por Claudia Laguna

Matéria discute estratégias dos gestores para a montagem de sistemas produtivos

O professor Carlos Honorato Schuch, que ministra a disciplina de Gestão de Operações e Logística, está buscando uma nova forma de trabalhar os conceitos da cadeira com seus alunos do curso de Engenharia Agroindustrial da FURG, campus de santo Antônio da Patrulha. Com muita criatividade, o docente criou espécie de competição entre os discentes, dividindo-os em equipes que são chamadas de “fábricas”, onde eles terão a experiência de gerenciamento da manufatura.

Nesta aula são trabalhados os temas Sistemas de Operações (fordismo e toyotismo); Sistemas Logísticos (infraestrutura e gestão) e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Estes assuntos são estudados teoricamente com leituras, apresentações e debates em sala de aula, principalmente quanto à eficácia das diferentes ferramentas de gestão dos sistemas e após, são apresentados exemplos e a evolução histórica.

No final do semestre são feitas simulações dos diferentes sistemas e ferramentas, numa competição entre duas fábricas, onde dois alunos também são escolhidos como gerentes para administrar as duas firmas. Paralelamente são discutidas as estratégias dos gestores para a montagem dos sistemas produtivos.

A competição é sobre a qualidade da montagem dos produtos e o tempo de fabricação.  A simulação da fábrica, realizada em sala de aula, serve tanto para testar as ferramentas de gestão como os próprios sistemas de produção.

Para o professor, “os alunos podem vivenciar de forma prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula”.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus