Análise tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino na universidade

Alunos e alunas do campus da Universidade Federal do Rio Grande de Santo Antônio da Patrulha terão a oportunidade de avaliar seus professores, neste semestre, através da Avaliação Docente pelo Discente. A ação é um processo avaliativo coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), onde o estudante da FURG avalia o desempenho docente em diversos aspectos referentes às aulas ministradas no período letivo. A participação é via Sistemas FURG, na aba “Avaliação do Docente” e o período de avaliação é de 11 de julho a 14 de agosto.

Para participar basta estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD. Para responder a avaliação, é necessário acessar o Sistemas FURG, entrar na aba “Avaliação do Docente/Turmas” e depois clicar em “Avaliar”. Serão avaliadas todas as disciplinas semestrais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD, do 1º semestre letivo de 2022. É importante destacar que na ADD as respostas são sigilosas, não existindo possibilidade de identificação nominal de quem fez a avaliação.

Esta avaliação, realizada de forma sistemática pela FURG desde o ano 2000, tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino na universidade, através da análise crítica por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar o desempenho docente.

 

Dessa forma, instrumentaliza as coordenações de cursos, as direções das unidades acadêmicas e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) no sentido de criar mecanismos que venham a contribuir para a melhoria na relação docente–estudante e na práxis do ensino-aprendizagem.

Quem será avaliado e quando será divulgado o resultado?

Serão avaliados todos os professores que ministraram aulas nas disciplinas cursadas durante o período letivo avaliado. Os resultados são disponibilizados no Sistemas FURG, no menu Avaliação do Docente/Turmas - Resultados. O estudante tem acesso à informação de como ficaram as médias gerais das questões na FURG, no curso, e na unidade acadêmica do seu curso.

Os resultados da ADD são disponibilizados após o término do período letivo.

Análise dos resultados

A unidade acadêmica e a coordenação de curso, de posse dos resultados, analisam e elaboram um relatório contendo também ações previstas para melhoria das atividades de ensino dos seus docentes. A CPA sugere a realização de seminários ou conversas com a comunidade acadêmica acerca dos resultados e ações planejadas.

Todos os comentários colocados pelos estudantes são lidos pelos gestores e docentes. Eles ficam disponíveis à direção da unidade acadêmica do curso, à coordenação do curso e cada docente tem acesso aos comentários colocados na sua avaliação.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

HORÁRIO DO TRANSLADO UCA-UBP EM 28/11

Último horário da manhã: 12:20 h

INTERRUPÇÃO À TARDE EM FUNÇÃO DA COPA (PORTARIA 9763 DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA)

Primeiro horário da noite: 18:40 h

Notícias do Campus