As instalações físicas do Campus FURG-SAP

O Campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em Santo Antonio da Patrulha, denominado Campus FURG-SAP é constituído atualmente por duas unidades: Unidade Cidade Alta e Unidade Bom Princípio.

As duas unidades distanciam-se cerca de 5 km de distância.

As atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas em ambos os locais, necessitando de um atendimento contínuo de transporte coletivo público nos dois turnos do dia.

Esse translado, realizado em caráter provisório pela Universidade Federal do Rio Grande durante os anos de 2015 e 2016 e pelo apoio de um ônibus da Secretaria Municipal de Educação nas primeiras semanas do ano letivo de 2017, contará a partir do dia 15 de maio do corrente ano com o serviço definitivo de linhas de ônibus a ser implementado pela empresa SUDESTE em atendimento à solicitação da própria Universidade e com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta para atendimento a esta demanda envolve o aproveitamento de linhas de ônibus já existentes no município com pequenas alterações nos seus trajetos e a colocação de novas linhas nos horários intermediários da manhã e da tarde, já que o translado de estudantes e servidores nestes horários precisam ocorrer em ambos os sentidos, ligando as duas unidades.

Um aspecto muito relevante da proposta é que estas novas linhas não serão exclusivas para o uso da comunidade acadêmica, pois irão beneficiar sobremaneira à população patrulhense, já que atenderá aos bairros da área urbana que até a presente data ainda não contavam com transporte coletivo público.

Também estão sendo realizadas tratativas para melhoria e posterior pavimentação na Avenida Coronel Francisco Borges de Lima, logradouro público que dá acesso à Unidade Bom Princípio.

 

 

A unidade Cidade Alta

A Unidade “Cidade Alta” situa-se na rua Barão do Cahy, número 125, no bairro Cidade Alta, ocupando o prédio da antiga escola Barão do Caí, acrescido de um prédio de dois pavimentos destinados à laboratórios e da construção de mais duas salas de aulas no segundo pavimento da edificação original. Neste complexo, funciona também o Polo Universitário Santo Antônio, onde a FURG também atua desde 2004 com cursos à distância.

            A Unidade Cidade Alta, que possui construções para acessibilidade como rampa de acesso e elevador, é constituída pela secretaria, biblioteca, salas de aulas, salas de permanência dos docentes e técnicos, sala da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis destinada à assistência dos estudantes, inúmeros laboratórios, uma cantina, quadra esportiva, depósito para produtos químicos e amplo estacionamento.

            Esta unidade conta ainda com o apoio dos espaços físicos da Polo Universitário Santo Antônio, localizado no mesmo complexo de edificações e onde funcionam laboratórios de informática, sala de artes e uma sala para teleconferências.

Salas de aulas

No complexo da Cidade Alta estão disponíveis 4 salas de aulas, equipadas com aparelhos multimídia e condicionamento de ar. Duas delas encontram-se no pavimento térreo e as demais, construídas recentemente, no segundo pavimento da edificação.

 01

 Uma das salas de aulas da Unidade Cidade Alta.

 

Biblioteca do Campus FURG-SAP

A biblioteca do Campus FURG-SAP integra o Sistema de Bibliotecas (SiB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação, e tem como missão: "viabilizar o acesso e o uso da informação à comunidade acadêmica da FURG, contribuindo para o crescimento e a qualidade da educação, da pesquisa e da extensão nesta Universidade".

O SiB busca, através do acesso à informação que proporciona, servir de fonte de informação para a realização de projetos e ações de ensino, pesquisa, extensão, além de subsidiar o entretenimento e o lazer à comunidade acadêmica e externa, cumprindo caráter técnico, cultural e social, uma vez que visa atender às necessidades informacionais, tanto do público interno quanto externo à universidade.

O sistema conta com um acervo constituído por diversos tipos de materiais: livros, periódicos, CD-ROMs, DVDs, bases de dados, mapas, obras em braille, entre outros, que abrange as diversas áreas do conhecimento. O acervo de todo o sistema pode ser consultado, via Internet, através da base de dados bibliográficos ARGO, no endereço eletrônico: https://argo.furg.br/.

Além das suas coleções de periódicos, o SIB disponibiliza terminais de acesso ao Portal da CAPES, o qual possibilita a consulta online ao texto completo de periódicos nacionais e estrangeiros e bases de dados referenciais.

O SiB é é composto por uma Biblioteca Central, sua sede administrativa, e mais 7 bibliotecas setoriais, atendendo 5 Campi em quatro municípios. Os alunos da FURG têm acesso a qualquer uma destas bibliotecas.

BIBLIOTECA

CAMPUS

LOCALIZAÇÃO

Biblioteca Central Prof. Hugo Dantas da

Silveira

Campus Carreiros

Rio Grande-RS

Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em

Educação Ambiental Sala Verde Judith

Cortesão

Campus Carreiros

Rio Grande-RS

Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em

Oceanografia

Campus Carreiros

Base Oceanográfica

Rio Grande-RS

Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da

Saúde

Campus Saúde

Rio Grande-RS

Biblioteca Setorial do Museu Oceanográfico

MOFURG

Rio Grande-RS

Biblioteca Setorial do Campus de São

Lourenço do Sul

Campus SLS

São Lourenço do

Sul-RS

Biblioteca Setorial do Campus de Santa

Vitória do Palmar

Campus SVP

Santa Vitória do

Palmar-RS

Biblioteca Setorial do Campus de Santo

Antônio da Patrulha

Campus SAP

Santo Antônio da

Patrulha-RS

Entre os serviços prestados pelo SiB, destacam-se:

  • consulta local e on-line das obras na biblioteca;
  • empréstimo domiciliar;
  • empréstimo entre bibliotecas;
  • renovações e auto-renovações pela internet;
  • reservas de exemplares;
  • serviço de referência;
  • acesso ao Portal de Periódicos CAPES;
  • treinamento de usuários (individual ou em grupo);
  • visitas guiadas através de agendamento;
  • comutação Bibliográfica com outras instituições;
  • alimentação e divulgação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD);
  • confecção de fichas catalográficas;
  • auxílio na normalização de documentos (utilizando as Normas de Brasileiras de Documentação da ABNT).

A Biblioteca Setorial do Campus FURG-SAP teve sua criação em 2009, quando foi realizado o primeiro vestibular para os cursos presenciais de Engenharias Agroindustriais. Em seu início, a coordenação da biblioteca estava a cargo dos funcionários da prefeitura local. A partir de dezembro de 2009, passou a ser de responsabilidade do próprio SiB.

Está instalada numa área de 98 m2. Para o desempenho das suas atividades conta com setor de referência e de circulação, setor de processamento técnico, espaço para estudos com mesas redondas, uma sala para estudos em grupo, dois computadores disponíveis para pesquisa, guarda volumes e espaço para o acervo com estantes de metal.

A biblioteca atende principalmente os cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Licenciatura em Ciências Exatas (Física, Matemática ou Química), contando com um acervo com mais de quatro mil exemplares principalmente nas áreas afins aos cursos.

02

Biblioteca Setorial Campus FURG-SAP.

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES – LARCO (1B)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: laboratório destinado à pesquisa envolvendo análise de contaminantes orgânicos em amostras ambientais e de alimentos utilizando técnicas cromatográficas.

Coordenador: Prof. Fabio Ferreira Gonçalves e Prof. Manoel Leonardo Martins

Atividades desenvolvidas: pesquisa e extensão.

Principais equipamentos instalados: GC-MS, GC-FID, HPLC-DAD, espectrofotômetro UV-VIS, purificador de água Milli-Q, pHmetro, centrifuga, balança analítica, bomba de vácuo, vortex, ultrasom, evaporador de amostras, ultraturrax

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 35 m2

03

Laboratório de análise de resíduos e contaminantes.

 

Laboratório de Ensino de Química Analítica (1C)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: utilizado para as aulas práticas de Química Analítica Qualitativa, Quantitativa dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Industrias Alimentícias e Licenciatura em Ciências Exatas.

Coordenador: Prof. Fabio Ferreira Gonçalves e Prof. Manoel Leonardo Martins

Atividades desenvolvidas: ensino, pesquisa

Principais equipamentos instalados: centrifuga, moinho de grãos, pHmetro, condutivímetro, polarimetro, refratômetro, destilador de água, mufla, estufa, banho-maria, balança, geladeira, freezer

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 80 m2

 04

Laboratório de Ensino de Química Analítica.

 

LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E BIOQUÍMICA (1D)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: utilizado para as aulas práticas de Química Geral e de Bioquímica dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Licenciatura em Ciências Exatas.

Coordenadora: Prof. Carlos Peixoto, Profa Carla Scheeren, Profa Fernanda Trombeta da Silva, Profa. Fernanda Pagnussat

Atividades desenvolvidas: ensino e pesquisa

Principais equipamentos instalados: destilador de água, incubadora refrigerada, chapa de aquecimento, balança analítica, experimento de filtração a vácuo, geladeira, freezer, banho-maria, estufas

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 80 m2

 05

Laboratório de química geral e bioquímica.

 

LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA (1E)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: utilizado para as aulas práticas que envolvem Microbiologia dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e para atividades de pesquisa na área de Microbiologia.

Coordenadora: Prof. Cristiano Schmidt

Atividades desenvolvidas: ensino e pesquisa

Principais equipamentos instalados: microscópio óptico, contador de colônias, estufa para DBO, geladeira, bloco digestor, destilador de nitrogênio, balança, estufa, pHmetro, sistema de extração sohxlet, autoclave, banho-maria, balança analítica, estufa bacteriológica, microondas

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 80 m2

 06

Laboratório de microbiologia.

 

LABORATÓRIO DE ANÁLISES ELETROQUÍMICAS (2A)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: O laboratório realiza estudos do comportamento eletroquímico de moléculas orgânicas e inorgânicas e desenvolve métodos eletroanalíticos, sendo utilizado também no ensino de técnicas eletroquímicas.

Coordenadora: Prof. Carlos Peixoto, Profa. Fernanda Trombetta da Silva

Atividades desenvolvidas: ensino, pesquisa e extensão.

Principais equipamentos instalados: FT-IR, potenciostato, espectrofotômetro UV-Vis

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 35 m2

 07

 Laboratório de análises eletroquímicas.

 

LABORATÓRIO DE SÍNTESE ORGÂNICA CATALÍTICA – LSO[CAT] E LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PRODUTOS NATURAIS (2B)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: laboratório destinado à realização de síntese de novos catalisadores metálicos, nanoparticulados complexos e aplicação em reações de acoplamento e hidrogenação e produção de H2. Também trabalha com isolamento, síntese e caracterização de produtos naturais.

Coordenadora: Prof. Gilber Rosa, Profa Carla W. Scheeren e Profa Neusa F. de Moura

Atividades desenvolvidas: pesquisa

Principais equipamentos instalados: evaporador rotativo, balança, bomba de alto vácuo, centrifuga, bomba de vácuo, espectrofotômetro UV-VIS, liofilizador, destilador de água, chapas de aquecimento, microondas reacional, ultrasom reacional

Capacidade de atendimento: 10 alunos

Área física disponível: 35 m2

 08

Laboratório de síntese orgânica catalítica – LSO[CAT] e laboratório de pesquisa em produtos naturais.

 

LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA + LABORATÓRIO DE SÍNTESE ORGÂNICA VERDE (LABSOV) (2C)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: utilizado para as aulas práticas de Química Orgânica dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Licenciatura em Ciências Exatas e para pesquisa na área de síntese orgânica, sintetizando moléculas orgânicas contendo calcogênio através do uso de metodologias que vão de encontro com a química verde.

Coordenadora: Profa. Neusa F. de Moura e Prof. Marcelo de Godoi

Atividades desenvolvidas: ensino e pesquisa

Principais equipamentos instalados: destilador de água, mufla, estufa com circulação de ar, evaporador rotativo, sistema de extração sohxlet, estufa, geladeira, balança, banho-maria, bomba de vácuo, chapas de aquecimento

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 80 m2

   09

Laboratório de ensino de química orgânica + laboratório de síntese orgânica verde.

 

LABORATÓRIO DE PESQUISA DA ÁREA TECNOLÓGICA DOS CURSOS DE ENGENHARIAS AGROINDUSTRIAIS (Lab. 2D)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: utilizado para pesquisa por professores dos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquimica e Indústrias Alimentícias, em diferentes áreas, conforme descrito a seguir: 1) Pesquisa, no campo da fluidodinâmica de escoamento óleo/água, processos de separação, tratamento de efluentes e aproveitamento de resíduos da agroindústria; 2) Pesquisa na área de tratamento de efluentes utilizando Processos Oxidativos Avançados como Fenton, Radiação Ultravioleta, foto-Fenton, Eletrocoagulação, Peróxido de Hidrogênio, Persulfato de Sódio; 3) Pesquisa no campo da cinética e da termodinâmica dos processos degradativos de corantes naturais extraídos de pequenas frutas da região.

Coordenadores: Profa. Cristina Benincá, Profa. Francine Antelo, Prof. Toni Lopes

Atividades desenvolvidas: pesquisa e extensão

Principais equipamentos instalados: espectrofotômetro de varredura, banho-maria, mesa agitadora, agitador mecânico, mufla, estufa, geladeira, bomba de vácuo, rotaevaporador, estufa com circulação de ar, balança analítica, reator de eletrocoagulação, reator de vidro com lâmpada UV, pHmetro

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 80 m2

 10

Laboratório de pesquisa da área tecnológica dos cursos de engenharias agroindustriais.

 

LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA (2E)

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: é um laboratório para ensino, no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de Física I, Física II, Física III e Física IV bem como para as disciplinas de Atividades de Ensino de Física e Estágios Supervisionados. O laboratório é utilizado pelos professores do setor de Física do IMEF-SAP e também por professores dos cursos de Engenharia e é de extrema importância no aprendizado de Física. Neste laboratório são realizadas também atividades de extensão.

Coordenadora: Rosângela Menegotto Costa

Atividades desenvolvidas: ensino e extensão.

Principais equipamentos instalados: gerador de funções, balanças, osciloscópio, fontes de alimentação.

Capacidade de atendimento: 24 alunos

Área física disponível: 80 m2

 11

 Laboratório de ensino de física.

 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: laboratório para uso nos cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Licenciatura em Ciências Exatas do Campus SAP. Atende às aulas das disciplinas ligadas aos cursos e aos alunos em geral.

Coordenadora: Mariele de Almeida Lanes

Atividades desenvolvidas: ensino, pesquisa e extensão.

Principais equipamentos instalados: 30 microcomputadores completos, 1 projetor multimídia, 1 nobreak, 1 roteador de internet.

Capacidade de atendimento: 30 alunos

Área física disponível: 45,30 m2

 12

 Laboratório de informática.

 

LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – LEPEMAT

Localização: Unidade Cidade Alta/Campus FURG-SAP, rua Barão do Cahy 125.

Descrição: este laboratório tem o objetivo de integrar as duas áreas que compõe a formação inicial do professor de Matemática, articulando as disciplinas de formação pedagógica e as de formação teórica, promovendo uma compreensão profunda dos conceitos matemáticos. É um ambiente privilegiado de “fazer” e “pensar” Matemática, que busca promover um enriquecimento significativo no desenvolvimento matemático dos licenciandos. É importante ressaltar, que tal espaço e seus recursos também estão disponíveis para as ações de pesquisa e extensão do Campus FURG-SAP. Assim, o LEPEMAT consolida-se como referência neste Campus, integrando as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas à Educação Matemática.

Coordenadora: Profa. Karin Ritter Jelinek.

Atividades desenvolvidas: ensino, pesquisa e extensão.

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 48 m2

 13

Laboratório de ensino e pesquisa em educação matemática.

 

A Unidade Bom Princípio

A Unidade “Bom Princípio”, localiza-se na área de 33 hectares doada pela Prefeitura Municipal no ano de 2010, junto ao bairro de mesmo nome. Lá está sendo construído o campus definitivo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na região.

O pavilhão do Centro Tecnológico encontra-se concluído e é utilizado atualmente também como espaço destinado a salas de aulas da graduação e da pós-graduação, além de laboratórios de pesquisa na área da química, seu objetivo principal.

Atualmente, encontram-se em construção um prédio administrativo, um pavilhão com 16 salas de aulas, uma casa de estudante com capacidade para abrigar 60 alunos e uma edificação para ponto de convívio.

 

SALAS PARA AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DA GRADUAÇÃO

Atualmente, o Centro Tecnológico da Unidade Bom Princípio conta com várias salas destinadas a aulas teóricas e práticas da graduação, complementando o espaço físico da Unidade Cidade Alta.

14  Vista de uma das salas de aula para a graduação na Unidade Bom Princípio.

 

SALA PARA ATIVIDADES DA PÓS-GRADUAÇÃO

Nesta unidade, a partir de 2016, foi destinada também uma sala específica para as atividades de pós-gradução como aulas prática e teóricas, defesas de dissertações ou teses e realização de palestras.

Na Unidade Bom Princípio existem ainda inúmeros laboratórios destinados à pesquisa, entre eles:

 

 

LABORATÓRIO DE SÍNTESE ORGÂNICA CATALÍTICA – LSO[Cat] (Lab. 1)

Localização: Unidade Bom Princípio, av. Francisco Borges de lima, nº. 2951.

Descrição: laboratório destinado à realização de síntese de novos catalisadores metálicos, nanoparticulados complexos e aplicação em reações de acoplamento e hidrogenação e produção de H2. Também trabalha com isolamento, síntese e caracterização de produtos naturais.

Coordenadora: Prof. Gilber Rosa, Profa Carla W. Scheeren e Fernanda Trombetta

Atividades desenvolvidas: pesquisa

Principais equipamentos instalados: forno mufla, espectofotômetro UV/VIS, capela para exaustão de gases, estufa de esterilização e secagem, microcomputador, condicionador de ar.

Capacidade de atendimento: 15 alunos

Área física disponível: 51 m2

15

 Laboratório de síntese orgânica catalítica.

 

 

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL (Lab. 6)

Localização: Unidade Bom princípio, av. Francisco Borges de lima, nº. 2951.

Descrição: centro multidisciplinar permanente de estudos avançados sobre a cadeia da cerveja.

Coordenadores: Prof. Cristiano Gariboti, Prof. Manoel L. Martins, Profa. Fernanda Pagnussat, Prof. Cassiano Ranzan

Atividades desenvolvidas: pesquisa e extensão

Principais equipamentos instalados: moinho para cereais, caldeirões, fogareiro, fermentador, resfriador (chiller), balança, agitador magnético, pHmetro, freezer.

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 128 m2

 16

   Laboratório de tecnologia agroindustrial

 

 

LABORATÓRIO DE SOLOS – (Lab. 9)

Localização: Unidade Bom princípio, av. Francisco Borges de lima, nº. 2951.

Descrição: utilizado para pesquisa envolvendo análises físico-químicas de amostras de solos.

Coordenador: Prof. Carlos Peixoto

Atividades desenvolvidas: pesquisa e extensão

Principais equipamentos instalados: espectrofotômetro, banho-maria, estufa, moinho de solos, estufa com circulação de ar, balança, alambique, prensa, fotômetro de chama, pHmetro.

Capacidade de atendimento: 25 alunos

 17

 Laboratório de solos.