As atividades complementares são um conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a ampliação de conhecimentos em áreas correlatas à sua formação, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências, contribuindo com a sua formação. 

 

Algumas atividades que se enquadram nessa categoria são:

  • participação em congressos científicos, fóruns, feiras;
  • participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • apresentação de trabalhos científicos;
  • organização de eventos;
  • outros.

 

 

Os alunos do curso de Engenharia Agroindustrial - Agroquímica devem cumprir uma carga horária mínima de 180 horas em atividades complementares, conforme resolução aprovada pelo Núcleo Docente Estruturante do curso no ano de 2015. 

 

As atividades previstas estão listadas na Tabela abaixo:

 

Tipo de Atividade

Nº Horas

Máx. Horas

Estágio não-obrigatórios

10% das horas

48

Curso de Extensão (de 10 a 30 horas)

5

15

Monitorias - 1 semestre

15

90

Projeto de Ensino - 1 semestre

15

90

Projeto de IC - 1 semestre

15

90

Projetos de Extensão - 1 semestre

15

90

Participação em Semana Acadêmica

10

50

Palestras técnicas

2

10

Congressos, seminários, feiras e mostras

5

15

Apresentação de trabalhos científicos

10

40

Organização de eventos

5

25

Publicação artigo - Qualis A ou B

20

60

Experiência profissional correlata a formação

10

60

Outros (especificar)

 

 

Para auxiliar no gerenciamento das horas em atividades complementares, a coordenação de curso disponibiliza uma planilha auxiliar para gerenciamento das atividades, as quais serão computadas no histórico do aluno pela coordenação, mediante apresentação dos certificados e documentos comprobatórios das atividades realizadas.

 

 

Os alunos do curso de Engenharia Agroindustrial - Indústrias Alimentícias não precisam cumprir uma carga horaria mínima em atividades complementares, as quais possuem caráter voluntario para os alunos do curso. 

 

As atividades são, contudo, recomendadas pela coordenação de curso, pois favorecem o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e competências, importantes para a formação do aluno.

 

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