por Claudia Laguna

Campus recebeu exposições de artistas no saguão do prédio de salas de aulas da Unidade Bom Princípio

Para celebrar o aniversário da FURG, Santo Antônio da Patrulha recebeu nesta quarta-feira, 17, a Trilha Multicultural, um evento que objetiva promover o encontro e o diálogo entre a comunidade acadêmica. O campus patrulhense foi o último, dos três fora da sede, a receber a atividade.

Direção, docentes e discentes, além de uma comitiva rio-grandina liderada pelo reitor, professor Danilo Giroldo, participaram de exposições artísticas e culturais, no saguão do prédio de salas de aulas da Unidade Bom Princípio.

A exposição de Tirinhas “Recomeçar” do cartunista Wagner Passos prendeu bastante a atenção do público. O projeto foi lançado na Feira do Livro da FURG deste ano e já visitou as quatro edições da Trilha Multicultural, começando em Rio Grande, passando por São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e terminará na área de Saúde em Rio Grande. Segundo a diretora de Arte e Cultura da FURG, Débora Medeiros do Amaral, este trabalho foi desenvolvido no contexto da pandemia e tem afetado muito as pessoas, pela sensibilidade, estética, texto crítico e potente que apresenta aonde o autor vai conversando com a vida através de cada traçado e de cada palavra.

Outro grande momento da trilha foi o projeto "Linguagem e Fotografia: mulheres e homens campesinos em foco", de responsabilidade da vice-diretora do campus, professora Darlene Webler, e vinculado ao Programa “Nas Trilhas do Empreendedorismo Social”. O programa foi desenvolvido, ao longo de 2018, na comunidade de Serraria Velha, pelo Grupo de Empreendedorismo Social (GES), sendo coordenado pelas alunas Tatiani Krech e Aline Oliveira, dando origem à primeira exposição fotográfica da programação dos 10 anos da FURG-SAP, ocorrida em março e abril de 2019. O responsável pelo ensaio fotográfico foi Guilherme Jaques, integrante do GES e ex-aluno de licenciatura em Ciências Exatas do campus.

A Zine Marítimas Volume 3 - Terra plena: “mulheres enraizadas num mar de areia”, também veio diretamente de Rio Grande para abrilhantar a Trilha Multicultural. A publicação nasceu em 2021 com a proposta de uma construção coletiva para dar visibilidade a escrita e a arte de 15 mulheres através de poemas, contos e imagens onde elas expõem suas veias artísticas através das páginas da revista.

Em um mural, expostas em papéis coloridos, frases de alunos de escolas de ensino médio de Santo Antônio da Patrulha, sobre qual a opinião deles a respeito de uma universidade pública puderam ser observadas. Elas foram oriundas de um projeto desenvolvido entre os anos de 2014 e 2015 pela ex-professora do campus, psicóloga Gabriela Martins, e seguem bastante atuais nos dias de hoje.

O projeto Percurso Africano, Andanças Culturais, liderado pelo artista Jonas foi lançado, durante a Trilha Cultural patrulhense, seguindo para a Fenacan onde algumas obras foram expostas no estande da FURG na feira. Segundo, Jonas, a execução do projeto também tem um espaço planejado para a formação básica de professores do município de Santo Antônio da Patrulha.

Em sua breve fala, o reitor lembrou que as comemorações foram antecipadas por conta do final do semestre e que finalmente está sendo possível comemorar esta data de forma presencial, visto que a pandemia já não coloca tantos impedimentos e restrições em eventos.

Danilo também aproveitou a visita para fazer uma reunião com todos os servidores, com o objetivo de discutir os principais temas que influenciam a realidade do campus, e apresentar um estudo feito sobre a evasão na FURG. “A ideia agora, durante as Trilhas, é aproveitar um pouco. Celebrar o aniversário da FURG, que é importante, apesar do cenário de dificuldade que a gente vive”, destacou.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus