por Fernando Halal

O Parque Científico e Tecnológico - Oceantec, por meio da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) da FURG divulga o edital de pré-incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 15 de setembro.

A pré-incubação na Innovatio compreende um conjunto de atividades para estimular o empreendedorismo e a inovação tecnológica. A pré-incubação objetiva preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase no desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços. Ao final do processo de pré-incubação, os empreendedores estarão aptos a elaborar e validar um modelo de negócios, criando uma empresa de base tecnológica (startup) contando com o apoio de assessorias técnicas.

As propostas podem ser enviadas por estudantes de cursos de graduação ou pós-graduação da FURG e por pessoas físicas, com ou sem vínculo com a universidade, que desejem desenvolver sua ideia de base tecnológica na Innovatio.

Podem participar até 15 projetos, assim chamadas as propostas que visam virar empresas, atendendo preferencialmente aos municípios onde a FURG possui campus (Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha).

A pré-incubação será realizada totalmente no ambiente virtual, e oferta um conjunto de atividades práticas durante os meses de outubro e novembro, conforme Anexo 1 do Edital de Pré-incubação, que pode ser acessado aqui (aba pré-incubação).

Inovando neste ano, a pré-incubação, além de contar com a expertise do Programa Sebrae X para compor a Trilha de Aprendizado, conta com a participação da empresa Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones (CMPC) como apoiadora. Com isso está sendo proposto um processo de Inovação Aberta que pode auxiliar as startups na validação de sua tecnologia e do modelo de negócios, proporcionando maior celeridade no seu desenvolvimento.

O modelo de negócios da CMPC abrange as seguintes áreas: Florestal, Administrativo, Industrial e Comercial. Salienta-se que as propostas apresentadas para a pré-incubação precisam ter base tecnológica e não necessariamente estar alinhadas ao modelo de negócios da CMPC, estando o processo de pré-incubação aberto a qualquer proposta que tenha base tecnológica e que atenda aos critérios descritos nesse edital.

Mais informações podem ser obtidas no site da innovatio, onde podem ser acessados o edital e o formulário de inscrições.

Edital_Pr_Incubao_2022_1_1.pdf

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus