher dois estudantes

Inaugurada em abril de 2022 a Casa do Estudante Universitário do campus FURG-SAP, localizada na Unidade Bom Princípio, já está sendo ocupada por seus moradores. São 27 acadêmicos, entre graduandos e pós-graduandos, vindos de Moçambique (África), Paraná, Belém do Pará, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, bem como de outras cidades do Rio Grande do Sul, que hoje estão residindo na casa construída para abrigar 60 estudantes.

A edificação é um projeto padrão da universidade, realizado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), e conta com 30 quartos e 6 banheiros, distribuídos em 3 andares, ou seja, cada andar tem duas alas com 5 quartos e 1 banheiro, além de 2 cozinhas, hall de entrada, sala de estudos, área de serviço e sala de convivência com TV e mesa de jogos. Os moradores também contam com uma biblioteca com livros doados pelos professores da instituição e várias bicicletas que permitem o deslocamento ao centro da cidade para compras de mantimentos e necessidades básicas.

Para viver de uma maneira organizada em uma formação como a CEU-SAP os alunos estabeleceram comissões com determinadas representações para definir os trabalhos com a Casa de forma que cada um tem a sua função dentro da morada. Assim, eles dividem tarefas e a manutenção do prédio da seguinte maneira: financeiro, habitação e limpeza. Cada comissão tem seus papéis e ocupações claras e designadas, com responsabilidades e deveres a serem cumpridos e respeitados para o bom funcionamento do espaço.

A CEU-SAP também conta com um representante geral, que foi escolhido por Assembleia Geral, entre os moradores. Hans Carlos Ramsés Ramires é natural do Paraná e é acadêmico de Engenharia Agroindustrial Agroquímica. Como diretor, ele representa a casa em assuntos de interesse junto a direção do campus e na comunidade em geral.

Os moradores da CEU estão sempre buscando participar de atividades extracurriculares oferecidas pelo campus ou em projetos em que a FURG está envolvida na comunidade de Santo Antônio da Patrulha. Além de muitos planos que estão sendo desenvolvidos, o próximo a ser colocado em prática é a participação na Acolhida Cidadão 2022/2 com o Campeonato de Vôlei de Areia, totalmente realizado pela equipe de alunos da CEU-SAP.

Para segurança dos acadêmicos, que estão longe de suas casas e famílias, a CEU conta com guarda 24 horas 7 dias por semana exigindo apresentação de documento de identidade com foto, para entrada nas dependências da casa, com exceção dos moradores.

Muito engajados e animados, os acadêmicos têm projetos de levar ainda mais cor e vida para a CEU, com ideias autorais, mão na massa e muita parceria, eles pretendem construir móveis de pallet com estofados impermeáveis, fazer paisagismo em frente ao prédio e um jardim de inverno na parte interna da casa.

 Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

 

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus