por Claudia Laguna

Acadêmicos projetaram e construíram dispositivos em sala de aula

Os professores estão sempre buscando diferentes maneiras de demonstrar aos seus alunos como as teorias discutidas em sala de aula se aplicam à realidade. Desta vez, na disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, do curso de Engenharia de Produção, os docentes Ricardo Gonçalves de Faria Corrêa, Ismael Cristofer Baierle e Beniamin Achilles Bondarczuk inovaram com um projeto bastante inusitado onde se propôs que os alunos projetassem e construíssem catapultas.

Para tanto, foi desenvolvida a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL - Project Based Learning) e foi proposto que os alunos fizessem o projeto das catapultas com atributo de variação da distância de lançamento entre dois e quatro metros.

Para o professor Ricardo, a experiência foi válida, pois os acadêmicos aprenderam com o desenho quais são as etapas, atores e componentes de um projeto, além de descobrir que para ter um produto finalizado não basta construí-lo, mas antes é necessário projetá-lo.

Ademais, eles também buscaram relacionar as dez áreas da Engenharia de Produção com o desenvolvimento do projeto, bem como seus conceitos.

Os alunos calcularam a equação da reta a fim de estimar o local de pouso da bolinha que seria arremessada e, assim que as catapultas ficaram prontas, uma competição foi iniciada com os projetos desenvolvidos por eles.

A disciplina foi encerrada com a disputa de catapultas, onde elas foram desafiadas a acertar alvos que tinham suas posições variando a distância entre dois a quatro metros da base do lançador.

Apesar da simplicidade do dispositivo proposto, vários cuidados e atividades existentes na condução de experimentos industriais se fazem presentes neste jogo. Isto por sua vez, possibilita trabalhar de modo lúdico vários conceitos importantes da teoria e prática da disciplina.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

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