por Claudia Laguna

Ação tem como objetivo propiciar aos docentes da Educação Básica apoio didático-pedagógico

O projeto de extensão XIV Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (MCCSAP), promoveu nos dias 9, 16 e 22 de agosto, três eventos formativos para formação continuada de professores da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e do Ensino Médio das escolas da rede pública do município. Os encontros foram realizados na Unidade Cidade Alta do campus FURG-SAP, e contaram com a presença do coordenador do projeto, professor Charles Guidotti (IMEF); professora Caroline Braga Michel (IE); acadêmicos Antônio Miguel Gomes Lima, Sthefani dos Santos Silva e Luísa Reinheimer Kreche.

De acordo com o professor Charles Guidotti, a ação teve como objetivo propiciar aos docentes da Educação Básica apoio didático-pedagógico, visando potencializar os processos de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de projetos investigativos. Nos encontros os professores discutiram questões da ciência na educação infantil e nos anos iniciais, bem como as potencialidades e limitações do desenvolver projetos investigativos em sala de aula. 

As aulas encerraram a etapa de formação dos professores da cidade, que iniciaram em junho com o 1º Ciclo de Lives Formativas sobre Feiras e Mostras Científicas. 

Ainda estão previstas no cronograma do projeto, durante o mês de setembro, oficinas de divulgação e popularização da Ciência para estudantes da Educação Básica e o 2° Minicurso online de formação de Avaliadores para Feiras e Mostras Científicas.

A etapa municipal da XIV MCCSAP está prevista para acontecer nos dias 26 e 27 de outubro deste ano.

O projeto tem o apoio do Programa de Extensão da FURG e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A programação completa e mais informações sobre a mostra estão disponíveis em www.mostrasap.furg.br

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno. 

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus